sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Dark Profile - MacGaren


Sexta-feira, início de feriado prolongado, um ótimo dia para uma boa leitura. E que tal uma "biografia não autorizada" de um dos clássicos vilões de tokusatsu que marcou infância e fez o Brasil parar pra ver uma esperada resolução decisiva? Na segunda edição do Dark Profile, vamos (re)lembrar a história de um galã mau! Há exatamente 28 anos ia ao ar um episódio de Jaspion que protagonizou a sua primeira morte. Com vocês, o dossiê do filho do Satan Goss: MacGaren!

Aviso: contém SPOILERS!!!

Bio



MacGaren (Mad Galant no original) era filho único do terrível demônio do espaço Satan Goss (Satan Gorht). Assim como seu pai, é um mutante originado da união de energias negativas do universo. MacGaren foi herdeiro do trono do Império dos Monstros. Possuía uma armadura Metaltex (Metaltech) da cor preta e uma espada -- ambas similares ao de Jaspion. Ele chega à Terra a mando de seu pai para espionar o nosso mundo. Algum tempo antes da chegada do Ginga no Tarzan por aqui, MacGaren vai até o Planeta Órion e contrata o casal Rod (Rott) e Satie (Sachi) para a sua quadrilha. Lá o irmão de Boomerman (Boomerang) -- de nome jamais mencionado na série -- que havia se infiltrado para investigação, é descoberto ao livrar o casal e é executado por MacGaren.


A primeira aparição de MacGaren (Mad Galant)

Sua primeira aparição na série Jaspion foi no episódio 4 ("A Fúria do Pântano"), onde sua gangue já atuava na Terra. Quando seu arqui-inimigo chega ao Terceiro Planeta do Sistema Solar, o plano maquiavélico em execução era de enfurecer Golk (Gaios), monstro gigante que causava um terremoto fora do comum em Tóquio. Jaspion interviu e travou sua primeira luta contra MacGaren entre espadas e em perseguição entre os veículos Alan Moto Space (Iron Wolf) de Jaspion e Juldbooma de MacGaren -- cena que vira clichê em vários episódios, incluindo a abertura.



MacGaren contra o tarzan galático Jaspion

Juldbooma -- a nave de seis patas

MacGaren se destaca inicialmente no episódio 5 ("O Enigma da Flauta") ao entregar uma flauta amaldiçoada a uma garota que perdeu seu pai em pouco tempo e viu um monstro gigante. O filho do demônio engana a menina dizendo que o monstro é a reencarnação de seu pai e que ela deve chamá-lo através do instrumento. Jaspion se impressiona com o mover diabólico do bando de Satan Goss entre a humanidade, principalmente envolvendo as almas das crianças. Enquanto Jaspion lutava junto com seu robô gigante Daileon (o homenageado desta da casa... XD) contra o monstro, ele percebe que a flauta dava forças ao monstro. O herói arranca a flauta das mãos da garotinha e destrói a flauta. Daileon derrota o monstro com o Golpe Daileon (Cosmic Crash).



MacGaren tramando o plano da
flauta no episódio 5 de Jaspion

MacGaren é jurado de vingança por Boomerman, que aparece pela primeira vez no episódio 6 ("Gordon em Busca da Mãe"). Sua parceria com Jaspion enfurece o príncipe das trevas da era moderna no decorrer de vários episódios. Até que consegue capturar Boomerman no episódio 12 ("A Profecia") e escravizá-lo junto a moradores de uma aldeia que estava sob seu domínio. MacGaren assassina uma profetiza do planeta Melon, que havia avisado a Jaspion sobre a conspiração e avisa sobre o Pássaro Dourado, a sagrada ave temida por Satan Goss. MacGaren é enganado por Jaspion que leva consigo um falso ovo dourado. Jaspion chama Daileon para lutar contra Satan Goss. Na batalha, Jaspion intimida o diabo gigantesco pronunciando sobre o Pássaro Dourado. Pai e filho fogem da cena.


"Maldito Jaspion!"

O império de Satan Goss é reforçado quando MacGaren contrata os seus novos mercenários, Os Quadridemos (ou Os Quatro Reis Deva no original): Iki, Zampa, Purima (Brima) e Goru (Guilleau). O grupo completo age nos episódios 13 ("A Investida dos Aliados Espaciais") e 14 ("O Perigo na Lagoa dos Noivos").


MacGaren e os Quadridemos

A nova quadrilha começa a se desmanchar no episódio 15 ("Sonho ou Ilusão? A Imagem Dourada"). MacGaren soube de uma fotografia do Pássaro Dourado tirada pelo Professor Kenichirô Nambara* e oferece a quantia de um bilhão de ienes para levá-lo ao local de onde foi tirada a tal foto. Nambara e seus dois filhos Kanoko* e Kenta são perseguidos. Nambara foge, enquanto os garotos são raptados. MacGaren avisa Jaspion através de um gravador. Jaspion consegue salvá-los. Em momento de fúria, Iki desafia Jaspion. Pela primeira vez o Ginga no Tarzan desfere o seu hissatsu waza (golpe mortal) Cosmic Laser (Cosmic Halley) de sua Spadium Laser (Plasma Blazer Sword). Iki morre em batalha.

*(Nota: na dublagem dos episódios 15 e 16, Nambara e Kanoko são chamados respectivamente de Nam e Kayoko [hein?!])

Jaspion contra Iki (esq.) e Zampa (dir.)

Três episódios depois (18 - "O Inimigo Imortal"), Zampa desafia Jaspion e arma uma cilada que quase custa a vida do herói. Zampa mostra a sua verdadeira forma -- como androide -- e é morto pela Cosmic Laser de Jaspion. Restam apenas duas dos Quadridemos.



Outros aliados aparecem para ajudar MacGaren e Satan Goss como Zamurai (Ep. 19 - "Alerta no Oceano"), Guila (Ep. 20 - "A Última Chance"), Titânia (22 - "O Feitiço de Titânia"), Irmãos Gasami (25 - "Tóquio em Perigo" e 26 - "O Contra-ataque de Daileon"), o trio das Graciosas (27 - "Juventude Ameaçadora") e Aigaman (28 - "Dados Mortais do Monstro Eletrônico"). Todos eles derrotados por Jaspion! Chegava a hora de MacGaren bater de frente e armar a próxima cilada...



No antológico episódio 29 ("A Morte de MacGaren"), o vilão persegue o casal Rod e Satie mais uma vez. Aproveitando o seu plano de disparar um gás mortal através de uma bomba-relógio, este que era dado como infalível, MacGaren escolhe a moça para estar ao seu lado. Jaspion é avisado por Satie sobre o ataque terrorista e logo corre para impedir a catástrofe. Sabendo da traição de Satie, MacGaren mantem-na como refém. Jaspion o desafia para um duelo mortal. Nesta luta, MacGaren tem o braço torado pelo cabeludo, que desfere em seguida o mortal Cosmic Laser, punindo assim o seu arqui-inimigo à morte!

Erro: Na cena em que o braço de MacGaren é jogado, pode-se observar umas mãos no canto inferior da imagem. O mesmo aconteceu no último episódio, quando o braço do Poderoso Satan Goss é torado.

(Olha as mãozinhas jogando pro alto...!!)

Ainda no mesmo episódio, Satan Goss convoca a terrível bruxa galática Kilza (Gilza) para ressuscitar MacGaren. Com seu inesquecível mantra "berebekan katabanta" ela une as partes do corpo (ou da armadura?) de MacGaren, fazendo-o retornar a vida. Pela primeira vez durante toda a série, ouve-se a voz Satan Goss. O "Darth Vader" do oriente profere as seguintes palavras: "MacGaren será o meu herdeiro".

A ressurreição de MacGaren nas
mãos da bruxa galática Kilza


O herdeiro de Satan Goss

Kilza foi sem dúvida a maior aliada que MacGaren já teve. A primeira investida da dupla, no episódio 30 ("O Pânico do Balão"), foi atrair Jaspion com balões metamórficos espalhados por Tóquio, assim capturando-o. Kilza engana o nosso herói fazendo-o beber uma água enfeitiçada que arranca sua alma. Quando MacGaren se preparava para matar Jaspion, surgem Anri e Miya, que invadem o local e salvam o herói que recupera sua alma de volta.



MacGaren e Kilza encurralados por Jaspion

MacGaren conta com a ajuda do androide Silk e seus capangas Kenga e Zaul (Episódio 31: "Golpe na TV") e Tip (Ep. 32: "A Conspiração do Robô"). Os planos deles foram desbaratados por Boomerman, que voltou como delegado da Interpol e ajudou Jaspion em sua breve passagem. Pela última vez, o policial enfrenta MacGaren e quase é morto por ele. Em seguida é salvo por Jaspion, e assim Boomerman confia sua vingança contra o rival ao herói.



Silk e seus comparsas: Kenga e Zaul

Jaspion e Boomerman contra
MacGaren, Silk e demais capangas


Boomerman tenta se vingar de
MacGaren pela última vingança

Depois de terríveis batalhas, Kilza perde para Jaspion definitivamente. Logo Satan Goss e MacGaren receberia o auxílio de Kilmaza (Gilmaza), a irmã de Kilza. A guerra estava para começar, quando descobre-se que para invocar o Pássaro Dourado fosse necessária a união de cinco crianças irradiadas pela luz da divindade. Jaspion parte em sua nova jornada pelo Japão e encontra uma a uma, que foram ameaçadas por Satan Goss. O demônio espacial se transforma no Poderoso Satan Goss (Dai Satan Gorth ou Grande Satan Gorth no original) e ataca Tóquio transformando a cidade numa "selva primitiva".



O último diálogo entre o Poderoso
 
Satan Goss e MacGaren revela o sonho
 
demoníaco de pai e filho sobre a Terra.

No épico episódio 45 ("Sou Filho de Satan Goss"), MacGaren treina ardorosamente com seu pai para enfrentar Jaspion num duelo mortal. Ao encontrar a quinta e última criança irradiada pelo Pássaro Dourado, Jaspion e MacGaren se encaram e iniciam o tão esperado duelo (que prendeu brasileiros de todas as idades na telinha após dois anos e meio da estreia de Jaspion na Rede Manchete). Com sonoros tilintar das espadas, a última perseguição de Alan Moto Space e Juldbooma, algumas cenas reaproveitadas do episódio 29, e ao longo travar da luta, Jaspion encrava um corte profundo no ventre de MacGaren! Este agoniza e não aceitando sua derrota parte pra cima do herói numa tentativa frustrada recebendo o Cosmic Laser.


Após isso, MacGaren gasta suas últimas forças na sua metamorfose para Satan Goss e não resiste. O Poderoso Satan Goss cai aos prantos com a morte de seu filho. Foi uma cena que, por mais que tenha-se ódio do vilão, não tem como o telespectador não se comover ou não sentir pena do gigante horrendo. Este foi merecidamente o triste fim de um lendário vilão que marcou um geração e até hoje permanece no favoritismo entre os fãs de tokusatsu ao lado de tantos outros vilões da geração oitentista.




Diferente dos principais generais malignos da trilogia dos Uchuu Keiji (Gavan/Sharivan/Shaider), MacGeren foi o vilão mais articulado do quinteto dos Uchuu Heroes (Heróis espaciais). Não por nostalgia de fã ou algo do tipo, mas pelos quesitos de crueldade e maquiavelismo. San Dorva e General Gailer (de Gavan e Sharivan respectivamente) chegam perto de seu nível pela agilidade. Ao contrário de Hunter Killer e Hessler (de Gavan e Shaider respectivamente) que foram rivais pífios dos heróis. Um vilão tão marcante assim tem um motivo para tal reconhecimento. Por trás da sombra das trevas, houve um brilho de um talentoso de respeitável mestre para a composição do personagem...




Por trás do filho do capeta


Junichi Haruta

MacGaren foi vivido pelo veterano e lendário ator/dublê da JAC (atual JAE), Junichi Haruta. Nascido em 17 de março de 1955 na cidade de Kitakyushu, Província de Fukuoka. O cara pode ser considerado como o Men In Black do tokusatsu, pois quando despontou para o estrelato se destacou em papeis como Kanpei Kuroda/Goggle Black em Goggle Five (de 1982), Ryuu Hoshikawa/Dyna Black em Dynaman (de 1983), Kazenin Storm em Jiraiya (1988) e, é claro, o MacGaren em Jaspion (1985). Todos estes também atuava como dublê -- vestindo os trajes de batalha da cor preta!

Haruta iniciou sua carreira de ator em 1976 e suas primeiras atuações no tokusatsu se deram nos episódios 13 e 23 de Megaloman e no episódio 36 de Battle Fever J (ambas de 1979). Fez também participações em Denziman (1980), Sun Vulcan (1981), Metalder (1987), Cybercop (1989), Solbrain (1991) e Exceedraft (1992). Nos anos recentes, Haruta esteve no elenco fixo de Kamen Rider Blade (2004), fez ponta no filme Gokaiger Goseiger Super Sentai 199 Hero Great Battle (2011), em comemoração dos 35 anos dos Super Sentais voltando à pele de Kuroda de Goggle V. Foi o vilão Professor Prospect no V-Cinema Kamen Rider W: Kamen Rider Eternal (2011). Atualmente faz participações especiais em alguns episódios do Super Sentai Zyuden Sentai Kyoryuger, como Genryu Rippukan, o pai de Souji Rippukan/Kyoryu Green.

Não esquecendo que Haruta começou como dublê aos 16 anos sendo o primeiro Kamen Rider em 1971 e se destacou nos primeiros Super Sentais como Akaranger em Gorenger (1975), Spade Ace e Big One em JAKQ (1977).


Haruta na série Goggle V em 1982
 como Kanpei Kuroda/Goggle Black

Haruta na série Dynaman em 1983
 como Ryuu Hoshikawa/Dyna Black


Junichi Haruta (MacGaren), Kyomi Tsukada (Anri)
 e Hikaru Kurosaki (Jaspion) em entrevista
 após o final de Jaspion.

Haruta em participação especial no episódio 23
 de Cybercop (19 de março de 1989) como Pyron 

Haruta em participação especial no episódio 8
 de Solbrain (10 de março de 1991)
 como Sasamoto -- o falso Solbraver

Haruta volta na pele de Kuroda/Goggle Black
 no filme Gokaiger Goseiger Super Sentai
 199 Hero Great Battle de 2011


Haruta como o pai de Souji/Kyoryu Green

Quem eternizou a voz MacGaren no Brasil foi o falecido dublador Ricardo Medrado. Na mesma época que Jaspion estava sendo dublado na extinta Álamo entre o final de 1986 e início de 1987, Medrado interpretava um dos melhores red sentais de todos os tempos: Hiryu Tsuruji/Change Dragon de Changeman. Entrou para os papeis a partir do episódio 17 de cada, sendo que Medrado já tinha dublado o MacGaren no episódio 4. Medrado faria também personagens marcantes como Satoru Kinta em Metalder, General Gailer em Sharivan, Joe Kazumi em Kamen Rider Black RX e tantos outros, além de pontas.

Entre os episódios 5 e 16, MacGaren foi dublado pelo também falecido Francisco Borges, que narrava em Jaspion, Changeman e Flashman (até o episódio 10). Além de interpretar o Capitão Oda em Cybercop.


Boneco de MacGaren da Bandai

O traje de MacGaren, ou pelo menos seu capacete, foi reaproveitado para a criação de outro personagem nas séries Metal Heroes. O robô policial Brain, do episódio 31 da série Tokkei Winspector (exibida na Rede Manchete entre 1994 e 1997). Algum ou outro deve ter sido reaproveitado, mas são outros quinhentos...


Brian -- personagem de
Winspector reaproveitado
 a partir de MacGaren

Ficha técnica

Nome: MacGaren (Mad Galant)
Sexo: Masculino
Pai: Satan Goss (Satan Gorth)
Terra natal: Desconhecida
Status: Falecido
Data da(s) morte(s): Novembro de 1985 (primeira morte) e março de 1986 (segunda morte)
Causa das mortes: Golpeado pela Comic Laser de Jaspion ambas às ocasiões
Temporada: Kyojuu Tokusou Jaspion
Primeira aparição: Ep. 4 - Daisan Wakusei ni Shinro o Tore (Tomando Rumo para o Terceiro Planeta)
Última aparição: Ep. 45 - Ore wa Satan Gorth no Musuko Da (Eu Sou Filho do Satan Goss)
Ator: Junichi Haruta
Dubladores no Brasil: Ricardo Medrado (4, 17 ao 45) e Francisco Borges (5 ao 16)


2 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.