sábado, 30 de setembro de 2017

As datas de lançamento de National Kid no Brasil


National Kid é foi o primeiro grande super-herói japonês que invadiu a TV brasileira a partir de 1964. O ano de estreia pode ser confuso para desavisados que acabam confundindo data e informações como emissoras de TV. Nos anos 60, o herói da quarta dimensão ganhou três estreias e em diferentes emissoras. Para ajudar o público a se situar na cronologia, o Blog Daileon preparou uma linha do tempo com datas de estreia e seus respectivos registros da época.

Antes de qualquer coisa, é preciso que se diga que o provável representante das primeiras produções japonesas no Brasil atende por Noriyoshi Yamashita. Ele foi o mesmo responsável pelo licenciamento do animê O Oitavo Homem por aqui. A estreia deste desenho aconteceu na Globo nos anos 60 e tinha exibição em horário nobre. Época em que a emissora carioca preenchia sua grade com enlatados. Hoje em dia isso seria improvável para a programação da Globo (ou se já não era desde a instituição dos horários das novelas das seis e das sete).

Tivemos pelo menos três estreias do clássico na década de 60. Confira a seguir os registros:

No dia 5 de março de 1964, o caderno Ilustrada da Folha de S. Paulo destacava a exibição de National Kid pela TV Record (canal 7) na faixa das 19h. Este provavelmente seja o primeiro contato do Brasil com o tokusatsu. Pelo indício, a série estreou antes do período militar em abril daquele ano.






Em 8 de maio de 1964, a extinta TV Rio (atual RecordTV Rio) estreou o seriado japonês. Com patrocínio da marca de brinquedos Estrela.



E finalmente em 3 de agosto de 1965, a extinta TV Piratini de Porto Alegre, (afiliada da Rede Tupi e atual SBT Rio Grande do Sul) anunciava a estreia do "garoto propaganda da National" no bloco Cinelândia.





Não menos importante, National Kid teve uma sobrevida nos anos 90 com o relançamento da série através da licenciadora Sato Company. O saudoso Emerson Camargo voltou a dublar mais uma vez o herói quase três décadas depois. O dublador era proprietário do estúdio Windstar (o mesmo das séries tokusatsu Winspector e Patrine). Por exigência da Sato Company, a menção da versão brasileira levou o nome de Emerson Camargo, em consideração ao dublador. Inicialmente a previsão de lançamento era para setembro de 1993, mas foi adiada para 7 de outubro e contou com uma festa de lançamento em 23 de setembro. Segundo entrevista do sr. Nelson Sato ao programa E No Próximo Episódio..., o material sofreu atraso por parte da Toei Company. Assista ao vídeo:



O ano de 1993 marcou o 85º da imigração japonesa no Brasil. Infelizmente não foi um sucesso de vendas e as dublagens das sagas dos Seres Abissais e dos Zarrocos do Espaço. A versão para VHS é a mesma que a Toei Video lançou em 1987. Sem o formato episódico e com as sagas sendo distribuídas como "filmes".

Em 25 de março de 1996, a extinta Rede Manchete inaugura o bloco Japa Action entre 19h e 20h. Nele haviam três programas trazidos pela Sato Company.

De segunda à quinta, a série nipo-americana de tokusatsu Superhuman Samurai (adaptação de Gridman) ia ao ar às 19h00. Ultraman era exibido às 19h30. Às sextas, National Kid ocupava a grade. Seguido das reprises de Solbrain (série licenciada pela extinta Tikara Filmes, do sr. Toshihiko Egashira).

Como o material veio da versão estendida da Toei, a Manchete teve que criar um formato episódico para a TV e só foram apresentadas três, contando o início da saga dos Incas Venuzianos. Nunca houve uma continuidade na saudosa emissora dos Bloch, devido a baixa repercussão do público que já estava acostumado com as novidades da época. National Kid ficou no bloco Japa Action até o dia 10 de maio de 1996 (faltando exatamente três anos para a extinção da Manchete). A partir do dia 13 de maio, o Japa Action inaugurou Shurato (também pela Tikara) e ia ao ar de segunda à sexta das 19h às 19h30. Das 19h30 às 20h ia ao ar Superhuman Samurai, de segunda à quinta e Ultraman, às sextas. O Japa Action foi ao ar pela última vez em 31 de maio do mesmo ano (antecedendo a mudança de programação na grade infanto-juvenil noturna com a estreia do animê Samurai Warriors).

Em 2002, a Cinemagia lançou dois discos com a saga dos Incas Venuzianos. Mais tarde, em 2009, A Focus Filmes, embalada pelo sucesso de vendas de Jaspion, Changeman e Jiraiya em DVD, lançou em dezembro daquele ano a primeira box - de um total de duas - de National Kid. Este material contava com a redublagem dos anos 90 e o mesmo formato estendido direto da Toei. A segunda box, lançada em 2010, trazia episódios inéditos em vídeo e com dublagem da DuBrasil. Substituindo Emerson Camargo, entrava Afonso Amajones para dublar Masao Hata/National Kid.

O clássco ganhou sobrevida no extinto canal de streaming Wow! Play entre meados do segundo semestre de 2016 e fevereiro de 2017. Atualmente é apresentado no canal Tokusatsu TV (via YouTube) desde sua inauguração em 10 de fevereiro de 2017.

Agradecimentos ao meu amigo Matheus "Dyna Black" Mossmann e ao leitor Quiof que me ajudaram com os antigos materiais de registro.

Bônus: assista à homenagem ao Emerson Camargo que o canal TokuDoc, do meu amigo Danilo Modolo, apresentou em julho deste ano:

5 comentários:

  1. Não sei porque mas na primeira vez que eu olhei para esse herói eu pensei, "esse é bem obscuro hein?". Por que? Porque ele entra mais no "porão da obscuridade" (digamos em qualidade).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da obscuridade que você está referindo, Ranger Hawk. No geral, National Kid ainda é lembrado e cultuado até hoje, com efeitos ou defeitos especiais.

      Excluir
    2. Bem, isso aí já é questionável pro meu gosto.

      Excluir
    3. É aquilo que eu digo: não adianta julgar o livro pela capa nem julgar o herói pela aparência. Estás perdendo um ótimo clássico.

      Excluir
    4. Eu nem juguei o título e nem a aparência, mas ver o que eu posso fazer.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.