sexta-feira, 24 de junho de 2016

E se Kamen Rider Amazons estrear no Brasil, qual será a desculpa dos fãs para não assistir?


Talvez você deve saber que a série Kamen Rider Amazons será exibida semanalmente à noite na TV japonesa pelos canais UHF de Tóquio BS11 e Tokyo MX a partir de julho e com versão reeditada. Além disso, há planos da Toei de lançar futuramente o material para serviços oficiais de streaming em outros países como EUA, Reino Unido e Alemanha. Porém sem previsão de estreia nem qual ou quais serviços serão afiliados.

Agora resta saber se o Brasil também vai entrar na parada. Atualmente, o único meio de nós (que moramos fora do Japão) acompanharmos é por materiais alternativos de divulgação. Como fansubs, por exemplo. Tem gente que diz que "sem dublagem, eu não assisto". Esse tipo de pensamento é errôneo, pois alguém não está investindo grana a toa pra perder pra pirataria, não é verdade? Aliás, dublagem é coisa que gera mais custos. Já exibições oficiais de séries de anime e tokusatsu com áudio original e legendas não é uma exclusividade dos serviços de streaming. Até mesmo emissoras de TV fechada já fizeram isso. Indo mais além, até emissoras locais dos EUA já exibiram séries tokusatsu nesse formato nos anos 70 (algumas tiveram dublagem como Spectreman, por exemplo) e até hoje há lançamentos desse tipo de programa via streaming, home-vídeo e até em canais UHF.

Talvez seja esse o motivo da Toei de não investir tokusatsu no ocidente como a Tsuburaya anda fazendo. Receio dos próprios fãs em não dar retorno. A gente acompanha atualmente Amazons por vias alternativas. O mais engraçado é que vejo muitos fãs fazendo apelo nas redes sociais pra algum material do tipo chegar ao Brasil. Isso não é de hoje. E quando chega, é o mimimi de sempre por não ter dublagem (quando não há, é claro) e aquela velha justificação pra aderir a pirataria e dizer que já legendaram. Nessa hora parece que o investimento, a audiência e o próprio mercado não é importante para quem pensa assim. Esquecem eles também que - felizmente ou infelizmente - é o capitalismo que faz uma determinada série engrenar. Só pra se ter uma ideia, já teve estúdio de anime que teve que decretar falência por causa desse prejuízo.

Se Kamen Rider Amazons vier ao Brasil, como fãs temos mais é que consumir mesmo. Independente de vir com dublagem ou não. Eu espero que a Toei invista mesmo por aqui - caso o Brasil seja incluído na lista - e que os fãs acordem pra vida, abram as mentes e assistam. Mesmo já tendo assistido através de fansubs. É mal nenhum.

Claro que não falo de todos. Tem muitos fãs conscientes e sabem do risco de um prejuízo nesse mercado no Brasil. Não dá pra generalizar.

Por isso o mercado norte-americano de anime/tokusatsu é rentável e bem mais do que no Brasil. Pesquisando a gente tem a noção de que os EUA estão bem mais a frente. Enquanto isso, boa parte do público brasileiro anda estagnado, se prende ao eixo Rider/Sentai e ao museu da Manchete, não pesquisa, não se atualiza e não se esforça para se aprofundar. Esse quadro tem que mudar e logo.

5 comentários:

  1. Olá, eu sou novo no blog e queria comentar sobre isso. Esses mimimis dos fãs de tokusatsu brasileiros também revelam uma faceta triste da nossa sociedade, que é a corrupção. O brasileiro é um povo muito corrupto, que apela pro "jeitinho" e a "Lei de Gérson" para contornar problemas, não se importando se isso é ético ou não. A pirataria é mais um exemplo dessa falta de moral dos brasileiros, apesar de eu saber que se pirateia em qualquer lugar do mundo, até mesmo no Japão. A diferença é que, por exemplo, os fansubs americanos, sempre que uma série ou anime inédito é licenciado para exibição oficial, eles retiram os links de download pirata, sempre dizendo para apoiar o produto oficial. Essa é a diferença de mentalidade entre brasileiros e americanos.
    Eu não vou ser hipócrita. Assim como você, já baixei anime e tokusatsu pirata por fansubs. A diferença é que eu tento ser honesto o máximo possível e sempre que há algum lançamento em DVD, Blu-ray, streaming, de forma oficial, eu compro, para apoiar as pessoas que produziram aquela série.
    Nossa cultura é corrupta e vai demorar muito tempo para mudar essa mentalidade.

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo, com tantos Kamen Riders melhores da primeira era como Kamen Rider Black e Black RX, Kamen rider the first etc etc vão postar o Amazon aki. É pedir para ter prejó.

    ResponderExcluir
  3. Provavelmente só porque é uma série diferente do habitual mais
    indicada para quem não costuma ver esse tipo de programa.Queria
    que a Toei trouxesse outras séries, até PSGM Sailor Moon poderia
    ser mais fácil de lançar no Netflix que os animes que todo mundo
    esperaria com dublagem.

    ResponderExcluir
  4. Exelente.
    Parece que alguém leuba minha mente....rsss

    ResponderExcluir
  5. Eu achei essa serie tosca, apesar de ter uma boa historia a produção é mal feita de proposito, espero que um dia os japoneses vejam que não é só criança que assiste essas series.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.