segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Jiraiya não está de volta para salvar Ninninger da baixa audiência

Jiraiya ao lado dos Ninninger

A última semana foi bem movimentada na tokunet pelo anúncio da volta de Jiraiya, que dará as caras em breve em Ninninger. Uma das afirmações nos comentários é um tanto quanto equivocada. É que um questionamento ficou no ar sobre a audiência do atual Super Sentai. Algo do tipo: "será que Jiraiya veio pra salvar a audiência de Ninninger?"

A resposta é simples. Não veio pra salvar. É algo que provavelmente já era planejado pela Toei há meses. Não é de hoje que o estúdio aproveita alguns de seus heróis antigos em episódios e filmes de Kamen Rider e Super Sentai temáticos. Jiraiya já era esperado pra aparecer, mas nada confirmado até poucos dias atrás. Mas a participação de Takumi Tsutsui no V-Cinema dos Dekaranger já era um indício do que poderá vir em Ninninger. A volta de Jiraiya é independente de números de audiência. Está mais ligada à uma referência/homenagem ao temática ninja da série, assim como aconteceu com os bem sucedidos Kamen Rider Decade, Gokaiger e o mediano Kyoryuger.

Quanto à audiência, é algo que conta pra Toei e ao mesmo tempo chega a ser "relativo" pelo fato de ser exibido muito cedo, nas manhãs de domingo. É praticamente difícil uma série marcar dois dígitos em pleno horário das 7h30 da matina. Com certeza os números seriam bem maiores se a franquia continuasse sendo exibida nas noites de sexta ou sábado, como acontecia nas décadas de 80 e 90. Bem, cada horário tem o seu padrão de expectativa.

Só que Ninninger está sofrendo uma baixa preocupante. A média mentem a faixa de 3%. Ninninger não bateu nem 5% até agora. Além do horário que contribui um pouco nisso, a franquia está sofrendo a cada ano variações nos mesmos conceitos. Quatro décadas diretas de um mesmo segmento e repetidos temas são desgastantes. Tal acúmulo será uma tarefa difícil para o próximo Super Sentai - comemorativo de 40 anos - segurar a barra. Dificilmente os Super Sentais sairão do ar pois, independente da audiência, as vendas de brinquedos e dos DVDs das séries vigentes são rentáveis no mercado.

Pode ser que Jiraiya levante alguma audiência a mais, o que deve ser temporário e nenhuma garantia até o final da série do Esquadrão Shuriken. Não mais que isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.