quarta-feira, 29 de março de 2017

Ceará já ficou sem sinal do SBT nos anos 90

Ratinho e seu extinto programa na Record (Foto: Divulgação)

Esse embargo das operadoras de TV por assinatura para renovar o sinal dos canais SBT, RecordTV e RedeTV! me lembrou de um episódio que aconteceu aqui no Fortaleza e também em outras duas cidades. Tudo aconteceu após Ratinho sair da Record para o SBT, entre o final de agosto para o começo de setembro de 1998. Diziam na época que a troca de afiliação do SBT para a Record tinha a ver com a rescisão do apresentador. Era conhecida como "a vingança de Edir Macedo contra o Ratinho". Não vou entrar no mérito dessa questão.

Tenho lembranças da época. A Record tinha sinal aberto aqui em Fortaleza no canal 14 UHF. Por lá esteve em fase experimental entre 11 e 13 de agosto de 1995 e só voltou em caráter oficial em 4 de novembro de 1996. Enquanto isso, o SBT era afiliada da TV Cidade entre 1982 e 1998.

A mudança se concretizou no dia 5 de outubro de 1998, às 8h da manhã. A TV Cidade passou a transmitir o sinal da Record a partir das 8h da matina. Poucos minutos depois, o canal 14 deixou de transmitir e as barras de cor ficaram no lugar até sair do ar - voltando em julho do ano seguinte com a já extinta Rede Mulher (atual Record News).

Lá na Wikipédia há uma informação que diz que a emissora de Silvio Santos esteve no canal 54. Errado. Na época quem ocupava o sinal desta faixa UHF era a CNT/Gazeta (entre dezembro de 1997 e março de 2000). O resultado é que ficamos sem o sinal do SBT por quase três meses. Muita gente reclamou - e com razão - por "ir pra cama" ser o ver o Jô Soares Onze e Meia ou mesmo ficar sem assistir o Em Nome do Amor nas noites de domingo. Só quem poderia assistir o SBT - e sem programação local barrando o horário de Chapolin e Chaves - era quem tinham TVs por assinatura como a extinta TV Show e a antiga RTC (atual Multiplay).

Nas vésperas da troca, haviam rumores de que a TV Jangadeiro se tornaria afiliada do SBT. Por volta de novembro saiu a nota oficial e a data marcada ficou para 1 de janeiro de 1999. Assim, os dias da Band estavam contados no canal 12 VHF até o último minuto de 1998. Só que para não ficarmos órfãos do antigo canal do esporte, entrava ao ar, no dia 28 de dezembro de 1998, o canal 20 UHF com sinal da Band. Faltando três dias para o final do contrato com a Jangadeiro.

O interessante é que durante a virada do ano, no nosso horário local (à 1h da manhã pelo horário de verão), a festa de réveillon da Band (com show de axé ao vivo) foi interrompida por mensagens dos apresentadores do SBT. Como Ratinho disse na ocasião, o SBT não queria ficar em segundo lugar. Aliás, nenhuma das cinco principais emissoras do Brasil querem ficar sem sinal. Quem perde é o público que pode ficar sem ver TV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.