terça-feira, 26 de novembro de 2013

Daiya no A/Ace of Diamond


O outono japonês começou com uma boa safra de animes legais. Entre eles, veteranos esportivos como Hajime no Ippo: Rising (terceira temporada de Hajime no Ippo) e Kuroko no Basket (segunda fase). Ao lado destes, o novíssimo Daiya no A (Daiya no Ace, Dia no Ace ou Ace of Diamond) conta a saga de um jovem amante do beisebol que segue uma nova jornada rumo à vitória.



O anime é baseado no mangá de Yuji Terajima pela Kodansha. Atualmente encontra-se com 38 edições publicadas desde 2006. Com dois anos de lançamento na Weekly Shonen Magazine ganhou o Prêmio Shogakukan na categoria de melhor mangá shonen de 2008. Em 2010 recebeu o Prêmio de Mangá Kodansha na mesma categoria.

A história nos apresenta o protagonista Eijun Sawamura, um adolescente da cidade de Nagano que carrega uma paixão por beisebol, um dos esportes admirados pela nação japonesa. Inicialmente, Eijun jogava em um time local de sua escola. Apesar de não jogar profissionalmente e ser meio desajeitado, sua flexibilidade é o seu elo mais forte nas jogadas.


Porém seu sonho de alcançar o campeonato nacional foi frustrado com a derrota do time da escola -- que estava com o dias contados para a demolição. Para continuar ao lado de seus amados companheiros, Eijun terá que fazer o que menos gosta: estudar. Caso contrário, não poderá garantir uma vaga em uma boa escola.

Nesse meio tempo, uma assistente do Colégio Seidou, oferece uma vaga para um grande time profissional na capital a Eijun, que inicialmente recusa a proposta para continuar com seus amigos. Para convencê-lo, a tal assistente o convida para assistir um treino, afim de inserir Eijun ao time, devido ao seu potencial.


Bom, se você espera por um personagem cheio de garra e determinação como Ozora Tsubasa de Captain Tsubasa (Super Campeões no Brasil), pode estranhar um pouco quanto ao temperamento de Eijun. Melhor dizendo, vai rir à beça. É que além dele ter essas qualidades, também é o alívio cômico do programa. Por ser esquentado demais, o cara sempre faz caretas (no melhor estilo das animações japonesas). Comédias à parte, admirável mesmo é sua garra e força de vontade para melhorar suas habilidades.

Como toda boa trama, não poderia deixar de reservar uma boa rivalidade. No caso, entre Eijun e seu colega Satoru Furuya, cujo suas maiores habilidades são defesa e arremessos. Entre eles nasce uma amizade distante onde é provada no respeito.


Daiya no A é um anime apaixonante à primeira vista e de cara transmite uma boa sinergia. Provavelmente deverá durar cerca de um ano na programação, tempo suficiente para conquistar novo e antigos fãs/simpatizantes de um esporte, com boas lições de perseverança. Assistir chega a ser tão emplogante quanto Captain Tsubasa e Kuroko no Basket e mais realista que Inazuma Eleven (Super Onze no Brasil). É mais que recomendado para os otakus de todas as gerações.



Produzido pela parceria entre os estúdios Madhouse e Production I.GDaiya no A está no ar desde 6 de outubro, agitando as manhãs de domingo da TV Tokyo sempre às 8:30. Sua reprise acontece no canal por assinatura AT-X todas as segundas-feiras às 20:00.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.