terça-feira, 30 de maio de 2017

A lenda interneteira entre Dragon Ball Z e o trágico 11 de setembro

Você tem certeza mesmo que viu a transformação de Goku sendo interrompida pelo plantão?

Você lembra exatamente o que estava fazendo no dia 11 de setembro de 2001? Ou melhor, o que estava passando na TV aberta quando vários canais pararam suas respectivas programações quando ocorreram os atentados nos EUA? Se você respondeu "Dragon Ball Z na Globo" você está... redondamente ERRADO. Ou devo dizer que sua memória foi, digamos, trolada por informações errôneas da net afora. Esse é mais um daqueles boato que circulam no meio otaku há algum tempo e acaba pegando desavisados. Bem, mas cá vem este humilde "Mythbuster" ajudar a quebrar esse mito. Então vamos por partes:

Antes de qualquer coisa é preciso lembrar quando Dragon Ball Z estreou na Globo, em qual horário e até quais foram seus antecedentes. Após o fim da reprise de Power Rangers no Espaço, em 29 de junho (sexta-feira) daquele ano, a programação infantil foi reduzida por três semanas. Até esta data, o programa Bambuluá ia ao ar das 9h25 às 11h50 da matina. Sucedendo, de segunda à sexta, o Mais Você (com Ana Maria Braga) e o Praça TV (jornal local). A partir do 2 de julho de 2001 o Bambuluá estreava Digimon 02 e terminava mais cedo, às 11h15 da manhã. Era aí que entrava a Sessão Aventura em sua fase derradeira. Durante três semanas foram ao ar as séries Roswell (segundas-feiras), Sheena (terças-feiras), Parceiros da Lei (quartas), Stargate (quintas) e O Homem-Invisível (sextas). Isso tudo até o dia 20 do mesmo mês e desde então o bloco nunca mais voltou.

Em 23 de julho (segunda) o Bambuluá voltou a ter de volta seus quarenta e poucos minutos cortados pelas séries norte-americanas. Para formar uma dobradinha com a segunda temporada dos seres digitais, a Globo lançou pela primeira vez na TV aberta a saga Majin Boo de Dragon Ball Z. As sagas anteriores foram exibidas de DBZ passaram na Band, além da série completa no canal pago Cartoon Network. Esta saga começa no episódio 200 e ia ao ar sempre de segunda à sexta. Dragon Ball Z sofreu duas pausas na programação durante a exibição dos episódios inéditos daquele momento. Uma no dia 30 de agosto (quinta) em virtude do sequestro de Silvio Santos. E outra em 11 de setembro (terça) devido aos atentados.

É preciso que se diga que Dragon Ball Z JAMAIS passou em nenhuma dessas duas datas de 2001 na Globo. Principalmente em 11 de setembro. Os atentados ocorreram por volta das 9h45 de Brasília (8h45 da Nova Iorque). Uma série de anime estava sim passando na mesma hora e não era na Globo. A Record estava exibindo Sailor Moon R às 9h30 da manhã. Mais precisamente o episódio 12. Foi interrompido pelo plantão da emissora. A segunda temporada de Serena e suas amigas começaram em 27 de agosto de 2001 (segunda) no extinto Eliana & Cia.

Quanto ao DBZ, pela sequencia, estava previsto para ir ao ar no dia 11 de setembro de 2001 o episódio 235 (Vou te comer), onde Majin Boo transformou Dabura em biscoito. Este episódio foi ao ar no dia seguinte, em 12 de setembro (quarta). É só calcular com os dados acima pra comprovar que o quebra-cabeça não está errado. Mas você deve estar se perguntando: "César, eu vi na internet um vídeo onde o plantão da Globo interrompia no exato momento em que Goku se transformava em Super Saiyajin 3". Então, isso aconteceu em Dragon Ball Z no episódio 245 (O Super Saiyajin 3). A exibição do mesmo na Globo aconteceu em 26 de setembro (quarta). Exatos 15 dias após os atentados. E a transformação não sofreu cortes nem nada disso. Aquilo que você deve ter visto por aí é tudo montagem de gente que está usando de má fé. Não faz sentido também por um detalhe: antes das 10h da manhã as principais emissoras já estavam cobrindo o fato histórico. E DBZ começava depois das 11h.

Com isso, não tem como dizer que as aventuras de Goku foram interrompidos no clímax. Se você acreditava nisso até agora, você não está mais trolado. Não é preciso exatamente você ter uma boa memória (ainda que indispensável). Basta questionar, pesquisar com mais profundidade pra não cair em qualquer pegadinha por aí. Com os dados citados acima dá pra se ter um norte para comprovação Mito detonado.

Ah, antes de qualquer coisa, a TV Globinho (não confunda com o Globinho, dos anos 70, ok?) era apenas um quadro do Bambuluá entre julho de 2000 e dezembro de 2001. Substituindo o Angel Mix (apresentado pela Angélica). Curiosamente, foi o período onde a série de anime Samurai X se despedia da programação matinal e dava lugar ao clássico Digimon Adventure, respectivamente. Só a partir do dia 1 de janeiro de 2002 (terça-feira) é que a TV Globinho passou a ser oficialmente contada como um programa próprio na grade da Globo. Um dos destaques do lançamento era Power Rangers o Resgate, pela primeira vez na TV aberta naquela época.

Um comentário:

  1. O mais triste nisso tudo não seria nem o boato e montagens com o plantão da Globo e sim pessoas a fora mais preocupadas com um desenho sem graça e insuportável do que com centenas de vidas que eram perdidas cruelmente naquele dia !! E sim ! Odeio DBZ !!!!!

    ResponderExcluir