sexta-feira, 20 de março de 2015

O conceito dos Sextos Rangers e Bangai Heroes nas séries Super Sentai

Gai Ikari e os 15 sextos Sentai Rangers anteriores a ele

Quase sempre nas séries de Super Sentai houve a presença de um sexto herói de cada equipe. Mas isso às vezes grila na cabeça de alguns fãs dos esquadrões quanto à oficialização desse ou daquele outro herói de algum Sentai. Pra esclarecer isso, resolvi criar este post pra tentar ajudar na compreensão do conceito formado ao longo dos anos pela Toei Company. Vamos por partes:







[SPOILERS]










Os protótipos não-oficiais


Magne Warrior, o primeiro protótipo
 para um sexto membro

Voltando um pouco no tempo, mais precisamente em 1984, na série Chodenshi Bioman houve uma ideia de um sexto herói daquela trupe. Isso se deu num arco formado nos episódios 35 e 36. Lá apareceu o personagem Shota Yamamori (interpretado pelo nosso Hikaru "Jaspion" Kurosaki), que era um protetor da natureza e se apaixonou por Jun Yabuki, a segunda Yellow Four. Por não possuir as Partículas Bio, Yamamori é enganado pela vilã Farrah (interpretada pela finada Yoko Asuka - esposa de Kurosaki) e se torna Magne Warrior, um guerreiro de traje preto que era dominado pelo Império Gear. Logo, Shota consegue se livrar da maldição e perde os seus poderes.


Mask X-1, o primeiro Maskman
Cerca de três anos depois vemos um herói com uniforme verde na série Hikari Sentai Maskman (exibida no Brasil pela extinta Rede Manchete entre 1991 e 1999). Ele era Ryo Asuka, o primeiro Maskman denominado pelo codinome Mask X-1 (X1 Mask no original). O visual do herói era um design não aprovado pela Toei para aquele sentai, que originalmente se chamaria "Fiveman" (sem relação alguma com o Super Sentai de 1990). No episódio 39, Ryo aparece para salvar os Maskman do monstro Magma Dougla (Magma Doggler). Outrora lutava contra o Império Subterrâneo Tube e deixou de lutar quando sua namorada foi morta pelos capangas. No final do mesmo episódio, após uma luta definitiva contra o mesmo monstro, Ryo perde os poderes de Mask X-1.


Os dois heróis mencionados acima serviram como protótipos de sexto guerreiro. Eles não são oficiais e estiveram só de passagem em suas respectivas séries. Seria impossível eles aparecerem na Legend Taisen (relatada na série Kaizoku Sentai Gokaiger), uma vez que seus poderes foram perdidos pra todo o sempre. Aliás, um retorno destes seria um puro fanservice. Já pensou aí se X-1 surgisse ali do nada usando apenas com o seu Gas Buckle? Frustrante seria até pra própria Toei, né? Não faria muito sentido.


A concepção de Mask X-1



Os Sextos Rangers dos Sentais


A cor de prata é a mais usada para os sextos rangers

De fato, Dragon Ranger, da série Kyoryu Sentai Zyuranger, é o primeiro dos sextos membros oficiais. Uma vez que ele passou a atuar frequentemente naquela série. E assim aconteceu com Kiba Ranger, de Gosei Sentai Dairanger, e assim por diante. Geralmente estes heróis aparecem no meio das respectivas séries por volta do episódio 17 de cada. Mais precisamente no início de junho. Porém, há exceções.

Atualmente há 19 Sextos Rangers oficiais, sendo: 6 de prata (sendo esta cor a mais comum), 5 de ouro, 3 brancos, 2 verdes, 1 preto, 1 vermelho, e um laranja (este último no recente Ressha Sentai ToQger). Dentre as variadas personalidades destes, há os mais solitários (Dragon Ranger, Time Fire, Gao Silver, Abare Killer, Bouken Silver, Go-On Gold, Gosei Knight, ToQ 6-gô), outros como alívio cômico (Kiba Ranger, Mega Silver, Shurikenger, Shinken Gold, Gokai Silver, Kyoryu Gold), e outros são como a sábia voz da razão (King Ranger, Deka Break, Magi Shine, Go-On Silver). Em breve, na série Shuriken Sentai Ninninger, teremos StarNinger (da cor dourada) como novo integrante.

É preciso que se diga que dentre estes heróis há aqueles que são apenas equivalentes a um "sexto membro". Como por exemplo, o Abare Killer, que é na verdade um quinto integrante dos Abaranger. Ou seja, serve como um "herói suplementar". Nas séries de Sentai onde não há um Sexto Ranger, há um Bangai Hero.

Existem vários Rangers e outros heróis neste meio que poderiam ser contados como sexto membro, mas não há nenhuma oficialização para eles. Podemos tomar como um bom exemplo Sokichi Banba/Big One (JAKQ Dengekitai). Tecnicamente sendo um quinto herói, foi um membro adicional que passou a liderar sua equipe. Outro exemplo é a Radietta Fanbelt, que foi chamada também de "White Racer" apenas por sua fantasia baseada nos Carranger. Mas não poderia ser considerada como nova integrante, já que sua fonte de energia era diferente dos heróis.


Bangai Heroes

Alguns Bangai Heroes dos esquadrões

Como aliados dos Super Sentais, os Bangai Heroes (ou Extra Heroes) são semelhantes aos Rangers. Mas não são classificados como membros oficiais dos esquadrões-título. Boa parte deles são heróis recorrentes. Alguns deles são discutidos a serem como Sexto Rangers, mas oficialmente não são classificados como tais. Eles são Ninjaman (Ninja Sentai Kakuranger), Gunmazin (Choriki Sentai Ohranger), Signalman (Gekisou Sentai Carranger), Hyuuga (Seijuu Sentai Gingaman), Zubaan (GoGo Sentai Boukenger), Rio e Mele (ambos de Juken Sentai Gekiranger).


Juuma Hunter Zeek ao lado dos GoGo Five
 no ocasional summer movie Kyukyu Sentai GoGo Five:
 Gekitotsu! Aratanaru Chō-Senshi (1999)

Atualmente há alguns Extras que também são debatidos entre os fãs para terem essa classificação. Porém são apenas heróis one-off e ainda não houve nenhuma admissão por parte da Toei Company para oficializarem. São eles: Dan (Choujin Sentai Jetman), VRV Master (Gekisou Sentai Carranger), Zeek, Zeek-Jeanne (ambos do primeiro V-Cinema de Kyukyu Sentai GoGo Five) e Ryo Knight (Ressha Sentai ToQger).


Ryo Knight

4 comentários:

  1. O Gosei Green de Tensou Sentai Goseiger que só apareceu em dois episódios ele é considerado que tipo de ranger?

    E o Green Eagle que apareceu apenas em um manga de Choujin Sentai Jetman como substituto do Gai depois da morte dele, esse ranger é oficializado?

    ResponderExcluir
  2. Olá, Tiago. O Gosei Green seria um tipo de membro one-off, por ter sido um membro de uma equipe e não ter se fixado lá. O Green Eagle é do mesmo tipo, só que ele é exclusivo do mangá. Dificilmente seria oficializado pela Toei por esse fato.

    ResponderExcluir
  3. Uma situação relativamente parecida aconteceu com San Barukan (Sun Vulcan), de 1981.
    Foi o 1º sentai projetado pra ser um trio, mas o ator que interpretava o líder do grupo (o guerreiro vermelho da vez) teve que sair depois de alguns capítulos por motivos profissionais. Então, entrou outro ator interpretando outro líder no lugar dele.
    Assim, esse foi outro sentai que ganhou um membro novo no meio do caminho (apesar de nesse caso ser um 4º membro, e não um 6º).

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.