segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Silvio Santos, o pai do tokusatsu no Brasil?

Silvio jamais trouxe alguma série tokusatsu por estas bandas

Essa é nova pra mim e pra todo mundo também, né? Onde já se ouviu falar que Silvio Santos foi quem trouxe National Kid para o Brasil? Pois é. É o que diz esse meme aí acima. Obviamente que isso é uma piada de muito mal gosto (apesar de ser engraçadíssimo) e tem gente que infelizmente está caindo feio e tomando como fato.

A título de curiosidade: o nome do provável representante das primeiras produções japonesas no Brasil atende por Noriyoshi Yamashita. E não o nosso querido "patrão". O sr. Yamashita foi o mesmo responsável pelo licenciamento do anime O Oitavo Homem por aqui nos anos 60.

A título de curiosidade 2: É preciso que se diga que National Kid, a primeira série tokusatsu a vir pra cá, estreou às 19h do dia 5 de março de 1964 na Record, em São Paulo. Depois na extinta TV Rio (hoje RecordTV Rio) no dia 8 de maio do mesmo ano (sexta-feira), às 18h. Mais tarde, em 3 de agosto de 1965, a extinta TV Piratini de Porto Alegre estreou a série às 18h no bloco Cinelândia. E não na Globo em 1966 como dizem por aí. 

A princípio pode ser engraçado, mas esses tipos de memes - sejam pra brincar ou até mesmo pra trolar - não são legais e só atrapalham o nosso nicho. Fique esperto e questione.

PS: Agradecimentos aos grandes Matheus Mossmann (Dyna Black), Danilo Modolo (TokuDoc) e ao leitor Quiof pelas informações corretas.

14 comentários:

  1. Silvio apenas deu espaço na record quando dividia com o grupo paulo machado de Carvalho a Tv record a animes , e series como ultramen ultrasseven robô gigante etc... Existia uma mulher que apresentava o programa"faixa quente de aventuras" a partir da uma da tarde repleto de desenhos japoneses como Shadow boy ,Sawamu,o judoca e afins ( inesquecíveis!!!!) Com a inauguração da TVS posteriormente SBT levou varias series que ferinha direitos além de filmes do gamera godzzila etc... A verdade e que Silvio sempre Abriu espaço pro novo .Graças a ele a TV Manchete investiu tb neste filao.

    ResponderExcluir
  2. Silvio Santos trouxe foi o Jovens Tatuados de Beverly Hills

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. He-man, quem trouxe essa série tokusatsu para o SBT foi a distribuidora (provavelmente a DIC Entertainment). Logo Silvio Santos teve interesse e colocou na programação.

      Excluir
  3. E o que isso vai mudar na vida e alguém ? Pessoal leva a sério demais algo que deveria ser apenas um passatempo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Venhamos e convenhamos, BOND. Não muda a vida de ninguém, mas uma brincadeira dessas engana muita gente e não acrescenta nada.

      Excluir
  4. Achei um novo dado, um anúncio da Record no Acervo online da Folha em 05 de março de 1964, como ambas eram aparentadas (os donos eram cunhados), a Record exibiu primeiro e emprestou pra TV Rio, nessa época não haviam redes de televisão brasileira.


    http://acervo.folha.uol.com.br/fsp/1964/03/05/21/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belo achado, Quiof. Então temos duas datas. Uma estreia em São Paulo e outra no Rio. Muito obrigado mesmo. :D

      Excluir
    2. Amanhã mesmo vou escrever um post com o balanço das datas. Você também estará nos créditos, Quiof.

      Excluir
    3. De nada, na verdade o outro recorte citando a Record eu também tinha achado e postei no Facebook (no grupo da Animax) e viralizou.

      César, teve um outro dado que encontrei, eu sabia que o falecido editor e quadrinista Minami Keizi (um dos responsáveis pelo estilo mangá no Brasil) havia sido colunista da Neo Tokyo, mas não era leitor nessa fase, achei algumas dessas edições no sebo e na edição 7, na coluna Cultura Nippon assinada por ele, ele diz que assistiu Super Giant no cinema, pesquisando, achei num jornal, Super Giant ou Super Gigante como foi chamado, pode ter sido o primeiro herói japonês trazido pra cá ainda no final da década de 50, mas nos cinemas

      Eis a edição digital na Hemeroteca Brasileira da revista Cine-Reporter de 1959
      http://memoria.bn.br/pdf/085995/per085995_1958_01197.pdf

      Excluir
    4. P.S credita o link do meu blog, o http://quadripop.blogspot.com.br

      Excluir
    5. Quiof, tem como você disponibilizar o print da coluna do Minami Keizi sobre a exibição do Super Giant?

      Excluir
    6. Taí, César http://pt-br.tinypic.com/r/aw2clf/9

      Excluir
    7. Mais uma vez, muito obrigado, Quiof! :D

      Excluir