quarta-feira, 1 de março de 2017

A história da série clássica Uchuu Keiji Gavan

Gavan em sua moto Cyberian

A história do tokusatsu nos anos 70 foi marcada pela invasão de heróis gigantes (Kyodai Heroes), além do surgimento das franquias Kamen Rider e da formação da Irmandade Ultra. No fim da mesma década a Toei Company estava em crise. No final de 1978, o estúdio sofreu sua primeira fase de instabilidade de criação de super-heróis. No mesmo ano foram ao ar as séries Spider-Man (em parceria com a Marvel) e Ganbare! Red Vickies. Ambas estavam com seus respectivos finais programados para o início do ano seguinte.

Correndo contra o tempo para criar uma nova série em 1979, a Toei e a Marvel planejavam um herói chamado Captain Japan, baseado nada mais e nada menos no Capitão América e seu alter-ego seria o ciborgue Masao Den que lutaria contra a organização secreta Beta. Assim como Spiderman, Captain Japan teria um robô gigante. Como acrescimo, o então novo herói contaria com uma ajudante, a Miss America (baseada na Miss Marvel). Como todos sabemos, o projeto acabou incluindo mais três guerreiros. Assim a pré-produção passou a ser rebatizada como Battle Fever J (o J vem da palavra "Jumbo") e consequentemente Captain Japan mudou o seu nome para Battle Japan, o líder do quinteto. Na época não havia ainda a concepção final de Super Sentai como conhecemos hoje. Vale lembrar que Gorenger e JAKQ, ambas criações do lendário mangaká Shotarô Ishinomori (o mesmo de Kamen Rider, Cyborg 009, Kikaider, entre outros), só foram incluídas na franquia a partir de 1995, com o anúncio oficial de Ohranger.

Em 1980, o contrato de quatro anos que a Toei tinha com a Marvel estava na metade. O estúdio de Stan Lee serviu como co-produtora para as séries Denziman e Sun Vulcan, respectivamente de 1980 e 1981. Durante este último ano a Toei enfrentava a segunda fase de instabilidade de criação de super-heróis. Sendo mais preciso, a série do trio solar foi a única produzida pela Toei nesse período. Após a parceria com a Marvel, foi lançada Goggle V (exibida aqui no Brasil nos anos 90 pelas emissoras Bandeirantes e Record) para dar continuidade à franquia dos esquadrões multi-coloridos. Mas isso não era o bastante. A Toei precisava de novidade.

Inspirada em produções de Hollywood como Star Trek e Star Wars, que tinham temáticas espaciais, a Toei criou a série Uchuu Keiji Gavan. A ideia veio do produtor Susumu Yoshikawa em 1977 devido ao sucesso da obra de George Lucas naquele ano. Unindo elementos do cinema e do tokusatsu. O visual tem autoria do renomado desenhista Katsushi Murakami, que produziu vários visuais para a Bandai. Além também dos trabalhos do competentíssimo músico Chuumei Watanabe que produziu uma trilha sonora cheia de energia. Já a inesquecível pose de transformação foi criada pelo diretor Osamu Kaneda. Tudo no improviso, uma vez que Kenji Ohba havia apenas levantado o braço.

Semanalmente nas noites de sexta-feira, Uchuu Keiji Gavan contava as aventuras de um policial do espaço chamado Retsu Ichijoji - filho de um alienígena com uma terráquea - que enfrentava o grupo criminoso Makku que tinha a ambição de dominar a Terra (bem clichê, diga-se). O dublê Kenji Ohba estreou como ator em 1979 como Battle Kenya (literalmente o primeiro Ranger Preto do tokusatsu) em Battle Fever J. No ano seguinte foi o Denzi Blue em Denziman. Após o sucesso nas séries Super Sentai, Susumu Yoshikawa escalou Ohba para o papel de Gavan. A partir daí, Ohba se tornou um ícone do seu tempo e uma das grandes referências dos heróis japoneses até hoje.

A série também contava com a presença do artista marcial Sonny Chiba, fundador da Japan Action Club (atualmente Japan Action Enterprise), como o Policial do Espaço Voicer, pai de Gavan. Curiosamente, em 2003, Chiba e Ohba aparecem juntos no filme Kill Bill: Volume 1 (de Quentin Tarantino) também como pai e filho, respectivamente. O elenco da série contou participação de Masayuki Suzuki no elenco suporte como o atrapalhado Kojiro Ooyama. Além de outros nomes de peso como Ken Nishida (San Dorva), Hiroshi Miyauchi (Policial do Espaço Alan), Susumu Kurobe, Machiko Soga, entre outros.

Assim como as primeiras séries de Ultraman, Kamen Rider e Super Sentai, Gavan tornou-se uma referência de um sucesso quase imediato no Japão. O pioneiro foi o embrião de uma franquia que esteve ao pela TV Asahi durante 17 anos consecutivos, além de ser o primeiro da trilogia Uchuu Keiji (Policiais do Espaço) ao lado de Sharivan e Shaider. Gavan teve um retorno grandioso em 2012 no cinema com o filme Gokaiger vs. Gavan, crossover com o Super Sentai do ano anterior, além do primeiro filme do herói onde estrava o seu sucessor Gavan Type-G (encare o visual com a mesma sina de Ultraman Jack de O Regresso de Ultraman). Nesta primavera japonesa, o Gavan da nova geração fará um encontro com Dekaranger, o Super Sentai de 2004. Algo esperado pelos fãs há longa data.

O nome Gavan (romanização definitiva para o ocidente) é uma homenagem ao ator francês Jean Gabin (1904~1976). Esse tipo de referência se repetiu em outras séries Metal Hero como Sharivan, Shaider, Spielvan e Janperson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.