segunda-feira, 16 de setembro de 2013

RX - uma sequência ruim de Black?


Em um determinado grupo do Facebook (não vou citar por questão de ética) foi levantada uma discussão que apontava a série Kamen Rider Black RX ser uma sequência "mal feita" de Kamen Rider Balck e que poderia ter "matado" a existência do herói da primeira série (Issamu Minami como Black, no caso). Na postagem alguém falou que não gostou de RX por ele ter um carro, uma espada, ter mais de uma forma -- coisa adotada pelos Riders da atual era Heisei -- fora que foi dito que a série é "abobalhada" em relação ao Black. Motivos bestas e que nem devem ser levados em conta e não vi uma justificativa plausível pra tanta raiva. Uma vez que os apetrechos são só detalhes e são feitos pra vender brinquedos. Até aí, no problem.

Eu argumentei e disse que é uma boa série e que a pior matança foi quando a Saban "estuprou" a série ao fazer o Masked Rider. O que já é outro assunto. Nem discuti muito, pois não adianta e não quero entrar na briga. Não é a primeira vez que vejo uma revolta assim. Acompanhei uma pior em uma comunidade no Orkut há alguns anos onde vários fãs xiitas desceram a lenha no RX por esses motivos e também pela série não ser tão sombria quanto Black e por ele ter detalhes verdes na roupa e criaram uma polêmica porque o filho do sol se chamar Black RX, que deveria ser mais claro (hein?!) e por aí vai. Ah, lembro que no mesmo tópico exaltaram e imacularam o Black e expugnaram os Riders antecessores por serem "toscos" e os Heisei Riders por terem várias formas, não serem como o Black, alguns terem trejeitos generalizaram até os que nada tinham haver e etc. Caramba, são tantas justificativas absurdas sem pé nem cabeça. Então esse povo que uma série igual ao Black? Só existe o Kamen Rider Black agora? Poxa! Quem mandava nessa bodega era o Ishinomori. Outra como aquela não vai ter nunca mais. Momento único.

Achei estanho tais afirmações contra o RX e continuo de boca aberta com isso. Pois dos amigos que acompanharam o Kamen Rider Black gostaram do Kamen Rider Black RX. O fato do ator Tetsuo Kurata voltar à pele de Issamu Minami (Kotarô Minami no original) em novas aventuras ajudou muito com o sucesso no Brasil. Replicando as acusações, Black RX teve bons roteiros (alguns bizarros) com toques de Sci-Fi. Não com o mesmo tom sombrio de antes. è aí que as "viúvas da Manchete" tem que entender que Issamu tinha que ter sua redenção e retomar com a vida nova. Ser piloto de helicóptero, viver com uma família, ter uma namorada... Não tem como ficar solitário e abandonado pra sempre. Era justo ter continuidade. RX não foi tão ruim por ter cenas de descontração. Se for por isso até o Jaspion, que é quase um semi-deus para muitos, seria "boba" também, já que dosou drama e comédia. Carro? Espada? Formas alternativas? E daí. Boas novidades são bem-vindas. É pra frente que se anda. Kamen Rider Black é um dos meus tokusatsus favoritos e marcou demais a minha infância. Kamen Rider Black RX foi uma série equilibrada e garantiu vários momentos emocionantes e outros nem tanto. O final com as participações dos 10 Sêniors Kamen Riders (Ichigô ao ZX) foi histórico. Os xiitas deveriam ser gratos aos veteranos. Sem eles, o Black não existiria. Pena que essa minoria vai demorar anos-luz pra admitir isso... Fato!

3 comentários:

  1. É bem mais fácil aceitar o Rx, quando se formula no pensamento o seguinte: RX em hipótese alguma poderia ser continuação de Black. Tudo destoa bastante e Rx se passa em um universo alternativo. Até mesmo os roteiristas de Decade (que eu não acompanhei. Pra falar a verdade só o episódio em que o Kurata aparece por curiosidade) colocaram O Issamu de Black junto ao de RX, fazendo os que ainda não sacaram, entenderem que uma série nada tem a ver com a outra a não ser o título e o personagem principal. Naturalmente para aproveitar o fenômeno que foi a beleza de Kurata para as japonesas e recuperar o prejuízo (em venda de brinquedos) que o Black deu. Assistam Rx com a mente leve e não se revoltarão, com certeza.

    ResponderExcluir
  2. Na realidade, Spyker, o RX é uma continuação direta do Black. O mesmo Kotarô (Issamu) Minami de RX é o mesmo do Black. Tanto é que no primeiro episódio os Crisis procuram por aquele que era conhecido como o herói Kamen Rider Black. Fora que houve ligações umas poucas ligações com a série anterior, como por exemplo nas aparições de Shadow Moon.

    O lance do Decade foi que apresentaram dois Minamis de mundos alternativos e nenhum deles são os mesmo Minami das séries clássicas.

    Dá uma olhada no link abaixo, pois é explicado melhor a confusão "causada" pelo Decade.

    http://universo-otaku.blogspot.com.br/2010/01/tentando-compreender-kamen-rider-decade.html#links

    ResponderExcluir
  3. Democracia, polêmica e discussão sempre fizeram parte do universo tokusatsu. Cada um tem seu padrão de qualidade e paladar pra mesma comida servida pra vários, porém ninguém é sábio o bastante Para impor ou destoar sobre determinada opinião. Dizer que Rx não é ridículo? Bem.... Cada terá sua própria conclusão, mas acho que a comparação é como parecida com a pica pau clássico com o novo, qual o melhor? Contra fatos não há argumentos e sem sombra de dúvidas Rx é a vergonha alheia do universo Rider dos anos 80.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.