domingo, 24 de agosto de 2014

Há 30 anos estreava no SBT o seriado Chaves

Isso, isso, isso...

No dia 24 de agosto de 1984, a antiga TVS - ou mais conhecida atualmente como SBT, estreava a série mexicana de maior sucesso no Brasil e continua sendo um fenômeno de popularidade. Nem mesmo programas apelativos como Zorra Total (que está definitivamente com os dias contados) conseguiu se firmar no gosto como o Chaves. Mesmo sendo um programa antigo, com efeitos rudimentares (toscos), piadas simples/ingênuas, ainda é absolutamente atual e é um dos poucos programas da boa nostalgia dos anos 80/90 da TV brasileira a resistir o tempo e a qualidade. Continua invicto na nossa cultura pop.

Segundo informações, Chaves estreou numa sexta-feira como parte do programa do palhaço Bozo. O primeiro episódio seria "O Matador de Lagartixas", do ano de 1976. Há exatamente um ano atrás escrevi aqui no blog sobre o sucesso do garoto do oito até os dias atuais. E um dos grandes ingredientes do sucesso sem dúvidas é a aleatoriedade de episódios, uma vez que Silvio Santos nunca se preocupou com a ordem cronológica de Chaves e Chapolin. E o caso destes é uma exceção, pois nunca houve um ponto de obrigatoriedade onde mudasse o rumo da série. Sempre houve um "agora perpétuo" próprio. No mais, é sempre uma surpresa ver que episódio vai passar.

Logo nos primeiros anos, muitos pais torciam o nariz para esse tipo de programa, pois tachavam como sendo um programa "retardado demais" para as crianças. O tempo provou o contrário. Por ter um humor próprio que escracha com a ignorância (burrice, se preferir) de um menino de oito anos que teve pouco estudo e família desconhecida, continua a divertir antigas gerações que o acompanhavam e vem conquistando novos fãs. A maioria das histórias escondem uma moral que vai de encontro com determinadas situações do cotidiano, independente de época.

É por essas e outras que Chaves vai - sem querer querendo - perpetuar na TV brasileira. Aí do Silvão de pensar em tentar tirá-lo do ar mais uma vez, né? Hehehe! Não me envergonho de dizer que não me canso de assistir o Chaves sendo um marmanjo de vinte e poucos anos. E que venham mais trezentos anos pra a gente dizer "Lá vem o Chaves, Chaves, Chaves" e que estamos atentos olhando pra TV. 

Chavo Forever!!! Isso, isso, isso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.