terça-feira, 2 de setembro de 2014

Estrelas Lendárias - Bernard Minet, o intérprete original de "Os Guardiões do Universo"


Estamos na semana de aniversário dos 20 anos d'Os Cavaleiros do Zodíaco em nossas terras. Bom, que tal sairmos um pouco do Brasil e falarmos sobre um ícone vindo da França que tem tudo haver com Seiya e cia, além de vários animes e tokusatsus da Geração Manchete? Estrelas Lendárias está de volta para três edições especiais dedicadas à nostalgia de Seiya e cia, e vamos falar sobre um dos nomes da cultura pop japonesa, nascido e conhecido na terra da Torre Eiffel. Sem ele, jamais cantaríamos a musiquinha "Os Guardiões do Universo" que tocava no início de abertura do anime nos primeiros oito meses da exibição brasileira. Hoje apresentamos: o ator/comediante/cantor Bernard Minet.

Ele nasceu em 28 de dezembro de 1953 e seu nome de batismo é Bernard Wantier. Começou sua carreira no Passo de Calais em 1969 e no ano seguinte em Paris. Na capital francesa, participou de várias bandas como Golf Druout, Pop e Baloches. Em 1974 ganhou seu primeiro prêmio em percussão no Conservatório Nacional de Paris. Em 1983, iniciou uma parceria com a cantora Dorothée (a Catherine nos episódios 29 e 31 de Jiraiya e Dra. Dorothee no episódio 30 de Liveman) e se juntou à banda Les Musclés como baterista. Mais tarde seguiu carreira solo.



Mas Bernard ficou conhecido mesmo por lá por cantar temas originais para as séries de anime e tokusatsu. Como por exemplo a música "Les Chevaliers du Zodiaque", que foi exportada para a Espanha como "Los Guardianes del Universo" e mais tarde veio pra cá como "Os Guardiões do Universo" -- o nosso primeiro tema nacional de abertura dos Cavaleiros.

Seu primeiro sucesso neste meio foi com as músicas do Super Sentai de 1984 Chodenshi Bioman (detalhe: o nome da série é lida por lá como se escreve e sem a pronúncia em inglês). Com o sucesso de Bioman, mais dois sentais foram por lá e se transformaram em Bioman 2 e Bioman 3. Eram respectivamente Maskman e Liveman.



Bernard cantou diversos temas para animes como Dragon Ball, Sailor Moon, Fly, Kinnikuman, Patlabor, Ranma 1/2, Robotech, She-Ra, Shurato, Silverhawks, etc. Para tokusatsu cantou também para Shaider (ou Captain Sheider por lá), Flashman, Jiraiya ("Giraya"), Jaspion, Jiban, Sharivan, Winspector, Turboranger (Turbo Rangers), Ultraman 80, etc.

Bernard ainda apresenta shows cantando os temas das séries japonesas que fizeram sucesso na França. Ele também segue carreira de ator e comediante. Mantém um site oficial e um perfil pessoal no Facebook. Talvez seria uma atração bastante curiosa em algum evento no Brasil. Quem sabe uma vez...

Confira os clipes de Bernad Minet a seguir. Ah, se liguem no visual "déjà vú" de um outro personagem muito querido pela otakada:











*Estrelas Lendárias volta amanhã com um ícone brasileiro que marcou a passagem de Cavaleiros na Manchete. Acesse o blog para mais Saint Seiya nostalgia.

2 comentários:

  1. Boa noite Cesar... Hoje mostrava para meu filho o anime do CVZ. FIz download da versão original(gota mágica) e as músicas de abertura e ending são aquelas esquecidas por todos. Fui atrás da autoria e cheguei no seu Blog. Na realidade não é a primeira vez que pesquiso alguma informação na internet e encontro a resposta por aqui. Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.