terça-feira, 19 de agosto de 2014

Chummei Watanabe, a lenda viva das BGMs de tokusatsu

Watanabe completa 89 anos nesta terça-feira (19)

O Blog DAILEON continua no clima dos lançamentos do V-Cinema Uchuu Keiji NEXT GENERATION, cujo os especiais trarão Sharivan e Shaider da atualidade em breve com novas aventuras. Dando sequencia à série de matérias especiais sobre o universo dos Uchuu Keiji (Policiais do Espaço), nada melhor que falar sobre o compositor que deu vida às trilhas sonoras da trilogia e de vários outros tokusatsus e animes clássicos.

Michiaki Watanabe, ou também conhecido pelos pseudônimos Hiroshi Watanabe ou Chummei Watanabe, nasceu em 19 de agosto de 1925, na Província de Aichi. É formado em psicologia na Universidade de Tóquio. Sua paixão sempre foi a música e estudou composição clássica com o famoso compositor japonês Saburo Moroi (in memorian; 1903-1977), e teoria de jazz com Sadao Watanabe (81).

Michiaki fez sua estreia na CBC como autor de músicas para radionovelas. Se mudou para a capital japonesa em 1956 e compôs sua primeira trilha sonora para o filme Ningyo Sashichi Torimonocho Yoen Roku Shibijin, do diretor Nobuo Nagakawa (1905-1984). Watanabe passou a trabalhar em várias produções da cinematografia japonesa das décadas de 50 e 60.


Agentes Fantasmas, série exibida pela Rede Globo nos anos 60, 
foi a primeira série televisiva a ter a trilha sonora produzida por Watanabe

Do cinema, passou a trabalhar em produções para a TV japonesa. A primeira produção em que serviu foi com a série Ninja Butai Gekko (1964-66), cujo foi exibido no Brasil com o título Agentes Fantasmas, exibido pela Rede Globo entre o final dos anos 60 e inicio dos anos 70. Mas foi no ano de 1972 que ele passaria a deixar sua marca registrada no tokusatsu Jizou Ningen Kikaider e no anime Mazinger Z, ambos baseados, respectivamente, em obras dos mangakás Shotarô Ishinomori e Go Nagai.

Watanabe foi eclético em suas composições e arranjos para as BGMs. Seu currículo cresceu em composições para várias séries de tokusatsu como Inazuman, Dai Tetsujin 17, Gorenger, J.A.K.Q., Spiderman, Battle Fever J, Denziman, Sun Vulcan, Goggle V, Gavan, Sharivan, Shaider, Jaspion, Spielvan, Kamen Rider Black, Kamen Rider Black RX e Jiban (cujo teve trilhas próprias e outras reaproveitadas de séries antigas da Toei). Além de animes da franquia Mazinger, e outras série como Laserion, Transformers Z, Arbegas, etc.

Watanabe produziu novas BGMs para os filmes Kaizoku Sentai Gokaiger vs. Uchuu Keiji Gavan e Uchuu Keiji Gavan: The Movie. Ambos comemorativos para os 30 anos do primeiro Policial do Espaço da TV.



Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.