quarta-feira, 12 de março de 2014

Erros de datas persistentes no Wikipédia em artigos sobre a TV no Ceará

Todos sabem que no Wikipédia qualquer um pode escrever ou corrigir em algum artigo específico. Isso é fato. Agora, se tem um erro que me irrita só de olhar estão nos artigos relacionados à Televisão Cearense. Principalmente nos anos 1990 e 2000. Cheios de erros de datas. Algumas refletem na versão em inglês da enciclopédia. Falo isso, pois eu acompanhei muito como telespectador e guardo esses detalhes até hoje na memória. Fiz minha contribuição (se é que posso dizer assim) pra sanar as tais erratas, mas depois de um tempo vi que alguns permanecem firmes outros voltaram a persistir. Se este post serve de fonte, deixo aqui as retificações sobre os tais e explicando cada ponto.


Antes da afiliação local, a Record passou
 dois anos em sinal direto de Sampa.


  • "Em 1997 a TV Cidade troca o SBT pela Rede Record."

Na realidade, em 97 nem se tinha essa ideia. A tal mudança aconteceu em 1998. Mais precisamente em 5 de outubro. Um dia depois das eleições presidenciais daquele ano. Antes a Record só era vista por aqui pelo canal 14 UHF. O sinal direto de São Paulo esteve no ar pela primeira vez em terras alencarinas entre os dias 11 e 13 de agosto de 1995. Depois disso, ficou fora do ar até às 8h00 da manhã (hora local) do dia 4 de novembro de 1996. O sinal da Record saiu do canal 14 na mesma manhã em que ela migrou para a TV Cidade (canal 8), substituindo o SBT.

A mudança não aconteceu apenas em Fortaleza, mais em duas cidades, sendo uma delas no interior de SP. Infelizmente não lembro quais foram essas cidades. Diziam as más línguas da época que a mudança seria uma resposta de Edir Macedo ao Ratinho, por ele ter reincidido o contrato com a Record para ir ao SBT ainda em 98.




  • "Em 1998 a MTV Brasil sair no ar, dando lugar TV Meio Norte também repetindo o sinal da CNT. Depois que a TV Cidade deixou o SBT o Canal 54 passou a exibir na íntegra toda a programação da TV Meio Norte e do SBT, para recompensar a perda da rede na Grande Fortaleza."

A extinta MTV Brasil saiu do canal 54 na madrugada do dia 1 de dezembro de 1997. Quem a substituiu foi mesmo a CNT. Embora na primeira semana a programação local da TV Meio Norte (afiliada ao SBT em Teresina-PI) fosse retransmitida em tempo real. Aliás, o sinal da CNT esteve no ar em Fortaleza em meados de junho simultaneamente pelos canais 22 (antes da inauguração da extinta TV COM) e 54 (quando a MTV esteve temporariamente fora do ar em Fortaleza).

A CNT esteve no canal 54 até o início de 2000. O mais estranho é que em um certo tempo do ano de 1998, desde a madrugada até às 17h aparecia uma mensagem da Meio Norte que avisava que estaria em fase experimental e que voltaria com a programação local até aquele horário. Alguns dias essa mensagem alongava à noite e nada da programação da CNT.

Outro erro grotesco: o SBT só voltaria para fortaleza 3 meses depois da afiliação da TV Cidade com a Record. Ou seja, a partir do dia 1 de janeiro de 1999 pela TV Jangadeiro (canal 12, antes afiliada à Rede Bandeirantes). Só quem poderia ver o SBT com sinal direto de SP era quem tinha assinatura da TV Show e da RTC, as operadoras locais de TV a cabo da época. Os demais, sentiram uma baita duma falta.


Logo da CNT nos anos 90

  • "Em 1 de janeiro de 1999 a TV Jangadeiro passa ser afiliada do SBT (Que era transmitido pelo Canal 54), depois o Canal 54 volta a transmitir a CNT em poucos meses sair do ar e volta a transmitir a MTV Brasil."

Como já afirmado, o SBT nunca esteve no canal 54 e a MTV nunca retornou à mesma sintonia.


  • "Em 1999 a Rede Bandeirantes Passa a ser Transmitido via satélite pelo canal 20 UHF."

A Band só migrou para o canal 20 no dia 28 de dezembro de 1998. Quatro dias antes ceder a afiliação da TV Jangadeiro para o SBT.


  • "No começo de 2002 a Rede União (vinda do Acre) trocava a sua sede para Fortaleza, começando a suas primeiras transmissões como emissora independente."

Isso aconteceu em meados de dezembro de 2001. No mesmo mês podia-se assistir vários videoclipes clássicos na TV União.


Em uma programação experimental
, a TV União agitou as férias
 de fim de ano (2001) com clipes
 que marcaram gerações.

3 comentários:

  1. cara na verdade o canal 54 realmente transmitiu durante uns dias o sinal do SBT direto de Teresina, ou seja, pela TV meio norte. eu me lembro disso pq sempre fui rato de sintonia de tv em Fortaleza.
    o canal 22 antes de ser a antiga TV COM, transmitiu varios canais como teste experimental, até o sinal do AXN ficou liberado pelo 22, lembro que vi isso pela primeira vez quando passava o seriado VIPE.

    ResponderExcluir
  2. Record no canal 14 voltou bem antes de novembro de 1996.

    ResponderExcluir
  3. Ricardo, sinceramente eu nunca cheguei a ver o sinal do SBT no 54. Acho que deve ter sido em alguns horários, mas a programação vigente mesmo no 54 era da CNT. Eu lembro que no 22, antes da TV COM, o canal passou por um tempo o extinto CMT (Country Music Television) em espanhol e a CNT (simultaneamente com o canal 54). Já o AXN, o canal a cabo foi inaugurado no Brasil em 1999, no lugar do TeleUno. Ou seja, na época já existia a TV Diário no 22. Logo o AXN passou num final de semana do ano 2000 em sinal aberto no canal 46, onde é a Rede Vida. Isso porque a retransmissão na época era via DirecTV.

    Daniel, a Record tinha passado antes em 1995, como citei, por apenas um final de semana de agosto. Depois ficou fora do ar e em meados de 1996 o canal 14 apresentou aquelas barras coloridas e ao som de Richard Clayderman. Fica pê da vida sabendo que tinham reprises do Jaspion, Sharivan e não podia assisti-los. Eu lembro bem quando a Record retornou oficialmente pelo 14. No sábado (1/11/96) meu pai havia escutado na Rádio Record 760 AM (atual Uirapurú AM) que a Record estaria no ar em Fortaleza na segunda-feira seguinte. Sem brincadeira, eu faltei aula de manhã pra ver essa inauguração. (rsrs) Foi às 8h00 da manhã do dia 3 de novembro e o primeiro programa foi o Note e Anote com Ana Maria Braga. A programação na época tinha uma qualidade acima do que a atual Record. Era gostoso de assistir TV aberta nos anos 90. :D

    ResponderExcluir