quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Cancelamento de Ultraman Tiga pela Record é mais um mistério que jamais será desvendado

Marcelo Del Greco fala sobre o licenciamento de Ultraman Tiga (Foto: Reprodução/Jbox)

Neste fim de semana saiu a segunda e última parte da entrevista com Marcelo Del Greco ao canal Jbox. O jornalista - que passou pela revista Herói e atualmente está na Editora JBC - também foi responsável por parte do licenciamento de Ultraman Tiga no Brasil, como sócio da distribuidora Mundial.

Ultraman Tiga tinha tudo para continuar o legado das séries japonesas de tokusatsu na TV brasileira. Estava com mais pontos de audiência do que Pokémon (na época estava em sua segunda temporada por aqui) e tinha todo um material que estava sendo licenciado. Além de Ultraman Dyna e Ultraman Gaia, havia também planos de redublarem séries antigas como Ultra Seven e O Regresso de Ultraman e até o inédito Ultraman Ace. Na época em que Ultraman Tiga estava em exibição na Record, o filme Ultraman Tiga: A Odisseia Final também estava em exibição nos cinemas do Japão e estava nos planos da distribuidora para trazer nas telonas brasileiras.

O que não dá pra entender é o real motivo da saída do guerreiro da luz da TV faltando apenas quatro episódios para finalizar a série. Acredita-se por aí que Eliana tenha sido o pivô, pois a série era uma das atrações de seu programa na Record. Porém isso não foi mencionado. É um detalhe que cabe aos bastidores e talvez ela tenha estivesse insatisfeita com o material em seu programa. Por um lado, Ultraman Tiga era muito violento/sério/dramático para um programa com conteúdo mais "inocente". Merecia estar numa faixa jovem como umas 19h ou 20h. Por outro, a Record poderia dar uma chance ao herói colocando num horário justo e condizente ao enredo.

É claro que isso não dependia da Mundial nem do Marcelo. As emissoras de TV são soberanas nas decisões de horário. O que pode ajudar ou complicar no resultado final. O fato é que Ultraman Tiga é mais um mistério que não deverá ser desvendado tão cedo e não dá pra entender o cancelamento de uma série que tinha tudo para renovar público. Triste realidade.

O encontro de Tiga e Ultraman foi ao ar apenas na Rede 21

8 comentários:

  1. Eu achei estranho ele dizer que dava mais pontos que Pokémon, se fosse assim, não teriam tirado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns pontos de diferença, Quiof, porém significativos. Era sinal de que o negócio era rentável.

      Excluir
  2. Que sacanagem. Eu amava essa série quando era criança e não fez sucesso só porque a Eliana achou que a série era violento. Queria saber se ela assistiu algum Tokusatsu "violento" da Manchete antes de ficar comentando sem pensar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a Eliana não comentou nada sobre isso, Ranger Hawk. Talvez ela tenha estranhado esse tipo de seriado em seu programa. Não se sabe. Poderia ser qualquer série, independente se passou na Manchete ou não.

      Excluir
    2. È provável que tenha simplesmente considerado inedequado
      para seu programa.Considerando que Sailor Moon estreou logo
      depois é óbvio que o público principal dela eram meninas,e como todos sabem tokusatsu é considerado algo que só meninos
      podem apreciar,ainda que ainda existam meninas vendo Power
      Rangers isso é considerado raro.O problema é que Eliana
      realmente teria dado a desculpa de ser muito "violento",o
      que fica idiota quando se lembra que a progamação infanto-juvenil da Record chegou a exibir Xena matando monstros
      e bandidos de maneira bem mais violenta que o Tiga.

      Excluir
  3. Conheci a série no UHF , porquê ela foi parar lá soube aqui. Mas não considero difícil imaginar que a apresentadora teve a palavra final pra limar a série da grade da Record.Á época Eliana era o último suspiro de uma era de loiras que faturam horrores, Xuxa Meneghel é sua clones ,vendiam tudo na TV , esperta e bem assessorada Eliana pegou elementos dos produtos da TV Cultura é fez sucesso no seu novo emprego. Quando havia sinais de desgaste lhe entregaram Pokémon .Tiga pelo que li veio depois é Agregou . Acontece que ela Tinha uma imagem no mercado publicitário ( uma espécie de professora eletrônica) , e como fazia muito dinheiro , Pokémon era um Mal necessário,Tiga não! Sem nenhum produto similar na concorrência ( leia se Globo e SBT ) foi fácil descartar a série. Fato que depois provou se um equivoco ,pois como a globo comprou Digimon ,neutralizou o fenómeno Pokémon ,Retomando a liderança ,e ousando já que imediatamente colocou Dragon Ball e eas séries da Saban.E Eliana? Bem , se foi responsável mesmo .nunca saberemos oficialmente,porém em minha visão ela perdeu Tb com a saída de uma.serie ultra , Já que poderia ter acontecido um novo boom como foi na extinta TV Manchete.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Job, também acredito nessa possibilidade da Eliana ter pedido para tirar o programa do ar. Porém não podemos confirmar e tudo fica na base das suposições. Na realidade Tiga estreou num momento onde Pokémon estava no auge. A segunda temporada do animê estreou em 21 de fevereiro de 2000 (umas 11h15) e Ultraman Tiga uma semana depois, em 28 de fevereiro (depois das 10h30). O desgaste de Pokémon veio meses depois com a concorrência de Digimon. Tiga deveria estar num horário justo e no começo do horário nobre, pelo menos. E seria legal ter uma dobradinha de Ultras de duas gerações. Talvez despertaria o interesse de quem ainda não conhece e/ou tem preconceito com a franquia.

      Excluir
  4. Perfeito. Eu tenho até uma ideia de um programa assim , adptado claro, pra estes tempos de streaming e interatividade nas redes sociais, é só um devaneio contudo pessoas como vc eo mestre Nagado não poderiam faltar . lamentavelmente a visão estreita dos executivos das TVs não contempla este possibilidade

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.