terça-feira, 14 de março de 2017

Linha do tempo de crossovers dos Metal Heroes

Janperson, Super Blue Beet e Hyper Shô no episódio final de B-Fighter

Quando esteve no ar na TV japonesa entre 1982 e 1999 e após esse período, as séries Metal Hero renderam vários crossovers. O blog reuniu o histórico destes marcantes encontros numa linha do tempo. Confira:


Gavan (1982-83)

O episódio final desta série pode ser considerada como o primeiro crossover da franquia. O surgimento de Sharivan, que aconteceu uma semana antes da estreia, foi o marco para o primeiro de muitos encontros entre os heróis metálicos.

Sharivan (1983-84)

Retsu Ichijoji se tornou capitão da Polícia Galática e aparece em alguns episódios. O final de Sharivan foi marcante, pois finalmente pudemos ver os dois primeiros policiais lutarando juntos na batalha final contra Mao Saiki, líder supremo da organização maligna Mad.

Shaider (1984-85)
No quadragésimo nono e último episódio, Retsu Ichijoji (Gavan), Den Iga (Sharivan) e Dai Sawamura (Shaider) se reúnem após a destruição da organização Fuuma. Este episódio (erroneamente chamado por aí de "filme" e "especial") foi marcado por flashbacks e Ichijoji aparece careca. Vale citar que em alguns episódios apareceam o Comandante Qom, sua filha Mimi e a assistente Tsukiko.

Jiban (1989-90)

No episódio 31, Manabu Yamashi, irmão caçula de Jiraiya, aparece durante uma investigação de Naoto Tamura sobre mais um ataque de Biolon.

Solbrain (1991-92)

Liuma Ogawa/Fire, Biker e Highter (de Winspector) reaparecem no arco triplo situado entre os episódios 21 e 23. Mais tarde, a partir do episódio 34, Liuma volta como Knight Fire, o quarto herói da Super Equipe de Resgate.

Exceedraft (1992-93)

Nos três episódios finais, o Chefe Masaki (de Winspector e Solbrain) volta à dar as caras na última missão do trio formado por Redder, Blues e Keace.

Toei Hero Daishugô (1994)

Neste curta, o trio Blue SWAT luta contra um alien. Enquanto isso, os Kakuranger se unem aos super esquadrões Dairanger, Zyuranger, Jetman e Fiveman e lutam contra o Imperador Daidas e mais alguns monstros das séries Super Sentai. E ainda tem Janperson contra Bill Goldy e seus capangas. Este crossover não é oficial e teve cenas reaproveitadas de Super Sentai World, um curta lançado na mesma época junto com Kamen Rider World.

B-Fighter (1995-96)
Os dois últimos episódios marcaram a volta de Janperson, Gun Gibson e do trio Blue SWAT. Neste epílogo, a Sacerdotisa Jagul revive Bill Goldy (de Janperson) e Mademoiselle Q (de Blue SWAT).

B-Fighter Kabuto (1996-97)

A primeira geração B-Fighter volta a se reunir após três anos da batalha final contra Jamahl. Junto com Kabuto e seus amigos, Blue Beet, G-Stag e Reddle aparecem nos episódios 25, 26, 27 e 47 enfrentando a tribo Melzard. Do trio original, apenas Takuya Kai/Blue Beet aparece no primeiro episódio.

Beetleborgs (1996-98)

Na primeira temporada da adaptação americana das séries B-Fighter, Janperson e Gun Gibson aparecem respectivamente como Karato (Robô na versão brasileira) e Silver Ray. Durante a época de Beetleborgs Metalix (segunda temporada), Drew e amigos encontram os Power Rangers Turbo nos quadrinhos.

Kabutack: The Epic Christmas (1997)

No especial lançado direto-para-vídeo B-Robo Kabutack: The Epic Christmas (de 1997), Blue Beet e B-Fighter Kabuto são representados por brinquedos animados.

Robotack e Kabutack (1998)

No filme Tetsuwan Tantei Robotack and Kabutack: The Great Strange Country Adventure, acontece o último crossover da era da franquia Metal Hero na TV japonesa. Como o próprio título sugere, o encontro se dá entre os dois últimos heróis.

Gokaiger vs. Gavan (2012)

Aqui acontece o primeiro crossover entre um Super Sentai e o primeiro Metal Hero. Comemorando os 35 anos da franquia dos heróis multicoloridos e os 35 anos de Gavan.

Go-Busters (2012-13)

Para promover o filme Uchuu Keiji Gavan: The Movie, surge Geki Jumonji nos episódios 31 e 32. Houve também um especial direto-para-vídeo chamado Go-Busters vs. Beet Buster vs. J onde o Gavan original aparece.

Super Hero Taisen Z (2013)

A segunda série de filmes Super Hero Taisen reuniu o elenco principal do primeiro filme de Gavan e das séries Kamen Rider Wizard e Kyoryuger.

NEXT GENERATION (2014)

Foram dois filmes dedicados à nova geração de Sharivan e Shaider, que rendeu a volta de Den Iga/Sharivan e Anne (de Shaider).

Ninninger (2015)

No episódio 34 desta série Super Sentai, Toha Yamashi, também conhecido como Jiraiya, reaparece após quase 27 anos da batalha final contra a Família de Feiticeiros.

Space Squad (2017)

Os filmes Gils in Trouble e Gavan vs. Dekaranger irão reunir o Super Sentai de 2004 e o segundo Gavan em lançamento direto-para-vídeo e numa curta temporada nos cinemas japoneses. Irão aparecer também os vilões MacGaren (de Jaspion) e Benikiba (de Jiraiya), além de uma breve passagem de Jaspion e Satan Goss.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.