segunda-feira, 16 de junho de 2014

Hiroshi Watari - o lendário herói da Estrela Iga

O herói Den Iga está de volta no inédito especial Uchuu Keiji Sharivan: Next Generation em outubro próximo. Nada melhor que falar sobre o ator japonês que viveu este grande personagem e que o reprisará nesta nova produção da Toei Company.

Hiroshi Watari é uma das lendas vivas do tokusatsu, especialmente se tratando do gênero Metal Hero. Nascido em 20 de março de 1963, em Niigata-Japão, ele sempre admirou os heróis de tokusatsu, como Ultraman e Kamen Rider. O dublê que ele mais admirava era Shinichi Shiba (ou Sonny Chiba atualmente), desde os tempos da antiga série dramática Key Hunter.

Hiroshi Watanabe, seu nome de batismo, é um grande exemplo de superação e perseverança. Ele resolveu tentar enveredar na carreira de ator. Foi numa madrugada do ano de 1977, época em que cursava o 3º ano do ginásio, que fugiu de casa para ir à Tóquio e procurar a sede da JAC (Japan Action Club; atual JAE - Japan Action Enterprise). Para a sua frustração, o escritório havia mudado de endereço.


Antes de ser ator, Watari seria o dublê de Gavan
 em alguns episódios, como parte de seu trabalho

Hiroshi tentaria mais uma vez no verão de 1980. O então estudante do 3º ano colegial teve que mentir para seu pai com a desculpa de ir numa excursão do time de ginástica e que seria um técnico do mesmo. Assim o garoto Hiroshi voltou para Tóquio. Ele estava com o endereço correto da JAC. Só que não havia recrutamento para novos dublês até então. Hiroshi perguntou mais uma vez se não tinha algum jeito de ser integrado, e logo foi respondido de que ele deveria tentar novamente em março do ano seguinte, quando haveriam testes.

Faltavam 6 dias para acabar a tal "excursão". O garoto Hiroshi teve permissão para assistir os treino da JAC, que aconteceria em mais dois dias. Sem ter onde passar as noites, Hiroshi se escondeu num terraço do prédio do clube. O dia do treinamento chegou. O rapaz conseguiu reconhecer o ator Kenji Ohba e a atriz Etsuko Shihomi, e lá aproximou-se dos dois e disse assim: "Quero entrar para o JAC!". Shihomi diz que ele deveria voltar em março para os testes.

Convencido de só tinha esse caminho, Hiroshi participou do teste da JAC de março do ano de 1981, onde participaram cerca de 4200 candidatos que concorriam a apenas 40 vagas. O garoto Hiroshi conseguiu e se classificar entre os aspirantes à nova carreira e mal sabia ele que encarnaria grandes heróis no futuro.


Watari como Den Iga nos episódios finais de Gavan


Inicialmente passaria a atuar como alguns monstros nos sentais Sun Vulcan e Goggle V -- onde também chegou a vestir o traje do Goggle Black uma certa vez. Na série Uchuu Keiji Gavan foi o dublê de Doubleman, logo no primeiro episódio. Já chegou a vestir o combat suit do herói nas cenas close e na famosa cena em que Gavan destrói um prédio com a Lazer Z Beam. Golpe este que foi idealizado por ele e por Osamu Kaneda e Minoru Yokoyama.

Hiroshi Watari estrearia como ator em 1983 para vivenciar o personagem Den Iga na série Uchuu Keiji Sharivan -- sequencia direta de Gavan. Assim ele participou do audition (seleção de atores para uma nova série) e passou nos testes. Surgia então pela primeira vez na TV japonesa um novo herói na noite do dia 11 de fevereiro daquele ano - que futuramente assumiria como Policial do Espaço sucessor de Retsu ichojoji na trama, a partir de 4 de março. A partir daí adotou o nome artístico que conhecemos.


Sekisha!

Watari se destacou como Sharivan e logo passaria a ser reverenciado como seu colega Kenji Ohba (Gavan) e tantos outros da JAC. Na série, ele vestiu a armadura do herói vermelho apenas no episódio 22 da série de TV. 
Hiroshi Watari trajando a
combat suit de Sharivan

O ator foi chamado para participar de uma outra série de Metal Hero, que por sinal, é bastante querida por nós brasileiros. Foi no episódio 6 de O Fantástico Jaspion (Kyojuu Tokusou Juspion, 1985) que ele aparecia como Boomerman (Boomerang no original) para dar um suporte ao nosso "Tarzan Galático". O personagem foi criado pelo roteirista Shôzô Uehara para fechar uma brecha na ausência do ator principal Hikaru Kurosaki (ou Seiki Kurosaki) que estava com agenda lotada, devido à uma peça de teatro na qual estava escalado.

Para não faltar a presença de personagens na forma civil (humana), Boomerman chegava para auxiliar o herói. A intenção era fazer como que Boomerman ficasse até o final da série. Porém, Watari teria que se ausentar após participar de apenas seis episódios. O motivo foi devido à uma retirada de alguns pinos que estavam em sua perna, por causa de um acidente de moto que sofrera em setembro de 1984. Watari voltaria na pele de Boomerman nos episódios 31 e 32 de Jaspion.


Hiroshi Watari ao lado de Kenji Ohba,
 que vestia a combat suit de Gavan.

Por curiosidade: Boomerman não existia no projeto original de Jaspion, uma vez que a série se passaria apenas no espaço. Obviamente, o nome do personagem sugeria o uso de grandes bumerangues como armas. O personagem nunca teve um nome verdadeiro revelado. O que nunca foi constado em sua carteira de delegado da Interpol. No livro Kyojuu Tokusou Juspion Perfect Manual, na ficha de Boomerman apenas citava como "Honmyô Fumei" (Nome Verdadeiro Desconhecido).


Watari como Boomerman em Jaspion

Em dezembro de 1985, enquanto Watari estava com seus companheiros da JAC para esquiar, o produtor Susumu Yoshikawa lhe daria uma chance e a mais solidaria a ele. Para compensar a ausência do ator em boa parte de Jaspion, Yoshikawa disse ao rapaz que ele estaria estrelando como herói principal na próxima série de Uchuu Hero (herói do espaço): Jikku Senshi Spielban (Guerreiro Dimensional Spielban ou Jaspion 2: Spielvan no Brasil). Ele pensou que fosse uma brincadeira no começo. Mas não era. Assim emplacaria como mais um Metal Hero e uma das melhores séries de sua época. Aliás, Yoshikawa costumava dispensar auditions para aproveitavar a repetição de atores nas décadas de 70 e 80. Coisa costumeira na época.


Spielvan - um dos grandes trabalhos
 protagonizados por Watari


Da esq. pra dir., Helen (Naomi Morinaga), Kenji Sony
 (Hiroshi Watari), Diana (Makoto Sumikawa)


Watari voltaria a participar de tokusatsu fazendo pontas. No episódio 25 e 26 de Metalder, esteve ao lado de astros da JAC como Kenji Ohba (Gavan), Junichi Haruta (MacGaren de Jaspion), Makoto Sumikawa (Lady Diana de Spielvan), Sumiko Tanaka (Yellow Four II de Bioman) e Kazuyoshi Yamada (Umibôzu de Sharivan).

Outras participações de Hiroshi Watari em tokusatsu: Uchuu Keiji Shaider - ep. final (em 8 de março de 1985), Ultraman Dyna - #27 (14 de março de 1998), Voicelugger - #7 (23 de fevereiro de 1999), Jikku Keisatsu Wecker (home-vídeo de 2001); GoGo Sentai Boukenger #19, 20, 40 (2006), Jikku Keisatsu Wecker Signa (2007; elenco fixo), Kamen Rider W #7-8 (18 e 25 de outubro de 2009); Zebraman (no filme-homônimo de 2004), além de outras produções de cinema e televisão japonesa.


Hiroshi Watari no filme Zebraman


Ex-Vern, o herói interpretado por Watari na série Wecker

Hiroshi Watari veio ao Brasil duas vezes. A primeira foi no Anime Friends em julho de 2003 (junto dos cantores Akira Kushida e Hironobu Kageyama) e a segunda no Ressaca Friends em dezembro de 2004 (junto do ator Takumi "Jiraiya" Tsutsui). Na primeira vez em em que esteve em nosso país, ele conheceu pessoalmente o dublador Élcio Sodré, que dublou Den Iga/Sharivan. Os dois brincaram no palco e Watari foi dublado ao vivo pelo dono da voz de "Shiryu de Dragão", deixando o público ao delírio.


De volta à pele de Den Iga,
após cerca de três décadas

No Brasil, Watari foi dublado pelos falecidos Carlos Laranjeira e Ézio Ramos como Boomerman e Spielvan, respectivamente. Além de Ricardo Pettine nos episódios 25 e 26 de Metalder e do carioca Oberdan Júnior nos episódios finais de Gavan.

Bom, os fãs recebem Watari-san com grande alegria na próxima aventura de Sharivan e de seu sucessor (Kai Hyuga). Todos nós estamos ansiosos para que outubro chegue logo para vivenciarmos Den Iga em mais uma aventura que esperamos há 30 anos do final de Sharivan.

Sekisha!



6 comentários:

  1. Será que um dia veremos Hiroshi Watari e Kenji Ohba interagindo em um mesmo filme?

    ResponderExcluir
  2. Hiroshi não tinha juizo... fugir de casa e mentir pro velho

    ResponderExcluir
  3. vem cá.. como é que ele sobreviveu a fome em 1980 ?

    ResponderExcluir
  4. Ola... Qual dia que o Hiroshi Watari veio no Anime friends 2003?? Quero saber antes de criar uma postagem no Blog Episalbum para ano que vem?? O Titulo do post especial é o "15 anos Hiroshi Watari no Brasil".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Yugo. Sei que foi num fim de semana de dezembro de 2003 no Ressaca Friends, junto com o Takumi Tsutsui. A data com exatidão eu não lembro.

      Excluir
    2. Ele e Tsutsui foram no Ressaca friends em Outubro de 2004.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.