terça-feira, 19 de julho de 2016

Mob Psycho 100 não chega nem perto da pegada de One-Punch Man

Mob, o "irmão" de Saitama

One-Punch Man foi uma ótima série de anime e uma grata surpresa no final do ano passado. A criação é uma obra prima do mangaká que atende pelo pseudônimo One. Uma segunda trama das páginas de mangá, Mob Psycho 100, ganhou uma adaptação para anime na TV japonesa e streaming.

Por ser do mesmo autor de "Wanpanman" (como também é chamado), resolvi acompanhar. Esperava mais da série, mas, pelo menos os dois primeiros episódios, não foram lá tão impressionantes quanto o primeiro trabalho de One. A trama é focada no estudante Shigeo Kageyama, conhecido simplesmente como Mob. Ele possui poderes telepáticos e quer viver uma vida normal como qualquer garoto de sua idade. Quando seu nível de poder chega a 100, seu poder se torna incontrolável.

Até aí, tudo bem. O plot da série é interessante. Há também o fato de Mob passar a conviver com falsos telepatas. A trama toda se passa nesse tipo de ambiente. Só que, por ser do mesmo autor de One-Punch Man, a nova série sequer consegue ter uma pegada parecida com aquele grande sucesso. As piadas são superficiais e falta aquele toque paródico que sabemos bem qual é. Não precisa ser uma série sobre super-herói que tem poderes estrambólicos e que ainda paga de esforçado. Nada disso. Mob Psycho 100 tem seu próprio estilo, sua própria trama, mas bem que poderia ter uma comédia que estivesse próximo ao OPM. 

No episódio desta segunda (18), por exemplo, houve uma situação na qual Mob tinha que estudar sobre o comportamento feminino. O garoto chegou até se vestir de menina e não teve nenhuma piada com isso. Pareceu uma tentativazinha (bem minúscula) de ser um One-Punch Man numa história de vida cotidiana. Tudo beirou a superficialidade e nada do que foi mostrado empolgou.

Mob Psycho 100 anda a passos lentos e está longe de ter a mesma popularidade de One-Punch Man. Talvez seja lembrado mesmo por ser do mesmo autor e não mais que isso.

4 comentários:

  1. Então, eu não costumo comentar nessas coisas mas não pude evitar dessa vez
    Mob psycho não chega nem perto da pegada de one-punch man ? correto, 100% correto, na verdade Mob psycho 100 chega até ser melhor do que one punch man. Mob não é pra ser que nem um Saitama nem pra ser uma trama igual a one punch man (acho que nessa parte você errou feio, talvez tenha assistido pensando que seria algo totalmente parodia que nem OPM), na verdade são shows totalmente diferentes, Mob chega a ter uma trama muito mais séria (quem leu o mangá sabe do que eu to falando), e espero que essa parte seja adaptada no anime, o Mob é praticamente um quadro branco no começo da serie, sem personalidade, sem pensamento próprio, não é como um Saitama da vida que ja sabe o que quer, e é isso que torna Mob melhor do que OPM, é uma historia "coming of age", o que me surpreende não é o fato do Mob sempre explodir de raiva e ficar usando poderes que nem louco, na verdade o Mob explode com sentimentos como tristeza e vazio, vontade de fugir, entre outros, é algo com muito mais drama do que One punch man.
    Então fica a dica pra quem quer assistir/ler, se estão esperando um One punch man 2.0 então tirem o cavalinho da chuva porque Mob psycho 100 é totalmente diferente, tem momentos de comédia e tal, mas não chega a ser como One punch man totalmente over the top,

    ResponderExcluir
  2. Cara, sinceramente respeito sua opinião!
    Mas que texto e titulo idiotizado, se você não tem conhecimento sobre o anime(one) nem escreva essas criticas, primeiro de tudo leia o ONE inteiro, saiba realmente como é a trama, desenvolvimento e proposta do mangá.

    A proposta do anime foi totalmente entregue, tem uma uma trama mais serie com toques de comédias e cotidianos, bem realísticos com características psíquicas. É exatamente isso que o anime é, e tem mais mas não vou entrar em detalhes.

    PS: OPM foi baseado em Mob Psycho 100, você já começou errado por ai.

    ResponderExcluir
  3. Jefferson, acho que você quis dizer que Mob Psycho 100 foi baseado em One-Punch Man, né? OPM foi publicado primeiro, em 2009. Já Mob Psycho 100 veio depois, a partir de 2012. E sim, já acompanhei One-Punch Man e já escrevi texto sobre a série. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Leonardo. Então, nem passou por mim em achar que Mob Psycho 100 fosse uma paródia de One-Punch Man ou algo do tipo. Esperava que tivesse uma mesma pegada, apesar de vermos elementos da primeira série do mangaká One. Se você reparar, o texto foi de primeiras impressões. Pra mim, Mob Psycho 100 é bacana, mas One-Punch Man é ainda melhor por causa das referências a outras séries de anime, pela espirituosidade, pelo sarcasmo, etc. Mob Psycho 100 é interessante, mas não popular quanto One-Punch Man. Isso faz da série ser ruim? De maneira nenhuma. Apenas não tem a mesma pegada humorada que vimos em OPM. Talvez esse seja a intenção do One em querer dar uma diferenciada. Aliás, assisti Mob Psycho 100 até o final e pretendo rever novamente em breve. Abraços.

    ResponderExcluir