sábado, 4 de abril de 2015

Toei destrói toda a coexistência entre Kamen Rider e Super Sentai como ninguém

Ninninger e Kamen Rider Drive no encontro mais controverso da história

Nesta semana foi ao ar no Japão, pela TV Asahi, o especial Shuriken Sentai Ninninger vs. Kamen Rider Drive Haruyasumi Gattai Supesharu. O segundo e já habitual crossover de final de férias da primavera japonesa entre as duas franquias do bloco Super Hero time. Olha, incrível como uma empresa como a Toei Company se presta ao ridículo no tratamento de seus próprios heróis. Sabe aquela coexistência entre os Kamen Riders e os Super Sentais que vimos nos últimos anos? Então, tudo aquilo foi jogado na lata do lixo e na cara dura.

O encontro começou bem e dando a entender inicialmente que Ninninger e Drive eram do mesmo mundo. Tinha lá aquela estranheza de ninguém saber que inimigos eram aqueles e que heróis eram aqueles que lutam para defender a paz. Só que nos 20 minutos ficamos sabendo de uma distorção temporal causada pelo youkai Buruburu (seria uma referência ao monstros de Fuuma em Uchuu Keiji Shaider). Esta tal distorção fez com que os Ninninger fossem parar no mundo dos Kamen Riders.

Pode parar! Peraí! Como assim? Mas os Riders e os Sentais não eram do mesmo universo? Por acaso Riku Sanjô tomou alguma cachaça louca quando escreveu? Como a Toei poderia explicar aqueles encontros anteriores depois desse furo monstruoso?

Vamos mais longe, pro ano de 1978. No filme JAKQ vs. Gorenger fizeram uma menção clarividente dos heróis Kamen Rider V3, Kamen Rider Amazon e mais o Kikaider. Eles estavam lutando contra tropas do CRIME em várias partes do globo. Tivemos os crossovers de Rider e Sentai no fatídico filme Super Hero Taisen (em 2012) que comprovou aquilo que poderia ser desconfiado há eras. Sem contar que tivemos outros encontros desses no Super Hero Taisen Z (2013), Kamen Rider Taisen (2014), além do crossover de primavera passada entre Kamen Rider Gaim e ToQger.

Partindo desse princípio já podemos formar uma linha do tempo que liga a coexistência das duas franquias, ao lado dos Uchuu Keiji. Mesmo que as séries em si não tenham ligações alguma e possa haver algum ou outro furo aqui ou ali. Quem mandou unir as duas franquias, né? Afinal, a Toei pode (quase) tudo. Certo?

Não teria como separar os dois universos. Drive já se encontrou com Gaim e daí podemos contar o encontrão entre os Heisei Riders e Showa Riders. Que neste mesmo filme apareceram também os ToQger e mais Kyoryu Red (de Kyoryuger). Deste ponto podemos combinar o seguinte: voltando de ano em ano vamos chegar a conclusão de que todos os Super Sentais de Gorenger até o presente Ninninger fazem parte de um mesmo universo - coexistente com os Kamen Riders. Os Ninninger apareceram no filme ToQger vs. Kyoryger (lançado em janeiro nos cinemas do Japão). Se ambos invadiram aquela batalha dos Riders no ano passado, como poderia o novíssimo Super Sentai ser separado do universo dos Kamen Riders? E como fica esse histórico já que Ninninger se encontrará com Sasuke (de Kakuranger) e Hurricane Red (de Hurricaneger), que já lutaram numa boa ao lado dos Riders?

Mais uma suruba nonsense criada pela dona Toei para confundir a cabeça de todos nós, os fãs. Nem mesmo a Tsuburaya, que definiu multi-versos na mitologia das Ultra Series cometeria tal mancada. Estaria a empresa brincando/subestimando a inteligência de seu próprio público? Isso é coisa séria.

Não dá pra entender essa.

Vexame total. Só nos resta esperar o possível crossover da primavera que vem para ver qual será a próxima desculpa.

A Toei, se quiser, já pode decretar falência! Tanto criativa quanto moralmente.

PS: Apesar desta mancada animalesca da "toda-poderosa", o crossover foi consideravelmente divertido. Bem melhor que o anterior onde Gaim e ToQger bolaram planos muito abobados que até uma criança de 4-5 anos manjaria fácil fácil. O que matou de vez foi a atitude descarada da Toei em desmoronar toda a coexistência que ela mesma criou há quase quatro décadas e fez valer até bem pouco tempo.

3 comentários:

  1. Isso eu tenho qe concordor desde que surgiu o ultraman nexus e em seguida DECADE ..."Onore Dikeido",
    a toei uso e abosou muito usa deixando a historia deixada um pouco de lado e inturpido o seu publico com brinquedos e acessorios exagerado provida pela geração Heisei tanto TOEI E TSUBURAYA , mas esperamso que esses cressovers não estragam ainda mais as franquias e um dos motivo que não acompanho muito os riders.....muito markteing apelativo pode estragar a imagem de um produto, e provovando o deseteresse do cliente pelo produto.

    ResponderExcluir
  2. so lembrando que a empresa faz isso pra fazer marketing puro de suas franquias e visando tbm vender muitos bonecos das 2 franquias simultaneamente e enquanto isso der retorno financeiro a empresa isso ira acontecer sempre, sempre e sempre infelizmente...

    Ass: Eduardo - Punk da periferia

    ResponderExcluir
  3. Objetivo é não tentar entender isso e curtir apenas. No fundo cada série e cada filme é um mundo diferente, bom em quase todos.

    ResponderExcluir