Super Giant ou "Super Gigante" no Brasil |
No post anterior eu fiz um balanço sobre os lançamentos de National Kid no Brasil. Desde a provável data de estreia (que antecede o período militar) até hoje. Na ocasião, o leitor Quiof, uma das pessoas que me ajudaram na pesquisa (e a quem registro mais um agradecimento), me enviou outro achado.
Em 27 de dezembro de 1958, uma edição da revista Cine Repórter trazia, na página 25, um anúncio de um festival de filmes japoneses realizado em São Paulo pela Meca Cinematográfica e Nippon Filmes do Brasil. Foram 10 títulos ao todo. Curiosamente um deles é tokusatsu. O anúncio menciona o filme Super Gigante o Homem de Aço, estrelado pelo ator Ken Utsui falecido em 2014. Pela descrição, o filme é do Super Giant. O primeiro super-herói cinematográfico do Japão.
Super Giant totalizou 9 filmes lançados originalmente para as telonas entre 1957 e 1959 pela extinto estúdio Shintoho Company. O herói ganhou adaptação americana através dos filmes Atomic Rules of the World, Attack from Space, Evil Brain from Outer Space (os três são de 1964) e Invaders from Space (este último é de 1965). Lembrando que o primeiro herói da cultura pop japonesa é Fantomas, em 1931 e o primeiro da TV japonesa foi Gekko Kamen, em 1958. O "Super-Homem" japonês é conhecido nos EUA como Starman e na França e na Itália como Spaceman.
Não se sabe exatamente qual destes filmes foram exibidos. No mesmo festival houve alguns filmes listados com a participação de Ken Utsui como Vitória Esplêndida e O Rei do Box.
Veja o anúncio:
Confira na íntegra esta edição da revista Cine Repórter aqui. A fonte é do site Hemeroteca Brasileira.
Esse registro aponta a exibição de Super Giant como a primeira produção tokusatsu a vir para o Brasil ainda no final dos anos 50. Antes mesmo de National Kid, a primeira série televisiva de tokusatsu a ser exibida por aqui, a partir de 1964. A exibição de Super Giant foi diretamente voltada para o público paulista que tinha ali um contato com o cinema japonês. Já National Kid foi destinado ao grande público. Por isso sua popularidade e reconhecimento como o primeiro grande herói nipônico na TV brasileira.
Na edição número 7 da revista Neo Tokyo, da Editora Escala, o finado editor e quadrinista nipo-brasileiro Minami Keizi, contou em sua coluna Cultura Nippon que chegou a assistir Super Giant no cinema e confirma o sucesso. Confira na caixinha vermelha da página:
Fica o destaque de mais um curioso momento de um tempo remoto. Um acréscimo para a história do tokusatsu no Brasil.
Leia também:
- Nanairo Kamen quase passou nos anos 60 e seria a série tokusatsu mais antiga no Brasil
Excelente registro, César!
ResponderExcluirE saiu pelo menos uma revista tipo fotonovela em quadrinhos desse herói. O título da publicação era Spaceman e cheguei a ter um exemplar em mãos. Só não lembro o ano da edição.
Abraço!
Valeu, Nagado! Ontem mesmo eu conversava com o Matheus Mossmann e na ocasião ele me contou sobre a existência dessa fotonovela. É mais uma novidade pra mim. São detalhes como esses que enriquecem ainda mais a história do tokusatsu no Brasil. Abraços!
Excluir