segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Zyuohger tenta inovar com animais humanoides, mas não garante vingar entre os Super Sentais

O novo esquadrão em ataque

Tem séries Super Sentai que você tem que aguardar até o segundo episódio pra começar a ter alguma expectativa boa ou ruim da temporada, já que os episódios de estreia geralmente são introdutórios. Causar impacto depende muito do que a produção quer passar. Mas pelo que foi apresentado no primeiro episódio de Dobutsu Sentai Zyuohger neste domingo (14), a Toei está tentando inovar por um lado e reciclar os mesmos elementos de sempre por outro.

O que mais achei estranho foi o fato dos heróis serem animais, com exceção do líder Yamato Kazakiri/Zyuoh Eagle - que é humano. O restante são aliens Zyuman. Curiosamente as versões animais aparecem na abertura ao invés de humanos. Claro que isso é pra causar algum "impacto" no primeiro episódio - como se não soubéssemos - e deve mudar na semana que vem. O que todo mundo estranhou foi o fato do robô ZyuohKing ter aquela aparência Minecraft/Lego. Justifica pelo robô ser formado por cubos que se transformam em animais, mas a coisa também não caiu bem na tela na hora da ação. E o que dizer das velhas dancinhas, hein? Dispensável e dá aquela vontade de pular para o preview do próximo episódios sem dó.

Pra não dizer que é ruim (ainda é cedo pra julgar), Zyuohger teve boas cenas de ataques, pânico, explosões. O visual dos heróis são bem legais e o peitoral é facil de criar uma estampa de camiseta (que por sinal já está sendo vendido no Japão). Mas não são o suficientes pra garantir que a série seja uma das melhores e quebre a "maldição" das infantilizações. Você pode dizer o seguinte: "Ora César, Super Sentais são feito pra crianças". Verdade, mas não precisa chegar ao extremo a ponto de subestimar a inteligência da molecada. Aliás, nem mesmo Power Rangers, como seus altos e baixos, chegaram a tanto como acontece com suas contrapartes originais.

Zyuohger tem uma difícil missão numa temporada comemorativa de 40 anos dos esquadrões multi coloridos. Procurar equilibrar entre o carisma e a dramaticidade pra não deixar a peteca cair como aconteceu em ToQger e Ninninger. Não precisa ser um Changeman ou um Flashman da vida. Os tempos são outros, eu sei. Basta a Toei procurar melhorar e tentar uma manobra com elementos de roteiros que deram certo no passado, mesmo que seja na base da reciclagem. Pode ser que Zyuohger melhore ou piore. E o novo Sentai tem mais barreiras a quebrar: conquistar/convencer o público (infantil, ok) e recuperar as vendagens de brinquedos. Prejuízo deixado por Ninninger como herança, diga-se.

No mais, Zyuohger ainda não me empolgou e não me deixou tão animado. E não é saudosismo deste blogueiro.

6 comentários:

  1. Quando eles estão transformados como Zyuohger.
    Não ter os nomes de cores.
    Zyuoh eagle, shark, lion, elephant e tiger.

    estilo em Taiyou sentai Sun vulcan.
    Vul eagle, shark e Panther.

    e mais.... em Dengeki sentai Changeman.
    Change dragon, griphon, pegasus, mermaid e fenix.

    ResponderExcluir
  2. Muito equivocada essa Review [2]

    E que eu saiba, Toqger foi muito bem. Ela foi bem elogiada pelos fãs, tendo um roteiro até surpreendente ao que aparentava.

    Comparar Toqger com Ninninger foi tenso. Eu trocaria Toqger por Go-Buster nessa comparação.

    E diz que não é saudosismo, mas cita logo duas das séries clássicas que os saudosistas insistem em dizer que são as melhores, sendo que há muitas outras de 2000 que poderiam ser citadas também.

    ResponderExcluir
  3. Não concordo muito com essa materia nao...
    como mesmo disseram ainda esta cedo pra dizer que é ruim, MAS o primeiro episodio foi sensacional e vimos essa mesmo repercussão em vários grupos de tokusatsu no Facebook.
    Na boa logo no 1 º capitulo ja fizeram bonito,agora é aguardar o 2º ^^

    ResponderExcluir
  4. Só falando que ToQger não deixou a peteca cair .. muito pelo contrario. A serie é muito melhor que varias por ai

    ResponderExcluir
  5. É muito estranho,pois mesmo c/ a audiência e a venda de brinquedos em níveis não muito bons ,a Toei se recusa a mudar o estilo dos Super Sentais.Essa infantilização exagerada tá estragando tudo!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.