terça-feira, 8 de novembro de 2016

Cavaleiros e Dragon Ball são fiasco como carros-chefe da Rede Brasil


Mais cedo li um texto do blog Mais de Oito Mil (sei que é de humor, mas o caso é real) onde a Mara comenta sobre a audiência de Os Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball Z na Rede Brasil. Como todos sabemos, a emissora paulista fechou parceria com a Toei Animation e vem exibindo os dois clássicos desde a semana passada. Segundo o site Portal 4, entre os dias 30 de outubro e 6 de novembro, o programa de maior audiência da Rede Brasil foi de Lucimara Parisi, com média de 0.5, com picos de 0.7.

Nesse mesmo período tivemos a primeira semana de exibição de CdZ e DBZ, entre 31 de outubro e 4 de novembro, das 20h às 21h (de Brasília). Seiya e cia está está em segundo lugar com média de 0.4 pontos. Em seguida aparece a série Perdidos no Espaço em terceiro lugar, com 0.3 pontos. Já Goku seus amigos aparece em quarto, com 0.2 pontos. Empatando com o É 10, do Décio Piccinini (ex-jurado do Show de Calouros), que aparece em quinto lugar. Os números são referentes à Grande São Paulo.

As séries de anime ainda não conseguiram ultrapassar a média de audiência da Rede Brasil. Para esses padrões, alcançar 3 pontos já seria motivo de conquista. O problema é que os episódios são antigos e foram reprisados a exaustão nos últimos 15 anos. Os números comprovam que ambas as séries estão mais que saturadas. Todo mundo já viu, sabe tudo o que vai acontecer, e nenhuma novidade até aí. Fora que Cavaleiros e Dragon Ball são temas batidos e copiosamente insistidos em eventos.

Está na hora da Toei Animation dar um descanso na (velha) imagem de Seiya e Goku e começar a pensar em trazer novos materiais dessas franquias, se ainda quiser apostar na TV brasileira. Os números mostram que apostar nas sagas clássicas é o mesmo que chover no molhado. Podem dar certo em home-video e streaming, mas na TV a coisa se complica. Tá certo que pode ter gente chorando, se arrepiando, fazendo burburinho nas redes sociais por que está passando de novo duas séries que marcaram infância, mas elas ainda são as grandes novidades dos anos 1990/2000 e não fazem mais o mesmo sucesso de antigamente. O negócio é jogar com novas séries e Cavaleiros e Dragon Ball tem hoje em dia. 

Se for pra apostar em séries antigas em horário nobre, prefiro ver um Zillion ou um Macross da vida. Essas sim estão há um tempão sem passar na TV e merecem voltar e ter mais atenção.

8 comentários:

  1. Acho muito prematuro avaliar uma audiência de 1ª semana num canal UHF que dificilmente passa de 0,1 ponto. Isso sem contar que episódios iniciais são mornos e menos chamativos. As séries ainda têm potencial, pois são clássicos. Assim como Chaves, Pica-pau, são séries que marcaram a vida de muita gente e sempre dão audiência. A emissora tem que apostar em divulgação, redes sociais, etc, para consolidar o horário e fidelizar o público e isso não acontece de um dia para o outro. Vamos aguardar para fazer uma análise mais profunda.

    ResponderExcluir
  2. ta muito cedo para falar de audiência ainda e a audiência que deu na 1º semana 0.9 na REDE BRASIl é muito pra ela isso, e é mais que quase toda programação da REDE TV que da 0.2 em quase tudo.

    ResponderExcluir
  3. 1 Semana e vcs já querem pico de audiência ? vão catar coquinho, concordo com o comentário do fernando, a Rede Brasil recisa divulgar melhor as séries para alcanças algo a mais.

    ResponderExcluir
  4. Pior do que a comemoração ingênua dos fãs são certos blogs com piadas
    sem graça,horríveis que não ajudam em nada,e ainda gostam de bancar
    os justiceiros sociais que flertam com a censura e mal conseguem
    disfarçar serem neocomunistas.Sinto muito,mas seu aperelho deve estar
    quebrado...

    ResponderExcluir
  5. Anderson, por favor, qual foi a piada sem graça nessa história? A baixa audiência de Cavaleiros e Dragon Ball Z na Rede Brasil é fato. Não entendi sua colocação sobre censura e política.

    ResponderExcluir
  6. Por mais o fracasso seja verdadeiro essas matérias pretensamente
    humorísticas são muito chatas,parece até que querem fazer quem está
    vendo DBZ no horário nobre pela única maneira legal se sentir idiota
    (não duvido ainda fariam suas piadas batidas mesmo que o ibope fosse
    decente). E o blog tem várias matérias que seguem a moda dos justiceiros de esquerda sim,mesmo usando a imagem de um desenho
    "machista" e "imperialista" para os padrões dos SJW

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.