quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Teste de animação apresentado para Hayao Miyazaki foi insensato demais

O mestre do anime deverá voltar à ativa

Você com certeza já ouviu falar de Hayao Miyazaki, não é? Ele é um renomado cineasta que dirigiu vários filmes premiados de animação japonesa pelo seu Studio Ghibli (fundado há mais de 30 anos). Também é conhecido por seu jeitão ranzinza e polêmico. É sua caraterística, que em nada implica seu profissionalismo e carreira, é claro. São duas coisas totalmente distintas, mas que estão associadas à sua imagem.

Prestes a interromper sua aposentadoria, Miyazaki anunciou a possibilidade de dirigir um novo filme. Afim de formar um tipo de transição entre Ghibli e produções digitais, o produtor Toshio Suzuki anunciou a possibilidade de utilização de CG (computação gráfica). Miyazaki não é muito favorável, embora tenha curiosidade em novas tecnologias.

Neste domingo (13) ele participou de um programa da NHK, emissora estatal do Japão. Foi a convite do produtor Nobuo Kawakami, da Dwango Artificial Inteligence Laboratory, onde apresentou para o mestre do anime um teste feito com uma animação feita em IA (Inteligência Artificial). O problema é que o elemento usado para tal está bem longe do estilo de Miyazaki. A produção - que era de caráter experimental - mostrava um homem deformado que estava se esforçando para se movimentar. O cineasta não gostou nada do que viu e disse que não poderia assistir aquilo. Achou que fosse "o fim do mundo está próximo" e que "as pessoas estão perdendo sua confiança, sua fé".

Miyazaki tem todo o direito de se expressar e dizer o que pensa. Ás vezes ele extrapola, mas é sua maneira de concordar e discordar. Obviamente o clima ficou pesado na sala de reunião e não é pra menos. Aliás, o teste foi feito inicialmente para games de zumbis. O que está anos-luz do imaginário de Miyazaki para contar suas histórias. Faltou insensatez da produção e alguém poderia imaginar que o resultado seria bastante previsível e negativo.

Talvez seja por isso que Miyazaki queira retornar e reforçar seus ideais e valores que defende. Ele está certíssimo. Cada elemento em seu devido lugar e hora.

Veja como se deu o tal teste:


Nenhum comentário:

Postar um comentário