segunda-feira, 14 de julho de 2014

O que podemos esperar pelo novo Globo de Ouro?

César Filho e Isabela Garcia na apresentação do musical em 1988

Se você ainda não sabia, o Globo de Ouro vai voltar! Com dez episódios inéditos, o Canal Viva fará um revival, da mesma forma que aconteceu com o Sai de Baixo em 2013. Segundo informações, a apresentação ficará no comando dos cantores José Augusto e Kátia.

Até aí, tudo bem. Certamente devem resgatar os cantores que fizeram sucesso nas décadas de 70 e 80. Época em que o musical esteve no ar. Mas há uma coisa que me intriga: haverá a presença de cantores da atualidade. Nem é por questão de saudosismo ou algo do tipo. E sim por qualidade.

O problema é que o cenário musical brasileiro atualmente, se você pegar todos os ritmos em voga, estão de mal a pior. As boas músicas praticamente estão desaparecendo e a molecada de hoje não tá nem aí pra respeitar os grandes mestres. Há uma ressalva que pode salvar a futura edição, que é a "elitização" de nomes. Por exemplo, nos anos 80 era fácil de ver nomes da antiga MPB no palco e mais umas poucas músicas de axé. É preciso que se diga que até o axé daquela época era bom de se ouvir. Já alguns bregas trashes ficavam mesmo nos programas popularescos como Cassino do Chacrinha, Clube do Bolinha e derivados.

É claro que ainda hoje há cantores da nova MPB que tem talento e merecem ser valorizados. O que já não são com tantos funks e forrós de quinta categoria em evidência. O jeito é resgatar a boa música dos tempos antigos e contemporâneos e peneirar as atrações que vão pisar no palco. Deixar o espaço pra quem realmente merece estar lá. Ainda é cedo pra falar mais e o jeito é esperar pra ver como será isso. Enfim, pro bem ou pro mal, a nova edição do Globo de Ouro vai dar o que falar.

Um comentário:

  1. Acredito que hoje agora mais do que nunca o povo talvez esteja cansando desse cenário musical grotesco e estejam implorando retorno de eventos musicais, bandas e cantores da antiga pra que seja possível reviver os sucessos de antes. Essa reviravolta tem acontecido no pagode por exemplo, onde grupos das décadas de 80 e 90 estão voltando com força total. Acho que o retorno do globo de ouro é mais um sinal de que a musica brasileira ja teve tempos melhores e ta todo mundo implorando pra que isso volte a acontecer e apagar um pouco dessas modas que estão rodando o país.

    ResponderExcluir