sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Dark Profile - Imperador Neroz

Imperador Neroz (God Neros)

Sexta-feira 13 na área e aqui no Blog DAILEON tem um lançamento... sombrio! É o quadro Dark Profile! Nele faremos um dossiê informal sobre vilões, anti-heróis, badboys, brucutus que são amados (ou odiados) e marcaram gerações nos mais diversos segmentos da cultura pop como animes, tokusatsus, filmes, séries americanas, HQs e, se duvidar, até de novela mexicana! Por que não? (rsrs) Vamos ao que interessa. O anfitrião de hoje é um vilão de um tokusatsu do gênero Metal Hero dos idos de 1987 que curto bastante. Há mais de um quarto de século, deu um baita trabalho para o homem máquina Metalder e ainda continua mais atual do que nunca. Vamos falar sobre o temível Imperador Neroz! Para quem ainda não conhece o personagem, o texto está minado de SPOILERS!! (é claro!) Então tá avisado, galerinha.


Bio

Makoto Dolbara (Gozô Kirihara)
 -- a falsa identidade de Neroz!

Sua verdadeira identidade é Issao Muraki (Kunio Muraki no original). Um ex-major técnico do Exército Japonês que ajudou o Dr. Ryuichiro Koga no desenvolvimento do projeto top secret Choujinki (Super-Homem Máquina), que seria um androide usado como uma arma a favor do Japão na Segunda Guerra Mundial. Testes sobre os prisioneiros da guerra fez com que Muraki fosse expulso do projeto e levado à prisão, em Cingapura. Ele conseguiu subornar os funcionários da prisão e fingir sua morte. Muraki foge para a América, onde reuniu vários sindicatos do crime e matou cada um de seus líderes para roubar suas riquezas.

Sua ambição não tem escrúpulos. Muraki se submete à uma cirurgia plástica para mudar de aparência, se passando por uma pessoa muito mais jovem do que é. Assim ele cria uma empresa de fachada denominada Kirihara Konrzen, localizada no bairro Shinjuku, e passa a se chamar de Makoto Dolbara (Gozô Kirihara no original). Suas assistentes são as Secretárias K e S.



Para os cidadãos, Dolbara é um empresário de caráter filantrópico que conquistou uma grandiosa fortuna. Na surdina, se submete à mais uma cirurgia. Desta vez, sendo a mais ousada, tornando-se um monstruoso ciborgue e se auto-denominando sob à alcunha de Imperador Neroz (God Neros). Com sua sabedoria científica, criou o Império Neroz, situada em sua base secreta, o Colosso do Império (Ghost Bank), subdividindo em quatro unidades. Sendo elas:
  • Unidade Blindada - comandada por Arthur (Coolgin), seu braço direito no Império.
  • Unidade Mecanol - comandada por Druon (Dranger)
  • Tropa Monster - comandada por Davius (Geldring)
  • Unidade Cibernética - comandada por Balzac (Valsky)

A reunião do Império Neroz



Quando começam os eventos da série Metalder, no inverno de 1987 (42 anos após o fim da Segunda Guerra Mundial), Neroz reúne suas tropas e anuncia suas intenções...

"Eu sou deus! O ser todo-poderoso do universo! O meu nome é Imperador Neroz. E quem estiver ou agir contra os meus interesses, jamais será perdoado, sem nenhuma exceção! E digo a todos aqui presentes: quem quiser oposição a mim morrerá! A Unidade Mecanol já participou de várias batalhas em todo mundo, alcançando bom êxito. Se houver carência de petróleo, o preço de nosso petróleo que o nosso Império armazena terá uma subida alta, elevando sem parar. E logo isso se fará sentir indiretamente pela influência no mercado financeiro de ações. E hoje certamente, os papéis estarão prosseguindo com a alta de preços. A guerra é uma batalha sem fim de armas e vidas humanas que leva a ruína total. O meu Império comercializará e venderá as armas secretamente, obtendo lucros enormes. Pavorosa destruição e o derramamento de sangue, chegaremos à fome. Mas nada queremos com os fracos! Em qualquer mundo a vida é combate. São os fortes que vencem e prosperam. Não é preciso piedade aos fracos, que se reduzem à miséria. Eu, com a finalidade de construir um Império jamais visto na face do mundo, criei as invencíveis Unidade Blindada, Unidade Cibernética, Tropa Monster e por último a Unidade Mecanol. Todos sob o meu comando! Glória ao meu novo e poderoso Império e as Unidades aqui presentes! Vejam. [Neroz abre uma grande tela mostrando o Dr. Koga] Este homem trás desgraça e infelicidade ao Império que eu aspiro."
(Nota: transcrição da dublagem na interpretação do dublador João Paulo Ramalho)

E assim tem início sua primeira missão!



Os capangas de Neroz atacam o Dr. Koga, que antes de morrer nas mãos dos carrascos consegue fugir pela passagem secreta da base Silvercaps (Silver Carcass) e ativa o Choujinki Metalder. O homem-máquina, mesmo inexperiente sobre o mundo, se torna uma ameaça para a organização criminosa.

"Ele é Metalder, o Homem Máquina. Era o que eu mais temia!"

No Império Neroz, as quatro equipes seguem suas devidas hierarquias. Quem está no topo de cada uma delas é o Comandante (no original japonês é Gaisei = Santo Vitorioso). As demais são Alfa (Goushou = Bravo General), Beta (Boukon = Espírito Violento), Gama (Yuutô = Lutador Heróico), Delta (Bakutoshi = Lutador Explosivo), Omega (Gekitoshi = Lutador Furioso), Ipsilone (Retoshi = Lutador Feroz). Nos primeiros episódios de Metalder vemos disputa de duas das quatro tropas sendo representadas por um de cada lutando para saber quem enfrentará o androide no capítulo da semana. Essa parte é chata e desnecessária pro enredo e logo sumiu com o passar do tempo.

Neroz possuiu homens que lutavam bravamente até a morte pela causa diabólica. Porém, com o tempo, houveram desertores: Ben K, Barlock, Rhapsody e aquele que seria a pedra em seu caminho: Top Gunder, que se tornaria o maior aliado de Metalder.


Omega Ben K - 
Unidade Blindada

Gama Barlock - Unidade Blindada

Ipsilone Rhapody - Unidade Cibernética

Beta Top Gunder - Unidade Cibernética

A sua ira foi maior com a derrota proposital de Top Gunder para Metalder no episódio 5 ("O Assassino Profissional"), o que lhe fez que ordenasse a sua excussão. Gunder conseguiu fugir no episódio 6 ("Pugilista em Ação") e se tornou foragido da máfia do tirano. Logo Top Gunder se aliou a Metalder na luta contra o mal arriscando a sua vida várias vezes.

Em um dos episódios antológicos da série, mais precisamente o 18 ("Informações Secretas"), um dos membros da Tropa Cibernética, Ipsilone Leviatan (Retoshi Zargen) sonha (?!) com a destruição do Império por Metalder -- e com os guerreiros traindo e matando o líder. Enquanto isso, Maya Aoki (Mai Ougi), a parceira de Hideki Kondo (Ryusei Tsurugi)/Metalder, foi informada que os dados sobre Neroz foram descobertos e seriam enviados ao Japão. Leviatan arma uma cilada para o herói, onde consegue capturar os dados que estavam gravados em um Laser Disc. No escritório da Kirihara Konrzen, Dolbara vê o vídeos de fotos e documentos sobre seu histórico criminal e destrói o arquivo. Por lealdade ao carrasco, Leviatan pede a Neroz que seja implantada uma bomba consigo em seu corpo pra lutar contra Metalder e morrer como um kamikaze. Porém, o plano de derrotar Metalder não deu certo, pois ele percebeu a investida e cortou o seu próprio braço para derrotar o "deus da morte". O braço de Metalder foi reimplantado depois.


Ipsilone Leviatan -
Unidade Cibernética

No episódio seguinte (20 - "A Volta Triunfal de Top Gunder"), para salvar uma garota que descobre por acidente o Colosso do Império, Hideki e seu cão-robô Springer passam para a base secreta do satânico ditador através de uma passagem oculta. Hideki é feito refém e quando sua cabeça estava prestes a ser decapitada por Beta Douglas (Boukon Chuubo) da Tropa Blindada, eis que aparece Top Gunder para salvá-lo. Foi um episódio isolado em que acrescentou este detalhe importante na mitologia de Metalder.

Semanas depois, no episódio 30 ("Silvercaps em Perigo"), Neroz armou uma cilada para descobrir a base secreta de Metalder, o Silvercaps, quando soube um garoto que se perdeu na floresta poderia ser abrigado por Metalder para passar a noite. Como o desaparecimento do garoto caiu na imprensa local, ao retornar para a familia, o menino não deu resposta sobre onde se abrigou e isso chamou ainda mais a atenção de Neroz, que logo ordenou o seu rapto. Metalder e Top Gunder partem para salvá-lo -- na Pedreira da Toei -- e nessa batalha o Império sofre mais uma baixa com a morte de Alfa Cartago (Goushô Galdos) da Unidade Cibernética.

A batalha final se aproxima. No início do episódio 33 ("Amizade em Risco"), Top Gunder sonhou que estava invadindo o Colosso e atira contra a cabeça de Neroz. Logo quando acorda (Engraçado, robos também sonham, né? lol), Gunder descobre uma nova cartada do mal. Após a morte do Comandante Darvius da Tropa Monster, Neroz ressuscita misteriosamente vários guerreiros mortos por Metalder durante a série, para reforçar sua guarda. Ao investigar, Top Gunder é capturado pelas tropas e torturado. Ao salvar o amigo, Metalder é abordado por um sósia de Top Gunder. O verdadeiro reage e e consegue destruir seu impostor.


Metalder em sua primeira invasão
 ao Colosso do Império Neroz

Nos próximos seis episódios finais, a coisa esquenta bastante rumo ao que o destino reservava para Neroz. Na reta final de Metalder, episódio 34 ("As Mil Faces de Neroz"), chega o senhor Shingo Aoki (Shingo Ougi), o pai de Maya, que estava de volta ao Japão para investigar mais de perto sobre a verdadeira identidade de Neroz. O que Aoki soube até então é que Issao Muraki, que era dado como morto, é o Neroz. Arthur ataca o Sr. Aoki, que é salvo por Metalder em seguida. Metalder desfere o Punho Titânico (Laser Arm) contra Arthur e sua máscara é cortada. Vemos então que Arthur era Makoto Dolbara!


Comandante Arthur da Tropa
 Blindada, o sósia de Neroz!

No episódio 36 ("A Missão da Unidade Cibernética"), O Sr. Aoki vai até a empresa de Dolbara e cai numa armadilha. Logo ele se vê no Colosso Imperial. Neroz aparece diante dele e conta o seu segredo de como forjou sua morte até se tornar em ciborgue. Aoki é hipnotizado e veste a armadura de Alfa Tacidus (Goushô Tagusron), morto há alguns episódios anteriores. O Pai de Maya é obrigado a lutar contra Metalder, que logo consegue libertá-lo da maldição.

No episódio 37 ("A Ruína do Colosso"), Metalder e Top Gunder invadem juntos o Colosso. Lá, Neroz prepara uma armadilha para os dois, armando uma bomba-relógio para se matar e aos dois heróis. Metalder e Top Gunder conseguem escapar. Neroz ainda sacrifica as suas secretárias e morrem na explosão.


Secretárias K e S (dir. para esq.)

A destruição do Colosso de Neroz


Este ainda não é o fim de Neroz. Na realidade, quem morreu na explosão foi o Comandante Arthur, que é o sósia do Imperador! No entanto, quem assumiu a identidade de Arthur após a explosão é Neroz, que assassina Top Gunder!


A morte de Top Gunder

No episódio 38 ("Contra-Ataque Sangrento"), o penúltimo de Metalder, temos os únicos sobreviventes do Império: o Comandante Balzac e sua assistente KS Luzy (Kyotoshi Lortail). Neroz aparece como Arthur e se revela em seguida ordenando a Balzac que destrua Metalder. Metalder e Balzac se enfrentam em uma terrível e emocionante batalha, onde o herói vence arduamente.


Balzac, o último dos comandantes
morre servindo lealdade a Neroz!

Hideki Kondo parte para o último confronto!

No emocionante episódio final (39 - "Eternamente Metalder"), Neroz recebe o seu algoz numa caverna e invoca os espíritos dos guerreiros mortos da Unidade Blindada. Hideki se transforma em Metalder e enfrenta os tais fantasmas. Neroz atinge o dispositivo de força gravitacional de Metalder e diz que se ele usar o Punho Titânico, a Terra será destruída com a grande potência! Metalder agora se torna uma ameaça núclear e Neroz oferece o cargo de Comandante supremo de um pretendido "Novo Império Neroz". Metalder se recusa e reage atingindo o Punho Titânico contra Neroz, decapitando sua cabeça. 

Com a morte de Neroz, a humanidade foi salva por Metalder, que sacrificou sua forma humana tornando-se um mero robô.


Neroz em sua luta que levou à queda

Grimlord - o "Neroz" das Américas

Com o sucesso de Mighty Morphin Power Rangers, a empresa Saban Entertainment resolve criar uma nova série em 1994. Da mesma forma que Zyuranger teve sua versão americana nas mãos de Haim Saban, o israelita compra da Toei Company os direitos para usar as cenas de Choujinki Metalder na série americana Psycon. Na série, cujo apenas foi escrito, o vilão era Grimlord (contraparte de Neroz) e seu alter-ego seria Cyrus Rikter e lideraria os Cyberdrones. Cyrus teria um filho chamado Percy, que seria o rival de Adam Steele/Psycon nas artes marciais.

Saban mexe no roteiro e no nome do herói-título para Cybertron, cujo apenas foi gravado o episódio piloto. Quem viveria o alter-ego do herói Adam Steele seria o ator Jason David Frank, o Ranger Verde Tommy Oliver de Power Rangers (que esteve recentemente no Brasil). Na vilania, o ator Gardner Baldwin viveria o bilionário empresário Cyrus Rikter, que é na verdade o terrível Grimlord e liderava seu exército de androides chamados Wardrones. Assim como no roteiro "original", Rikter tinha um filho chamado Percy -- que era rival de Adam e blá-blá-blá...

Por causa do nome Cybertron, que pertence a Hasbro (a detentora dos Transformers), a Saban teve que mudar de novo o roteiro. Ao invés de ser protagonizado por um herói solitário, agora teria um trio! Assim a Saban adquiriu os direitos da série Jikku Senshi Spielban (Spielvan/Jaspion 2 no Brasil) e misturou as duas séries e transformou em VR Troopers! Grimlord teve o nome de seu alter-ego alterado para Karl Ziktor, bilionário e dono da empresa Ziktor Industries. Baldwin se mantém no papel do vilão.

Anos antes dos eventos da série de TV, Grimlord capturou o cientista Tyler Steele (o pai de Ryan Steele) e quase matou o Professor Horatio Hard, que misteriosamente passou a viver na realidade virtual. Grimlord se apoderou dos experimentos que dão o acesso ao ciberespaço. Assim ele reuniu um poderoso exército de mutantes e ciborgues e passou a liderá-los. O vilão é auxiliado por General Ivar e Coronel Icebot (respectivamente General Deslok e Dr. Bio de Spielvan). Grimlord transformou Tyler Steele em Dark Heart (contraparte de Top Gunder!). Para Ziktor passar para a realidade virtual, ele usa uma bola de cristal em seu escritório e cita o encantamento: "Forças da Escuridão, venham até mim! Leve-me para a Realidade Virtual!" (Nota: transcrição da dublagem na interpretação do dublador José SantanaZiktor sofre a mutação e é transportado para o seu trono em seu centro de comando.

Karl Ziktor, a forma humana de Grimlord

Na segunda temporada, ele se transporta através de uma pirâmide e se transporta para a Fortaleza Dimensional (Dimensão Fushigi na série Uchuu Keiji Shaider) e Grimlord muda de forma e agora tem um par de chifres e até rabo (!). Resultado, Grimlord foi uma adaptação muito aquém de Neroz. Não teve um histórico aprofundado como o original e foi capenga. Até hoje não se sabe que fim teve Grimlord, uma vez que as cenas das séries japonesas acabaram e VR Troopers foi cancelado. Bola fora, seu Saban!


Grimlord em sua forma final na
segunda temporada de VR Troopers

Por trás do ditador mutante

O Imperador Neroz, ou God Neroz no original, foi criado pela equipe de roteiristas da Toei conhecida por Saburo Hattê (um dos "homenageados" em Akibaranger por sinal) e desenhado pelo character designer Keita Amemiya para a série Choujinki Metalder de 1987.


Quem dublou o mutante na versão original foi falecido seiyu Takeshi Watabe, que interpretou personagens de anime como Byakko em Yu Yu Hakushô, Chessmaster Rex em Cowboy Bebop e de tokusatsu como Don Horror em Uchuu Keiji Gavan (substituindo Shozô Iizuka a partir do episódio 11) e Gyodai em Dengeki Sentai Changeman. O alter-ego do demônio foi interpretado pelo ator Shinji Todô, conhecido por interpretar o Spiderman (Homem-Aranha) japonês Takuya Yamashiro na série de 1978. Todô também ficou marcado por dar a vida ao vilão General Hedrer no Super Sentai de 1980 Denshi Sentai Denziman. Em tokusatsu, Todô fez participações especiais no episódio 39 de Battle Fever J (27/10/1979) e no episódio 17 de Gavan (16/7/1982).


Shinji Todô


Takeshi Watabe (21/3/1936 - 13/12/2010)

No Brasil, Neroz teve a magnífica e incomparável interpretação do saudoso dublador João Paulo Ramalho, nos estúdios da extinta Álamo (de São Paulo), que se entregava ao personagem e impactou o Neroz mais que na versão original. Ele que chegou a dublar o personagem Zé do Caixão (do ator/cineasta José Mojica Marins), participou na dublagem de várias séries clássicas dos anos 60 e 70 como por exemplo em Terra de Gigantes (Land o the Giants; 1968-70) como o personagem Mark Wilson (interpretado por Don Matheson), além de ter sido o dublador oficial paulista do ator Chuck Norris. Além de Neroz, Ramalho deixou um rico legado nas séries de tokusatsu, principalmente emprestando sua voz a vilões como Dr. Jean Marrie em Jiban, Grande Rei em Kamen Rider Black e tantos outros. Seus últimos trabalhos antes do seu afastamento da dublagem foram em animes como Lúcifer no filme Cavaleiros do Zodíaco - A Batalha Final e Huddler na série de TV Fly, o Pequeno Guerreiro (Dragon Quest: Dai no Daiboken) até o episódio 8, sendo substituído em seguida por Gilberto Baroli.


João Paulo Ramalho (6/8/1932 - 10/12/2006)

Bônus: Grimlord, de VR Troopers, foi interpretado pelo ator estadunidense Gardner Baldwin, como citado anteriormente. Fez também um monstro no episódio 4 de Saban's Masked Rider (adaptação americana de Kamen Rider Balck RX). No Brasil, teve interpretação do dublador José Santana, nos estúdios da extinta Herbert Richers (do Rio de Janeiro), onde lá fez a narração do tokusatsu Bicrossers, além de tantos outros personagens e ser um dos que dublaram Chuck Norris em alguns filmes.


José Santana -- o dublador de Grimlord
Ficha Técnica

Nome: Issao Muraki (Kunio Muraki)
Alias: Gozô Kirihara (Makoto Dolbara), God Neros (Neroz)
Sexo: Masculino
Nacionalidade: Japonesa
Afiliação: Kirihara Konrzen
Status: Falecido
Data da morte: Janeiro de 1988 (alegado)
Causa da morte: Decapitado por Metalder
Temporada: Choujinki Metalder
Primeira aparição: Ep. 1 - Isoge! Hyakki Makai e (Tradução: Depressa! Para o Mundo Espiritual dos Cem Demônios; No Brasil: O Portal de Neroz)
Última aparição: Ep. 39 - Daikessen! Metalder yo Eien ni (Tradução: A Grande Batalha Decisiva! Metalder para a Eternidade; No Brasil: Eternamente Metalder)
Ator: Shinji Todô
Dubladores: Takeshi Watabe (Japão) e João Paulo Ramalho (Brasil)
Contraparte: Grimlord (VR Troopers)



Um comentário:

  1. Esse foi um dos vilões mais inteligentes que se tem notícia. Ao lado de Lex Luthor e Imperador Palpatine. Ele começou com o sonho de todo vilão já realizado (com o mundo conquistado. Afinal de contas, comprar e vender ações, influenciar guerras para valorizar suas ações, vender armas pra quem quiser, e ter influência, é ter o mundo dominado). O Metalder só descobriu porque os capangas dele mataram o dr na frente dele, e não conseguiram o matar. E também por causa de um capanga capenga que falou o necessário do império neroz pro Metalder. Morreu, mas levou junto a humanidade do Metalder.

    ResponderExcluir