terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Dark Profile ESPECIAL - Jack Bauer


Hoje é 18 de fevereiro. Aniversário de Jack Bauer, personagem principal da série 24 Horas. Como estamos no embalo da volta do anti-herói em 24: Live Another Day -- continuação da série original, o Blog DAILEON traz hoje uma edição especial do Dark Profile. Antes de viver outro dia, acompanhe a trajetória do "querido" e inesquecível ex-agente federal da CTU que agitou e mudou a cara da cultura pop nos anos 2000. Corram contra o tempo e "Damn it!".


[SPOILERS]


Bio


Antes do Dia 1


Jack Bauer nasceu no dia 18 de fevereiro de 1966 na cidade de Santa Monica, Estado da Califórnia, EUA. Durante sua juventude, nunca foi próximo de seu pai Phillip e de seu irmão Graem. Aparentemente ele tinha proximidade com Sam, o mordomo da família.

Nos tempos de escola, sua diversão era motocicletas e surfe. O rapaz era familiarizado com Jessica Abrams (apareceu apenas no oitavo episódio da série) e Tracy Zigler durante este período.

Os Bauer esperavam que Jack trabalhasse na empresa multinacional de seu pai, a BXJ Technologies. Mas ele escolheu seu próprio caminho. Juntou-se ao Departamento de Polícia de Los Angeles e tornou-se membro da SWAT, antes de ser oficial do Exército Americano. No exército, Jack se juntou à Força Delta e participou de várias missões ao redor do globo. Mais tarde, passou a trabalhar na CIA.

Jack em 24: Nightfall
Jack foi recrutado por Christopher Handerson para trabalhar na CTU (sigla: Counter Terrorist Unit). Em algum lugar desse tempo, casou-se com Teri e tiveram uma filha, Kim. Jack volta para a Força Delta para liderar uma equipe de campo para uma missão especial em Kosovo, Iugoslávia, para capturar e executar o terrorista Victor Drazen (conhecido como o "Açougueiro de Kosovo"). A missão conhecida como "Operação Nightfall" foi inocentada pelo então senador americano David Palmer. Um dos membros da equipe era Stephen Saunders, um agente da MI6 de Londres que auxiliou a CTU. Em 1999, Jack interrogou o irmão de Abu Fayed, cujo havia sido o autor de um atentado contra a embaixada americana no Líbano. Jack o tortura e o terrorista é morto.


Depois desse tempo, Jack descobre evidências que levam Henderson a ter vendido informações secretas do governo. Henderson é absolvido, mas perde seu cargo na CTU, assim acabando sua amizade com Jack.

Um ano antes do Dia 1, Jack prendeu o agente da CTU Seth Campbell e mais outros dois por aceitarem suborno. O caso foi tão controverso que fez com que Jack fosse desprezado por muitos na CTU. Incluindo Tony Almeida.

Depois dessa operação, Jack tornou-se um homem distante e retraído, levando a separação de Teri aos seis meses antes do Dia 1. Nesse tempo, ele teve um caso com Nina Myers. Pouco antes do Dia 1, Jack volta para sua esposa e filha.


Dia 1



Jack no Dia 1
Pouco depois da meia-noite, Kim foge de casa. Jack e Teri procuram lidar com a situação, quando o agente é chamado com urgência para CTU. Lá ele fica sabendo de um possível atentado contra a vida do senador David Palmer, que concorria nas primária presidenciais na Califórnia. Jack teve a missão confiada pelo diretor Richard Walsh, que o alerta sobre um agente duplo na própria CTU.

Depois das mortes de Scott Baylor e também de Walsh, Jack só poderia contar com a ajuda de Nina Myers e Jamey Farrell. Jack tem conhecimento de que sua filha Kim foi sequestrada por Ira Gaines, que passa a chantageá-lo. Caso Jack não siga as ordens de Gaines, Kim morreria. Com isso, Jack tenta matar Palmer a mando de Gaines. Jack consegue criar uma distração para salvar a vida de Palmer.

Jack é preso pelo FBI, mas consegue fugir. Teri também é sequestrada. Com a ajuda de Nina e Tony, Jack consegue resgatar sua família. Porém, Ryan Chappelle e Alberta Green levam-no para ser interrogado sobre a tentativa de assassinato contra Palmer. Jack se reúne pessoalmente com Palmer e percebem que os filhos de Victor Drazen estão agindo para vingar a sua morte. Com a ajuda de Palmer, Jack é reintegrado na CTU.


Jack mata Victor Drazen no final do dia

Eventualmente, ele descobre que Victor Drazen ainda está vivo. Jack foi ao encontro dos Drazen e impede mais um ataque contra Palmer. Quando sabemos que Nina é o agente duplo que atuava na CTU, ela o avisa que Kim (que havia sido raptada novamente) está morta. Enfim, Jack mata Victor Drazen a sangue frio e percebe que Nina o enganou. Jack prova a George Mason (agora na direção da CTU) que Nina também é responsável pela morte de Jemey Farrell. Ao chegar a CTU, Jack captura Nina e descobre que Teri foi morta por ela. Jack chora ao dizer: "I'm sorry, so sorry".

A morte de Teri


Após o Dia 1

Embora Jack cometesse vários crimes no Day 1, ninguém tentou processá-lo, devido as circunstâncias pessoais. Com a traição de Nina e a morte de Teri, ele se isolou do mundo. Tentou manter contato com Kim, mas evitava para não afetá-la emocionalmente. Depois do funeral de Teri, Jack deixou de falar com seu pai, irmão e cunhada por nove anos. Desde o funeral de Teri até o Dia 6.


Dia 2



Jack no início do Dia 2
Durante os eventos do Dia 2 , surge uma ameaça de uma bomba nuclear que seria detonada em Los Angeles. Tony Almeida e George Mason tentam contactar com Jack. Jack evitou as chamadas da CTU até ser convencido pelo Presidente Palmer sobre a situação. Jack concordou em ajudar na investigação, com a condição da CTU transportar Kim para outra cidade.

Jack no Dia 2
Jack se disfarça, trabalhando com os terroristas Eddie Grant e Joseph Wald. Quando soube que Grant planejava destruir o prédio da CTU, Jack avisa Lynne Kresge, assistente de Palmer, mas as linhas telefônicas da CTU estavam desativadas. Jack consegue avisar a CTU através de um civil, mas a unidade não teve tempo para evacuar o edifício até o momento da explosão. Mais tarde, Jack soube que Wald tem contato de Nina Myers. Nina foi libertada da prisão e levada para a CTU. Ela concordou em ajudar a encontrar a bomba nuclear em troca de imunidade. Ela levou Jack como refém, apenas para escapar, Nina foi presa e levada de volta para a CTU.

Com a ajuda de Kate Warner, Jack prende o terrorista Syed Ali e finalmente encontra a localização da bomba nuclear. Jack transportar a bomba em um avião para o Deserto de Mojave, para que detonasse em uma área distante da população. Jack liga para Kim e se despede. Para sua surpresa, ele encontra Mason no avião. Mason estava morrendo de envenenamento por radiação e queria pilotar o avião. Ele pediu para Jack saltar de pára-quedas o quanto antes da explosão.


Jack se despede de Mason,
antes de se sacrificar.
Uma gravação de Syed Ali é encontrada e esta é a prova de que três países do Oriente Médio financiaram a operação do Second Wave. Jack pede a ajuda de Michelle Desller para descobrir a procedência da gravação. Passando da autorização, Jack escapa da CTU com Kate, e fere Tony. Enquanto isso, o Presidente Palmer decide não seguir com os ataques de retaliação até que ele tenha certeza de que as gravações fossem legítimas. Isso faz com que o vice-presidente James Prescott usasse da 25ª Emenda para substituir Palmer, diante a sua "incapacidade" no governo.

Jack conta com a ajuda de Yusuf Auda e recuperaram o microchip que prova que as gravações foram falsificadas. No entanto, Jack acaba sequestrado por capangas do terrorista Peter Kingsley, e Yusuf é morto por vândalos. Jack resgata Kate dos marginais, mas o microchip foi danificado e não seria mais uma fonte confiável. Eventualmente, Jack foi até Alex Hewitt, que gravou a conversa. Jack também descobre que Sherry Palmer, a ex-esposa do Presidente, trabalhava com Hewitt.

Enquanto isso, o Presidente Palmer recupera seu poder como presidente e Ryan Chappelle retira as acusações contra Tony e Michelle, que estavam ajudando Jack. Nos momentos finais do dia, Sherry entra em uma operação policial que prova que Kingsley estava por trás das conversas. Jack matou todos os inimigos, mas ele estava sem munição quando Kingsley aproximou-se dele. Kingsley é atingido por agentes de campo da CTU, e Jack foi levado ao hospital, com Kim o acolhendo.


The Game



Jack durante o 24: The Game
Seis meses após os eventos do Dia 2, uma nova ameaça terrorista remete Jack e o novo agente Chase Edmunds. Os dois descobrem que se dão bem em campo. Kim foi raptada durante o decorrer do dia, mas Jack a salva. Ele matou Peter Madsen, que sequestrou Kim, e em seguida mata Max (personagem do Dia 2).












Após The Game

Midnight Sun

Disfarçado em um grupo ambientalista Global da Paz, Jack enfrenta um grupo de eco-terroristas que tentam sabotar o campo de petróleo do G-PACE. A missão também teve o auxílio da CTU de Fairbanks-Alasca para esta operação.


Stories

Dois anos antes do Dia 3, Jack se disfarça e se infiltra como contato dos irmãos traficantes Hector e Ramon Salazar e se viciou em heroína, como parte do seu disfarce.

Jack tenta lutar contra seu vício. No entanto, ele não é capaz de parar até que ele entra em um programa de reabilitação contra as drogas. Ele também organizou uma operação para que Ramon Salazar fosse preso. Ao mesmo tempo, Chase Edmunds é transferido para a CTU Los Angeles como parceiro de Jack. Jack coloca Kim trabalhar na CTU, na esperança de mantê-la segura.


Dia 3



Jack no Dia 3
Durante os eventos de Dia 3, Jack foi o Diretor de Operações de Campo da CTU de Los Angeles. O governo recebe um telefonema de um interlocutor desconhecido, que ameaça liberar o Vírus Cordilla, caso Ramon não fosse libertado da prisão.

Jack foi obrigado a tirar Ramon da prisão, mas era tudo parte de sua operação policial que Jack havia organizado com Tony Almeida e Gael Ortega.

Sua operação o leva para o México, onde trabalhou com Ramon e seu irmão Hector para obter o vírus. No meio do dia, ele se depara com Nina Myers, que também estava tentando comprar o vírus.

O vírus acaba sendo comprado por Michael Amador, que entregou o mesmo para Stephen Saunders, o tal homem que já tinha trabalhado com Jack na Operação Nightfall. Saunders lança um frasco do vírus em um hotel de Los Angeles e ameaça lançar outros onze frascos.

Jack captura todos os frascos com a ajuda da CTU de todo o país e impede o lançamento do último frasco.


Após o Dia 3

Algum tempo depois do Dia 3, Jack se disfarça com Pete Malo na CTU de Nova Orleans para ajudar a rastrear o evasivo Hector Beltran. Ele também foi para o Alasca para ajudar agente da CTU Amy Seelaki em impedir que Oleg Malenov libere um vírus de computador que destruiria as comunicações sem fio. Ele decapita Malenov depois de parar o vírus, em vingança pela morte do Sargento Buchanan (não confundam com o Bill Buchanan da CTU), que fazia parte de sua equipe durante uma missão da Força Delta no Afeganistão.

Countdown

Enquanto Jack estava em um período de férias em 20 de dezembro (de 20??), o Agente Samuels da CTU o chama e diz que Marcus Johnson, outro agente da CTU, havia fugido para o Arizona, não muito longe de Jack. Ele disse a Jack para prender Johnson. Jack aceita a missão, que o leva para Las Vegas e tenta impedir a explosão de uma bomba -- antes do meio-dia.

Após Countdown



Jack é demitido da CTU.
Três meses depois dos eventos do Dia 3, Erin Driscoll toma posse da direção da CTU de Los Angeles. Ela era inflexível e sabendo do vício de Jack em heroína, ela o demite. Driscoll oferece ajuda para Jack encontrar um emprego, mas ele se recusa. Consegue um emprego no Departamento de Defesa, trabalhando para o Secretário de Defesa James Heller. Jack conheceu e se envolveu romanticamente com Audrey Raines, enquanto trabalhava com seu pai. Ele não voltou para a CTU até o Dia 4.


Dia 4

Jack no Dia 4
Durante os eventos deste dia, Jack tinha que voltar para a CTU de Los Angeles para participar de uma reunião com Driscoll. Quando Jack volta à CTU, ele ajuda na prisão de Tomas Sherek, que foi responsável por um atentado de trem que aconteceu às 7h da manhã. Jack percebe que outro ataque iria acontecer às 8h da manhã e ele tortura Sherek. Jack atira na perna de Sherek e fica sabendo que o alvo era Secretário de Defesa Heller. Jack tenta avisar à sua namorada Audrey, mas tanto ela e seu pai foram sequestrados.

Jack convence Driscoll para reintegrá-lo à CTU e teve que trabalhar com o agente Ronnie Lobell. Quando Andrew Paige, a única pista da CTU, foi raptado por Kalil, Jack pensa que seria melhor seguir o terrorista. Ronnie tinha uma perspectiva diferente e ele acaba assassinado. Jack segue o terrorista e foi contra as ordens de Driscoll. Com a ajuda de Chloe O'Brian, Jack salva Andrew e segue o terrorista. No entanto, Jack foi preso quando ele forjava um assalto para manter Kalil à sua vista. Driscoll percebe que Jack estava certo e ela continuou a manter a cobertura de Kalil. Ela disse a polícia de Los Angeles que o assalto foi uma operação policial e Jack assumiu o trabalho do Ronnie.

Após o resgate bem-sucedido de Heller e Audrey, Jack trouxe Audrey para o prédio da Felsted Security. Audrey tinha reconhecido um de seus sequestradores, que era americano e não entre os inimigos capturados ou falecidos. Os terroristas invadem o prédio de segurança. Jack e Audrey estavam prestes a serem morto pelos inimigos, mas Tony Almeida chega e salva os dois. Tony foi finalmente convencido por Jack a voltar à CTU.

Jack descobre pistas sobre o terrorista Habib Marwan. Eventualmente, descobriu um disco rígido em um apartamento, que continha esquemas de Caça Stealth. O avião é usado para abater a Força Aérea Um e fere o Presidente John Keeler.

Marwan foi capaz de ganhar o acesso às ogivas nucleares. Então Jack vai ao encontro de Lee Jong no Consulado Chinês. O Ex-Presidente David Palmer, que estava auxiliando o recém-empossado Presidente Charles Logan, tentou convencer os chineses a cooperar. Quando a cooperação da China não cumpriu o tempo adequado, Palmer autorizou uma invasão ao Consulado em uma missão secreta.

Jack captura Jong, que foi baleado e foi prontamente atendido. A única equipe de cirurgiões disponíveis estava trabalhando na cirurgia de Paul, o ex-marido de Audrey, que foi baleado quando ele salvou a vida de Jack. Jack forçou os médicos a operarem em Jong e Paul morre em consequência do mesmo. Audrey alegou que ela odiava Jack por isso. Em seguida, tem uma localização de Marwan.

Jack e Curtis acabam capturando Marwan, mas ele cometeu suicídio pulando de um edifício. Marwan tinha um míssil nuclear lançado, mas um míssil da Força Área consegue impedir o pior. Jack também foi forçado a se entregar às autoridades chinesas, quanto ao seu envolvimento na invasão do Consulado. Jack soube por Palmer que Dale Spalding, um agente do Serviço Secreto, foi enviado para matá-lo. Com a ajuda de Tony, Chloe, e Michelle, Jack consegue encenar sua própria morte e fugiu com uma nova identidade.




Após o Dia 4

Jack se encontra com Chloe em Chicago
Com chances de ser entregue aos chineses pelo governo do Presidente Charles Logan, Jack foi obrigado a se esconder, não tendo contato com sua filha Kim, ou sua namorada Audrey Raines. Por causa de sua situação, Jack teve que se deslocar de um local para outro, muitas vezes e de forma aleatória, mantendo contato apenas com Chloe O'Brian.

Doze meses após o Dia 4, Jack encontrou-se com Chloe, em Chicago, e ela informou-o sobre como Kim estava após a sua "morte". Ela também revela que alguém descobriu que ele está vivo. Jack é perseguido por uma moto e um automóvel preto. Depois de uma perseguição intensa, Jack é capaz de despistá-los

Eventualmente, Jack passou sob o pseudônimo de Frank Flynn, e conseguiu um emprego como um perfurador de petróleo trabalhando no Deserto de Mojave. Jack alugou um apartamento de Diane Huxley. O filho de Diane, Derek, teve dificuldade em aceitar Jack, quando sentiu que Jack escondia algo.


Dia 5

Jack no Dia 5
Jack estava vivendo como "Frank Flynn", quando soube que o Presidente David Palmer foi assassinado em Los Angeles. Quando Chloe avisa Jack e lhe disse que Michelle está morta e Tony ficou gravemente ferido por uma explosão, Jack decide voltar imediatamente para a ação. Com a ajuda de Wayne Palmer, Jack foi levado para o Aeroporto de Ontário, mas impediu um ataque de terroristas com a ajuda da CTU. Jack foi trazido de volta para a CTU.

Reintegrado pela CTU, Jack foi ao encontro de Walt Cummings, chefe de gabinete do Presidente Charles Logan, que ajudou a fornecer Gás Sentox a terroristas russos.

Eventualmente, Jack encontra uma ligação entre o Sentox e Christopher Henderson, o homem que o recrutou para a CTU há mais de dez anos. Jack trouxe Henderson de volta à CTU, mas o prédio da Unidade foi infiltrado pelo gás Sentox. Quando o gás foi dissolvido, Jack correu para a sala médica, onde ele encontrou Tony no chão. Henderson conseguiu injetar Tony com Hioscina-pentolônio e foge.

Jack e Curtis conseguem parar o ataque de Vladimir Bierko e o mesmo é levado sob custódia. Em vez de voltar para a CTU , Jack encontra-se com Wayne Palmer e Aaron Pierce. Jack soube que o Presidente Logan estava envolvido no assassinato de Palmer e na conspiração do Gás Sentox. Jack obteve acesso a uma gravação de áudio que provou isso, mas Henderson e seus homens tiveram várias tentativas para ter de volta. A gravação foi destruída, mas Jack foi obrigado a recorreu a outros meios e seguiu Bierko, que havia fugido para liberar o gás em um navio. Jack e Henderson chegaram a bordo do navio e Henderson desarma os mísseis. Jack mata Bierko e todos os inimigos, e ele também mata Henderson em vingança pela morte de Palmer, Michelle, e Tony.


Com a ajuda de Aaron Piece, Mike Novick, e a primeira-dama Martha Logan, Jack foi capaz de ter acesso ao Marine One e sequestrar Logan. Jack não conseguiu fazer com que Logan confessasse seu envolvimento, mas ele plantou um micro-transmissor em Logan. Martha foi quem enganou Logan em uma confissão e o Serviço Secreto tira Jack da custódia. Depois de falar com Audrey, Jack foi atender uma chamada de Kim. No entanto, ele foi sequestrado por homens mascarados e foi levado por Cheng Zhi, que queria vingança pelos eventos que aconteceram há 18 meses atrás.


Após o Dia 5

Jack é capturado pelos chineses
Os chineses buscavam informações da Segurança Nacional Americana e levaram Jack para a China, torturando até que ele diga qualquer informação. Jack permaneceu em silêncio e lutou para se manter vivo, não querendo morrer por nada. Sete meses depois de sua prisão, Jack foi enganado a revelar que Hong Wai era um espião dos Estados Unidos. Enquanto Jack não quis revelar qualquer informação por meio de tortura, Cheng arma uma falsa tentativa de resgate em que dois mercenários americanos disfarçaram-se como agentes de operações especiais para resgatar Jack da China. Quando escaparam, os dois agentes e Jack encontram-se com Hong, que Jack é claramente reconhecido. Cheng disse que Hong era espião e o executa. Jack volta para sua cela.


Dia 6



Jack volta da China depois
 de 20 meses na prisão
Durante o Dia 6, Jack Bauer foi devolvido pelo governo chinês sobre o pedido dos Estados Unidos para acabar com os recentes ataques terroristas. Durante este tempo, Jack ficou aliviado ao saber que iria morrer por uma causa. O terrorista Abu Fayed exigiu que Jack seja morto como vingança por ter assassinado seu irmão no passado. A CTU entrega Jack a Fayed, a fim de, supostamente, parar os ataques.

Ao saber que Fayed é o principal conspirador por trás dos ataques terroristas no momento, e que Hamri Al-Assad, o ex-terrorista responsabilizado pelos ataques era realmente inocente, Jack escapa do cárcere de Fayed e salva Assad de ser assassinado pelo Governo Americano. Fayed viria a detonar um dispositivo nuclear na cidade de Valencia, resultando que Jack vá em busca dos responsáveis ​​que adquiram esta arma.

Em sua investigação, soube que seu pai e seu irmão estavam envolvidos -- empresarialmente -- com os dispositivos nucleares, bem como durante os eventos durante o Dia 5. Jack iria descobrir a partir de seus familiares que mais quatro armas nucleares estavam em posse de Abu Fayed e do General russo Dmitri Gredenko. Jack pessoalmente resgatou as restantes armas nucleares por volta das 11:00pm, mas descobriu que Audrey Raines ainda estava viva e sob custódia do Governo Chinês.


Jack procura a ajuda da CTU para resolver o problema, mas quando percebe que não era possível, Jack tenta resgatar Audrey na surdina. A tentativa foi bem sucedida, mas Jack foi capturado, enquanto as armas nucleares caem nas mãos dos chineses. Foi revelado em seguida que Audrey tinha algum tipo de estresse pós-traumático e não estava se comunicando. Na CTU, Jack e Audrey são separados e James Heller coloca uma ordem de restrição para Jack.

Jack no Dia 6
Enquanto a CTU procura uma pista, a equipe de Cheng consegue invadir o edifício da CTU e mantém refém os funcionários da unidade. A tripulação de Cheng interceptam uma tentativa de fuga por Jack, Josh e Marilyn. Josh é sequestrado e mantido refém por Phillip Bauer, que estava envolvido na façanha. O resto da CTU, incluindo Jack e Marilyn, são mantidos como reféns. Jack e alguns funcionários da CTU planejam uma fuga. Jack vai atrás de Josh com a ajuda de Doyle e uma equipe tática.

Jack e Buchanan tomam um helicóptero da CTU e perseguem os criminosos que se dirigiam a uma plataforma de petróleo. Faltando 18 minutos para a plataforma de petróleo explodir, Jack se envolve em um tiroteio com inúmeros inimigos. Ele consegue capturar Cheng, envia Josh volta para o helicóptero e deixa Phillip morrer na explosão. Buchanan, Josh e Cheng voltam para a CTU, mas Jack decide visitar James Heller.

Ele quer Audrey de volta em sua vida, mas depois de uma conversa acalorada percebe que, enquanto Audrey estiver com ele, ela estaria em perigo. Jack se despede de Audrey, que dormia, e vai embora. Jack vai para o topo de um penhasco e contempla a vista do oceano no final da madrugada.




Após o Day 6

Em 24: Debrief, Jack toma
 Rick Burke como refém.
Quinze horas depois do final do Dia 6, Jack estava sozinho em um quarto de hotel assistindo a uma reportagem sobre a explosão nuclear, em Valência, quando alguém bate a porta. Ele recebe dois agentes da Divisão, Ramirez e Moss, que pediram a Jack os acompanhar para um interrogatório sobre os acontecimentos do dia. Jack concorda e sai com os dois agentes.

Na CTU, Bauer foi questionado sobre seu tempo na China e, especificamente, se ele tinha alguma coisa a ver com a morte de Marcus Holt, um dos melhores agentes do governo dos EUA na China, que morreu dois meses após a captura de Bauer. Horrorizado por ser acusado de abrir mão de um colega, Jack disse a Ramirez que não tem nada a ver com a morte de Holt. Ao tomar seu interrogador Rick Burke como refém, ele consegue convencer Ramirez para ir embora, mas não antes de prometer matar Ramirez, da próxima vez que se encontrarem.

Jack viajou o mundo e acabou chegando na nação africana de Sangala. Aqui, ele ficou com o seu velho amigo, ex-colega de Forças Especiais Carl Benton, que dirigia uma escola para órfãos de guerra resgatados.


Redemption


Jack em 24 Horas: A Redenção
Durante este tempo, Bauer ajudou seu amigo e ex-colega Carl Benton na Escola Okavango em Sangala. A essa altura, uma intimação havia sido emitida para Jack voltar para os EUA, para responder sobre acusações criminais por tortura em seu tempo na CTU. Frank Tramell, um oficial da Embaixada Americana em Sangala, tentou e, posteriormente, não conseguiu convencer Bauer para responder à intimação.

Após rumores de um levantamento rebelde liderado pelo General Benjamin Juma, um grupo de seus seguidores liderada por Youssou Dubaku invade a escola, a fim de recrutar os estudantes para o exército de Juma. Com os alunos escondidos com segurança, Bauer confronta os rebeldes matando vários, antes de ser capturado. Bauer foi interrogado e torturado por Dubaku e revela a localização das crianças. Neste ponto, Carl estava de volta e sinalizou para a chegada de Bauer. Pouco depois, Jack ajuda Benton a levar os órfãos para a Embaixada dos EUA. Benton foi morto na perseguição pelo líder dos rebeldes, o coronel Iké Dubaku, e Jack teve que renunciar a lamentar seu amigo perdido para levar as crianças Sangalanianas. Depois de Jack e os alunos chegaram à embaixada, Tramell deixou eles irem para os EUA.


Dia 7


Jack no Dia 7
Após a intimação enviada por Frank Tramell, Jack Bauer participa de uma audiência do Senado, encabeçada pelo senador Blaine Mayer, e foi questionado por violações dos direitos humanos cometidas pela CTU -- agora desmantelada. A investigação foi interrompida pela agente do FBI Renee Walker, que transportava Jack para a sede do FBI, em Washington DC, e informou-lhe sobre a ameaça à segurança nacional apresentada por Tony Almeida, o ex-amigo de Jack que tinha sido dado como morto há cinco anos e meio. Jack descobriu que Tony estava realmente trabalhando disfarçado com Bill Buchanan e Chloe O'Brian para descobrir uma conspiração no governo, e ajudou a chegar ao coronel Iké Dubaku, que tinha uma lista de todos os agentes públicos corruptos.

Jack interroga Tony na
sala do FBI em Washington
Jack pensou que ele tinha impedido com sucesso a ameaça, mas Tony o alerta sobre um novo ataque, desta vez na Casa Branca. Benjamin Juma e seus homens invadiram o prédio para forçar uma confissão da Presidente Taylor, mas seu plano foi frustrado por Jack e Buchanan. Isto é, quando Buchanan se sacrifica para eliminar os mercenários que tomam os funcionários como reféns na Casa Branca. Isto levou à compreensão da participação de Jonas Hodges, que planejava usar armas biológicas em solo dos EUA. Jack e Tony foram para a área onde a arma biológica estava sendo preparada. Jack conseguiu escapar com o caminhão com a arma, mas encontrou um vazamento no recipiente da Variante Prion e foi infectado.


Apesar de sua infecção, Jack continuou a trabalhar, finalmente conseguindo apreender Tony antes que ele pudesse realizar uma vingança pessoal contra Alan Wilson, o chefe que planejava usar a Variante Prion. Com Tony e Wilson em custódia, Jack foi para o hospital, e logo foi colocado em coma induzido por morfina. Embora inconsciente, Kim (que tinha voado para a capital para vê-lo nas audiências do Senado) interveio e pediu para passar por uma transfusão de células-tronco experimental.




Após Dia 7

Como resultado do tratamento de Kim, Jack sobreviveu a sua morte iminente, mas continuou a receber tratamentos em Nova Iorque, até duas semanas antes do Dia 8. Ele restabeleceu um relacionamento amoroso com a filha, e formou um relacionamento com seu genro e sua neta. Antes do Dia 8, Kim e Stephen decidiram se mudar de volta para Los Angeles para o trabalho de Stephen. Eles pediram para Jack voltar com eles e ele pensou a respeito, mas não lhes deram uma resposta definitiva.

Várias horas antes do Dia 8 começar, Jack foi ao zoológico com sua neta Teri, onde eles olharam para os ursos.


Dia 8



Jack no Dia 8
Jack retorna aos seus antigos caminhos, a pedido de seu amigo Victor Aruz, que lhe diz que alguém próximo ao Presidente Kamisitano Omar Hassan é um traidor. Jack junta CTU de Nova Iorque para ajudá-los e se reencontra com Renee Walker, que voltou a trabalhar disfarçada com a máfia russa. Após a morte de Hassan, Renee é assassinada. Traçando a conspiração, Jack descobre que Yuri Suvorov, o presidente russo está por trás de tudo. Chloe convence Jack a não matá-lo e fugir da área, para nunca mais ser encontrado novamente.




Jack foge no final da série original.

Após Dia 8

Enquanto Jack permaneceu em fuga, vários agentes apreenderam Chloe O'Brian durante a sua investigação sobre o seu paradeiro.


Interesses Românticos

Como personagem central de 24 Horas, Jack tem vários affairs. Mas devido ao seu trabalho e às situações de risco, nenhuma de suas relações deram certo.


A família Bauer
Teri Bauer (Dia 1): Sua esposa. Com ela teve, relativamente, um bom relacionamento antes do Dia 1, mas se separaram por algum tempo. Foi assassinada por Nina Myers e estava grávida de Jack. Sua morte foi um "mal necessário" para o desenrolar das temporadas seguintes.

Nina Myers (Dia 1-3): Sua amante. Teve um relacionamento com ele na CTU, mas quando Jack a deixou para voltar para Teri, ela começou a dormir com seu próprio subordinado, Tony. Nina era um agente duplo na CTU e assassinou Teri no final do Dia 1, mas de alguma forma já não tinha sentimentos por Jack. Durante a terceira temporada, ela é morta por Jack, como vingança pela morte de Teri.

Kate Warner (Dia 2-3): Ela é filha de um empresário comercial. Depois de ajudar Jack nos eventos do Dia 2, ambos começam a manter um relacionamento estável, até Jack se disfarçar para uma operação no México. O relacionamento esfriou e no início do Dia 3 dá a entender-se que Jack tivesse terminado.

Claudia Hernandez (Dia 3): A namora de Hector Salazar. Jack se envolveu romanticamente com ela durante o disfarce no México, que o fez recuperar o Vírus Cordilla. Claudia ajuda Jack a fugir em troca de uma passagem segura para os EUA para ela e sua família. Mas pagou caro por sua ousadia quando ajuda o agente Chase a escapar e é atingida por uma bala na cabeça. Sua morte foi imediata.


Depois de Teri, Audey
foi o maior amor de Jack
Audrey Raines (Dia 4-6): A filha do Secretário de Defesa Heller. Uma mulher casada, mas infeliz, e se relacionou com Jack sem o consentimento de todos. Ela retorna em 24: Live Another Day.

Diane Huxley (Dia 5): Uma mulher se mora com seu filho adolescente. Ela se envolve romanticamente com "Frank Flynn", que é na verdade Jack.

Marilyn Bauer (Dia 6): A mulher de Graem Bauer, irmão Jack. Eles tinham namorado há tempos atrás.
Renee em seus últimos
momentos com Jack.

Renee Walker (Dia 7-8): Ela conheceu Jack no Dia 7, mas eles não tinham um relacionamento amoroso até o Dia 8. No qual depois de fazerem amor, Renee foi morta pelo franco-atirador Pavel Tokarev, um agente russo, para evitar falar de uma conspiração secreta.





Curiosidades

  • Originalmente, o nome do personagem seria Jack Barret.
  • Fala fluentemente russo e alemão, espanhol, árabe e sérvio.
  • Segundo o roteirista Howard Gordon, o episódio final de 24 Horas estava originalmente escrita para terminar com a morte de Jack. Algo que já vinha sendo cogitado entre rumores nas últimas temporadas.
  • "24 Minutes" foi o episódio que
    levou Jack Bauer para
    Springfield em Os Simpsons
  • Kiefer Sutherland dublou o próprio Jack Bauer no episódio "24 Minutes" de Os Simpsons. O penúltimo episódio da 18ª temporada e a 399º da série animada. O mesmo foi apresentado nos EUA em 20 de maio de 2007.
  • Jack é o único personagem a aparecer em todos os 192 episódios de 24 Horas.
  • Seu nome aparece em todos os Previously on 24, exceto no episódio "Day 7: 4:00am-5:00pm".
  • Jack Bauer foi citado em várias séries americanas como Supernatural, The Office, House, Gilmore Girls, Uma Família da Pesada, etc. Uma bem curiosa foi sua paródia em Vila Sésamoonde apareceu como boneco.
Jack Bauer faz uma visitinha em Vila Sésamo
  • Sua marca registrada, sem dúvidas, é a expressão "Damn it!" ("Droga!"). Jack pronunciou a mesma durante as oito temporadas 131 vezes.
  • Entre todas as oito temporadas e mais o telefilme 24 Horas: A Redenção, Jack matou 268 pessoas!


Por trás do eterno agente da CTU

Kiefer Sutherland

Jack Bauer foi eternizado pela talentosa interpretação de Kiefer Sutherland. Nascido em 21 de dezembro de 1996 em Londres, Inglaterra (naturalizado no Canadá). É filho do veterano ator Donald Sutherland, que atualmente está na série de filmes Jogos Vorazes. Antes de Jack Bauer, o ator participou de vários filmes hollywoodianos. Os mais lembrados são Conta Comigo (1986) e Os Garotos Perdidos (1987), onde ele interpretou o vampiro David.

Sutherland como o vampiro
David em Os Garotos Perdidos
Com o tempo, Kiefer passou a interpretar personagens principais sem muita expressividade. Alguns até medíocres. Mas foi a partir de 24 Horas que sua carreira despontou mais uma vez e pra valer. O personagem de 24 Horas lhe rendeu o prêmio na categoria de Melhor Ator no Emmy (em 2006), Globo de Ouro (em 2002), etc. Na TV, viveu o protagonista Martin Bohm na enfadonha série da Fox Touch (2012-13), onde ele vivia na pele de um pai de um garoto autista que tinha "intimidade" com números. Por mais que ele interprete outros personagem, quem acompanhou assiduamente ao 24 Horas com o áudio original sabe que é inevitável deixar de associá-lo ao Jack. Impossível.

Kiefer já visitou o Rio de Janeiro  em 2007 para gravar um comercial de uma linha de carros da Citroën.

No Brasil, Jack Bauer foi interpretado primeiramente por Tatá Guarnieri, que já havia dublado o Kiefer em em outros filmes. Ficou até a terceira temporada, pois saiu devido a problemas entre a distribuidora Fox. Seus trabalhos em destaque são como o Metalder da série homônima japonesa de 1987, Kenshin Himura no anime Samurai X e o Chaves na redublagem para o DVD e na série animada.



Tatá Guarnieri, o primeiro
dublador brasileiro do Jack Bauer

Márcio Simões, o segundo
dublador do Jack

A partir da quarta temporada em diante, Márcio Simões foi quem dublou o personagem até o final da série. Embora as dublagens fossem feitas em São Paulo pelos estúdios Mastersound (até a 7ª temporada) e Sigma (8ª temporada), Márcio dublava no Rio de Janeiro. Sua voz é conhecida por interpretar centenas de personagens famosos em séries e desenhos animados. Atualmente ele dubla o Will Smith, só pra citar.


Rikiya Koyama, o Joe Kazumi de 
Kamen Rider Black RX, é quem empresta a voz
 ao Jack Bauer no Japão.

Uma certa vez, Kiefer disse numa entrevista em 2007 que tinha curiosidade em ouvir sua voz dublada em japonês. O seiyu (dublador) que o interpreta na terra do sol nascente é Rikiya Koyama. A curiosidade vale muito a pena mencionar, pois o ator é conhecido no Brasil pelo personagem Joe Kazumi no tokusatsu Kamen Rider Black RX (1988-89), exibido pela extinta Rede Manchete entre 1995 e 1997. Recentemente foi o seiyu dos personagens Ronaldo Kuriki no anime Devil Survivor 2 - The Animation (2013), Ryusei no Dereputa no tokusatsu Tensou Sentai Goseiger (2010) e tantos outros.


Ficha Técnica

Perfil de Jack na capa de 24,
 o quadrinho que contará os 

eventos entre os Dias 8 e 9.
Nome: Jack Bauer
Data de nascimento: 18 de fevereiro de 1966
Idade: 48 anos (24 [comic])
Local de nascimento: Santa Monica, Califórnia, USA
Afiliações: Unidade Contra Terrorismo (CTU), Departamento de Defesa, Agência Central de Inteligência (CIA), Exército dos Estados Unidos, Departamento de Polícia de Los Angeles.

Pai: Philip Bauer (falecido)
Mãe: desconhecida
Irmão: Graem Bauer (falecido)
Esposa: Teri Bauer (falecida)
Filha: Kim Bauer
Cunhada: Marilyn Bauer
Sobrinho: Josh Bauer
Neta: Teri

Status: Vivo
Primeira aparição: Day 1: 12:00am-1:00am
Última aparição: Day 8: 3:00pm-4:00pm (até o momento)
Também em: 24: The Game

Interpretado por: Kiefer Sutherland
Dublês: Troy Gilbert (dublê de motorista), Erik Stabenau, Christopher Leps
Dubladores no Brasil: Tatá Guarnieri (até a 3ª temporada), Márcio Simões (4ª temporada até o final)
Dublador no Japão: Rikiya Koyama

2 comentários:

  1. Deu muito trabalho pra achar muito no Bauer.mas tá legal.....e saber mais neste persona na espionagem na series e mudou profundamente as series ^^

    ResponderExcluir
  2. Fará mais Dark profile e faz com homer simpsons e ikki de Fênix e sucesso pelo blog ^^

    ResponderExcluir