quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Power Rangers já dividiu espaço na mesma emissora oficial dos Super Sentais

Os heróis de Alameda dos Anjos coexistiram na mesma programação de suas contrapartes

Que os heróis multicoloridos da terra do Tio Sam fazem sucesso no mundo todo, isso não é novidade. O que poucos devem saber ainda (ou fingir que não) é que Power Rangers também tem sua notoriedade na terra do sol nascente. E por "ironia do destino", a temporada original de Mighty Morphin Power Rangers teve espaço na lendária TV AsahiIsso mesmo. A mesma emissora onde são transmitidas as séries Super Sentai há cerca de quatro décadas. Gênero que deu origem à franquia americana.

O horário inicial era um tanto ingrato: nas madrugadas de quarta pra quinta-feira da 1:40 a 2:10 JST. Entre 4 de outubro de 1995 e 27 de março de 1996. Antes que alguém use o horário zoado como desculpa pra dizer algo como "zero à esquerda" por ser uma adaptação "jogada às corujas", vamos levar em conta então outras séries tokusatsu que passaram nos corujões como Voice Lugger, Ultra Q: Dark FantasyGaro, Lion Maru G, Cutey Honey, Ultraseven X, Kamen Rider: O Cavaleiro Dragão e Daimajin Kanon e Akibaranger. Sem contar que o horário é normalmente movimentado por vários animes há tempos. MMPR continuou nas manhãs de sábado da emissora, das 6:00 às 6:30 JST. Entre 6 de abril e 21 de setembro de 1996 - antecedendo o anime Gundam X que ocupou o mesmo horário. Foi ao ar até o episódio 48 no canal.

A partir daí, Power Rangers calcou-se em fitas VHS e transmissões em canais de TV por assinatura até a temporada Power Rangers: o Resgate. Além de transmissões em canais UHF independentes. Houve hiato que acabou com a estreia de Power Rangers SPD (dublado pelos próprios atores principais de Dekaranger) em 2011, pelo Toei Channel. O mesmo canal exibiu na sequencia as temporadas Power Rangers: Força Mística e Power Rangers Samurai/Super Samurai. A TV Asahi voltou a exibir MMPR em 4 de novembro de 2005 onde foram ao ar os primeiros 64 episódios (até o quarto episódio da segunda temporada).

Curiosamente, MMPR teve dublagem japonesa de alguns atores de Zyuranger. Machiko Soga (Bandora/Rita Repulsa), Ami Kawai (Lamy/Scorpina) e Reiko Chiba (Mei/Kimberly) dublariam suas contrapartes americanas. O restante do elenco foi dublado por outros seiyus. Inclusive, MMPR ganhou três temas originais de encerramento. As duas primeiras podem ser vistas na internet. Confira:


O primeiro tema de abertura é da banda modern grey, que esteve em atividade de 1994 a 1998.


O segundo tema de abertura é intitulado "BREAK YOURSELF" da banda ROLL DAYS. O encerramento teve duas versões na TV: short version e long version, que é a que você confere no vídeo, com cenas do clipe do single. O ritmo remete o clima da série americana. mas com um charme de um J-pop. Este foi substituído por "BLOOD ON BLOOD" da banda ZYYG.



Este vídeo postei a título de curiosidade. Além de abertura, oferecimento padrão e encerramento, os trechos possuem alguns intervalos comerciais quando ainda exibido nas madrugadas, em novembro de 95. Servem como ideia de como era a exibição. Curiosamente, tem um comercial com o Alien Baltan (de Ultraman) jogando com uma gata e uma chamada da estreia de Arquivo X nas noites de quarta-feira.


E esta é uma amostra da dublagem japonesa de Mighty Morphin Power Rangers que enfatiza a morfagem que era gritada por Jason como "Henshin da!". Ao pé da letra seria algo como "Vamos transformar!".

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.