terça-feira, 7 de janeiro de 2014

24 Horas - um prefácio sobre uma série inovadora

Em abril o (ex-)agente federal da CTU Jack Bauer estará de volta em mais um dia de cão na nova série 24: Live Another Day, o mais novo spin-off da série americana 24 Horas. Para entrar no clima de muita tensão, suspense e um tic-tac badalado por um relógio digital amarelo, o Blog DAILEON dedicará a partir de hoje, às terças-feiras, até a estreia do "novo dia", matérias/resenhas especiais sobre um dos programas de TV que mudou a cara das séries americanas e inovou um conceito para o horário nobre da TV local.


A concepção de uma corrida contra o tempo

Depois da estreia de 24 (título original do seriado), a TV americana não foi mais a mesma. Tanto os estadunidenses como o mundo todo parava pra acompanhar um programa de televisão que mexia com a adrenalina de quem passasse a testemunhar as 24 horas do fictício dia das primárias presidenciais. Em 2001, o mundo todo sofria com a sombra do fatídico 11 de setembro. Bem como uma das temáticas presentes de 24 era o terrorismo, o público precisava de um tempo para se recuperar do fato real para conhecer uma "fantasia" que estava por vir.



Garantida desde maio daquele ano para ocupar uma vaga nas noites de terça-feira pelo canal aberto Fox, 24 estaria marcado para começar em 30 de outubro. Por conta do terror que causou pânico ao redor do globo naquela época, o seriado teve o seu lançamento adiado para o dia 6 de novembro. Uma semana depois do previsto. O formato conceitual seria de uma temporada completa de 24 episódios. Sendo que cada episódio representaria uma hora na vida do protagonista Jack Bauer (interpretado pelo inglês -- naturalizado canadense -- Kiefer Sutherland). Algo inédito até então.

Até a gravação do 13º episódio (o número máximo inicialmente solicitados para as séries novatas), não havia a certeza de que seria um grande sucesso. Com o passar das semanas que adentravam, o resultado se tornava satisfatório para a Fox, fazendo com que em pouco tempo o programa ganhasse sua primeira temporada completa. Quanto maior a tensão, maior era a espera para o season finale. E assim foi a cada temporada. 

24 Horas garantiu por nove anos, apesar de altos e baixos, boas taquicardias para o seu público fiel, um universo expandido através de HQs, livros, novels, prequels, um game para PS2, um filme para TV, uma série exclusiva para celular, uma web série, e uma série indiana de mesmo formato em 2013, que ajudaram a consolidar o sucesso. Talvez nenhum outro semanal televisivo tenha tido tantos materiais de mídia como 24 Horas. O seriado até hoje é lembrado como um dos melhores da década de 2000, ao lado de Lost, Prison Break, Nip/Tuck e Dexter. Jack Bauer ainda é um dos ícone mais aclamados de uma geração e seu nome ainda é uma forte referência em citações de diversos segmentos da cultura pop em todo mundo. Além de explorar outra temática de importância na atualidade: os bastidores da Casa Branca!

O fato de 24 Horas ter um filme planejado -- que nunca saiu do papel -- e agora retornar com uma série limitada de 12 episódios, renova as esperanças de presenciar novas surpresas e a curiosidade em saber mais sobre a volta de Jack. Esperamos que tudo seja como nos velhos tempos.



NOTA 1: As filmagens de 24: Live Another Day estão agendadas para acontecer entre 25 de janeiro e 1 de maio.

NOTA 2: Na próxima semana vamos saber mais sobre a rígida e confusa linha do tempo de 24 Horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.