sábado, 24 de junho de 2017

Toei desrespeitou Jaspion por participação reduzida em Space Squad?

A primeira aparição de Jaspion em mais de três décadas (Foto: Reprodução)

Nem preciso dizer que era totalmente previsível a reação dos saudosistas da Manchete em relação à pequena participação de Jaspion no filme Space Squad: Gavan vs. Dekaranger. Sem recriminar ninguém nem nada do tipo, mas estamos falando de um público que não curte de verdade tokusatsu e sim as séries japonesas que passaram na Manchete. Entenda, nada contra quem curte esses clássicos pois também assisto até hoje. O problema é a falta de atualização e de atenção dos mesmos.

Desde o anúncio oficial em dezembro passado que foi avisado que Jaspion teria uma participação reduzida. Mesmo assim, teve gente que aparecia na internet dizendo que era um "filme do Jaspion" e coisas do tipo. Uma tremenda ilusão. O filme é um crossover entre Gavan e Dekaranger (como o título sugere). Jaspion foi coadjuvante. E acredite. A celeuma foi maior quando o filme saiu. É fácil encontrar nas redes sociais comentários como:

- "Isso é um desrespeito ao Jaspion."

- "Por que Gavan faz mais sucesso que Jaspion?"

- "Jaspion é mais forte que o Gavan".

- "O Daileon é mais bonito que a nave do Gavan."

- "Jaspion é o melhor."

- "Em qual parte do filme o Jaspion aparece?"

- "Vou assistir só pra ver o Jaspion."

- "Jaspion, Jiraiya e Jiban aparecem."


É mais ou menos esses causos que a gente vai encontrar fácil fácil no fandom brasileiro. Então, vamos contextualizar por partes:

Os primeiros Ultraman, Kamen Rider e mais Akarenger (o líder de Gorenger) são considerados cult no Japão, uma vez que são pioneiros de suas respectivas franquias. Eles tiveram participações pequenas/medianas e houve sitauções em que os atores que viveram originalmente estes personagens no passado não apareceram. Foi o caso de Susumu Kurobe, por exemplo, que não voltou a interpretar Shin Hayata no filme do Ultraman X. Aliás, a forma humana nem apareceu no filme e sequer a voz de Susumu foi emprestada para o gigante prateado. Falta de respeito com o herói cinquentenário? Não mesmo. Susumu Kurobe está meio que afastado das gravações devido sua idade avançada. O que não o impede de um dia voltar a participar de alguma produção (nesse caso, seria apenas uma ponta, por motivos óbvios). O mesmo vale para o Jaspion voltou a aparecer após 31 anos de seu episódio final.

Sobre Gavan: Ele é um cult, pois é o primeiro Metal Hero e isso foi devido ao seu sucesso que, na época, foi quase imediato. Gavan veio de uma influência de clássicos cinematográficos como Star Wars. Foi a salvação financeira da Toei que passava pela sua segunda crise de criatividade. Explico melhor nesse texto que escrevi em março.

Sobre Jaspion: Ele é um cult para nós brasileiros. Para os japoneses ele é só mais um herói como tantos outros da franquia Metal Hero. Não foi um fracasso e teve sucesso mediano. Porém sem a mesma popularidade de Gavan e essa sorte o Tarzan Galático teve mesmo só e somente aqui no Brasil. Em 2015 escrevi também sobre os bastidores de Jaspion aqui no blog.

Outra coisa: tem gente que acha que Jaspion é o mais forte que os Policiais do Espaço. Não é por aí. Não curto muito esse tipo de comparação, pois as conclusões são exageradas e injustas na maioria das vezes. Se você prestar bem atenção, Jaspion passou por situações parecidas que a dos seus antecessores. Por exemplo, Sharivan quase foi morreu nas mãos de Shouri Beast naquele episódio onde aparecem os Irmãos Bengel (ou "Brasas" Bengel na dublagem) e conseguiu superar a situação antes que fosse derrotado. O mesmo vale para a vez em que Jaspion quase morreu nas mãos de Zampa. Esse tipo de coisa é um elemento chamado "deus ex machina", onde o roteiro favorece que o herói principal vença mesmo que a probabilidade seja o contrário. Pra se ter uma ideia, isso recursos é bastante usado em Os Cavaleiros do Zodíaco em situações do tipo. Voltando aos Metal Heroes, Spielvan foi o menos favorecido, já que houve situações em que ele era salvo por Lady Diana e vice-versa.

Outra coisa 2: É uma pena que os "mancheteiros" só perceberam a volta de Jaspion, Jiraiya e Jiban. Outros heróis também vão aparecer, inéditos no Brasil em sua maioria. Não vou mencioná-los pra não dar spoiler. Ah, é preciso que se diga que NÃO SÃO TODOS os Metal Heroes que vão aparecer em Space Squad.

Outra coisa 3: Infelizmente tem muita gente tomando como verdade uma teoria de um fã japonês que achou que Gaku Sano (Kamen Rider Gaim) deveria ser um sucessor do Jaspion na história. Daí vai surgir mais falsas esperanças lá na frente. Menos, gente. Não tem nada confirmado.

É claro que não são todos os fãs de Jaspion que passaram por tais vexames. Felizmente existe parte do público que é "pé no chão". Aliás, foi legal ver o Jaspion numa produção inédita após três décadas. Mesmo que tenha sido por pouco tempo. Ele deve aparecer numa possível sequencia de Space Squad. Ainda assim a citação de Jaspion foi significativa e serviu de acréscimo tanto para sua própria mitologia quanto para a de Gavan.

Devemos ser gratos à Toei que lembrou do nosso herói de alguma forma.

10 comentários:

  1. Concordo em gênero e grau. Eu e os meus amigos sempre comentávamos sobre essa aparição de Jaspion no filme de Gavan VS Dekaranger. Era muito óbvio que ele teria mesmo uma participação pequena, já que o filme é sobre o Gavan e os Dekaranger e Jaspion não é tão popular assim como muitas "viúvas" dele pensam, conforme você postou.
    Parabens pelo post que cada vez mais está ficando melhor. Show de bola.

    ResponderExcluir
  2. Jaspion só fez sucesso no Brasil, la no Japão foi só mais um Metal Hero, ja é um milagre aparecer ele e o Magaren no Gavan VS Dekaranger. Temos que nos dar por satisfeito mesmo!!! mas vou te falar que qnd o Gavan vai matar o Magaren e aparece o Jaspion no fundo eu até arrepiei, sim sou uma viúva, hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ATENÇÃO SPOILER!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Esta sena foi muito legal mesmo. Gavan somou o cosmic laser do jaspion com seu golpe, e o gavan original menciona o jaspion e aparece uma imagem dele . Em vista das circunstâncias, da pra aceitar como uma boa homenagem as jaspion. Mas pelo que foi informado no final, parece sim que Space Squad terá sequência pois amostra vários metal hero e super sentai com alguma temática espacial, até flashman aparece.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente. Eu já esperava por uma participação reduzida neste filme (confesso que até me surpreendi, foi um pouco mais do que imaginava). Teve gente por aí que "viajou na maionese" comemorando a volta do Jaspion, que seria um filme do Jaspion... Não acho que o Tarzan Galáctico foi desrespeitado pela Toei Company. Esse projeto Space Squad é algo bem maior do que pensamos, vem coisas bem grandiosas por aí. Mas tudo dependerá da recepção do público japonês ao filme. Acho que ainda é cedo... Tanto para comemorar, como para lamentar. Este filme foi apenas o ponto de partida para um gigantesca odisséia!

    ResponderExcluir
  5. Kkkk como o brasileiro e iludido, as series japonesas so entraram na manchete porque ela estava mal de grana. Tanto que ninguém( TV aberta) investe neste nicho. Ainda bem quw jaspion ficou no passado,isso possibilitou coisas novas e mais elaboradas ate o. Esgotamento da vertente Metal Hero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Job, na realidade as séries japonesas entraram na Manchete porque era praticamente a última opção do Toshi para levar à TV. Como ele mesmo disse em entrevista e também na sua recente palestra, o finado Beto Carrero foi uma ponte para que ele conseguisse negociar com a Manchete. Lá foi feita uma permuta onde a Everest Video tinha espaço nos intervalos comerciais para divulgar seus produtos.

      Excluir
  6. Excelente abordagem da matéria. Concordo totalmente e plenamente com sua matéria.

    ResponderExcluir
  7. Não tive a oportunidade de assistir o filme somente a pequenos trechos como este: https://www.youtube.com/watch?v=k03P6wzf4sk
    pude observar que o MACGAREN sozinho venceu 7 Dekaranger + 1 Gavan, sem mencionar que quebrou a espada do Gavan. O Jaspion venceu o Macgaren 2x + 1 Satan Goss. Caso o Jaspion aparecesse no início do filme deixaria de ser um filme para ser um curta metragem. Suponho que o Jaspion está sendo guardado para um vilão a altura pois haverá outros filmes do Space Squad até agora só apareceu 1 vilão dos 12 mensageiros.

    ResponderExcluir
  8. concordo plenamente !
    o Jaspion derrotou o MacGaren duas vezes e o pai dele também com a ajuda do Pássaro Dourado!
    O jaspion com certeza aparecerá em outros Space Squad pois o Gavan será o líder e o próprio Jaspion ajudou-o na vitória sobre o MacGaren ; então o Jaspion será o braço direito de Gavan nos próximos Space Squad !

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.