segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Toei despreza Kabutack e Robotack em nova linha dos Metal Heroes

Kabutack e Robotack juntos

A Bandai anunciou neste fim de semana uma nova linha das Metal Hero Keys. Pra quem não sabe, elas nada mais são que espécies de Ranger Keys (de Gokaiger) dos Metal Heroes. Apenas seis heróis da franquia tiveram suas chaves apresentadas no filme Kamen Rider x Super Sentai x Uchuu Keiji: Super Hero Taisen Z, em 2013. Inexplicavelmente, surgiram repentinamente na história do filme as chaves de Jiraiya, Jiban, Redder (de Exceedraft), Janperson, Blue Beet (de B-Fighter) e B-Fighter Kabuto.

+ Enquanto Bioman é reprisado na França, falsa ditadura da Saban impera no Brasil

+ Ultraseven X estreia na Netflix brasileira

Agora, comercialmente falando, surgiram as chaves dos heróis principais de cada série Metal Hero que não tinham sido lançadas até então. Agora temos as Metal Hero Keys de Gavan, Sharivan, Shaider, Jaspion, Spielvan, Metalder, Fire (de Winspector), SolBraver (de Solbrain), Shô (de Blue SWAT) e Gavan Type-G (de Uchuu Keiji Gavan: THE MOVIE).

Talvez muitos não perceberam ou torceram o nariz. Mas Kabutack e Robotack - ambas respectivamente de 1997 e 1998 - foram deixadas de lado. Não é a primeira vez que isso acontece. Considerando que Kabutack e Robotack são consideradas oficialmente pela Toei - até que se prove o contrário - como os dois últimos Metal Heroes, ambas as séries sequer foram citadas nos materiais promocionais do filme citado acima, que fez leve referências aos Metal Heroes. Tanto em episódios de net movie quanto em publicações impressas sobre o Super Hero Taisen Z.

Ano passado eu escrevi aqui um post sobre essas omissões da Toei quanto a Kabutack e Robotack nos últimos tempos. O que fomenta ainda mais um debate antigo na internet sobre as séries serem ou não da franquia Metal Hero. Só e somente a Toei é quem pode canonizar ou excomungar suas séries oficialmente de uma franquia. O fato lembra a inclusão de Gorenger e JAKQ como as pioneiras dos Super Sentais a partir de 1995 - com o anúncio oficial de Ohranger, quando historicamente a primeira série dos esquadrões foi Battle Fever J (de 1979). Independente disso, pra todos os efeitos, os dois caçulas ainda são Metal Heroes até a chegada de uma segunda ordem diretamente expressa da nossa "toda-poderosa" do tokusatsu.

Vale lembrar que Kabutack rendeu um crossover com Blue Beet e B-Fighter Kabuto num especial de natal lançado direto-para-vídeo chamado B-Robo Kabutack: Christmas Daikessen (B-Robo Kabutack: A Épica Batalha do Natal), no final de 1997. Sendo este marcado pela última aparição dos protagonistas das séries B-Fighter. Confira a capa do DVD do V-Cinema:



Nenhum comentário:

Postar um comentário