segunda-feira, 1 de maio de 2017

Belchior era o Bob Dylan brasileiro e tinha Beatles na veia

Os cearenses Belchior e Raimundo Fagner em 1982 (Foto: Athayde dos Santos)

Um talento reconhece outro. Foi assim quando Belchior despontou para o cenário musical. Em 1976 tinha compactos gravados e também seu primeiro álbum, gravado dois anos antes. Em 1971, Belchior venceu o Festival Universitário da Canção Popular, da extinta TV Tupi, com a canção "Na Hora do Almoço". A sorte de Belchior foi conhecer Elis Regina, que descobriu o cantor por causa das canções "Velha Roupa Colorida" e "Como Nossos Pais". Dois dos clássicos da saudosa "Pimentinha" compostas e gravadas por Belchior. 

Foi graças à Elis que Belchior ganhou projeção nacional. Alucinação, o segundo LP do cantor, surgiu graças ao produtor Marco Mazzola, da gravadora Philips, que deu suportes invejáveis para vários artistas como Roberto Carlos, Tim Maia e Raul Seixas. Seu talento foi reconhecido de cara pelo profissional que imaginou Belchior como um "Bob Dylan brasileiro". O disco Alucinação foi gravado em apenas três dias. Antes do lançamento, o clássico "Apenas um Rapaz Latino-Americano" foi lançado como single. Aliás, este seria o nome do segundo álbum, mas Belchior e Mazzola acharam que o título escolhido seria melhor.

Belchior compôs "Mucuripe" e apresentou para Fagner. Outro clássico da MPB que foi cantado por Elis e também por Roberto Carlos (o rei cantou esta música com Fagner num dos especiais de fim de ano). Apesar da descontinuidade da parceria, que durou pouco tempo, a amizade entre Belchior e Fagner foi firmada. Belchior tinha intelecto admirável e era fã incondicional dos Beatles. Sem dúvida esta referência ficou registrada na música "Medo de Avião" que faz citação à musica "I Want To Hold Your Hand" do quarteto de Liverpool. Além do estilo blues que foi uma forte caraterística nas melodias. Sua obra ficou eternizada como cult da Música Popular Brasileira.

Belchior morreu aos 70 anos na madrugada deste domingo (30) em Santa Cruz, Rio Grande do Sul, vítima de uma dissecção da aorta. Ele estava dormindo enquanto ouvia música clássica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.