quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Falta de ética de brasileiros contra artistas japoneses nas redes sociais chega ao cúmulo do absurdo

Sayoko Hagiwara não aceita mais brasileiros nas redes sociais

Hoje cedo o Bone do canal Resistência Tokusatsu fez um vídeo importante sobre tokusatsu e educação. Lá ele falou sobre estranhos comportamentos de fãs do estilo em seus respectivos perfis nas redes sociais. Antes de prosseguir com o texto, dê uma olhada primeiro aqui pra entender a situação.

É vergonhoso ver o tamanho da falta de educação de alguns brasileiros. Repito: alguns. Não são todos, obviamente. Faz mais de cinco anos que eu sigo alguns atores de tokusatsu e também artistas de animesongs. Não dá pra acompanhar todos de uma vez só. Mas sempre que eu vejo me deparo com algumas esquisitices. Sempre tem um ou outro tiete virtual que fica chamando atenção de um determinado artista e se aparecer. Isso não é legal.

O bom mesmo é acompanhar e ver o que o artista está postando. Nem tudo o que é postado é referente ao que marcou a sua carreira. Certo? Então por que ficar dizendo algo como "Red Flash é rei" em tudo o quanto é foto? É chato pro ator que com certeza deve se sentir invadido até. Resultado disso é que Tota Tarumi (o Red Flash) não quer muito contato com os seus fãs brasileiros. Ele está certo? De certa forma sim. Não é xenofobia, mas sabe aquela situação onde o justo paga pelo pecador? É bem esse o caso.

Outro exemplo dado foi o caso de Sayoko Hagiwara não aceitar mais brasileiros nas redes sociais. É triste que uma respeitosa atriz - casada inclusive - receba de algum estrangeiro fotos sensuais da sua juventude na sua timeline. Repito: ela é uma senhora casada. Casada com Yuu "Dyna Yellow" Tokita, caso não saibas. Por favor, um mínimo de bom senso, respeito e informação.

Esse tipo de situação não acontece apenas no nicho de tokusatsu. Acontece também no nicho dos animes. Por exemplo, sou fã da cantora Yumi Matsuzawa. Sempre que posso eu vejo suas atualizações. Posso ser lá o meu amor platônico, mas como disse em outro post, tenho os pés no chão. Tenho plena consciência das minhas limitações como fã. Bom, sempre vejo o povo escrever em suas fotos no Facebook algo como "linda", "kawaii" e por aí vai. Uma interação mais inteligente é quase nula. Ainda bem que há alguns fãs que a respeitam e fazem comentários condizentes aos posts.

Então, se você segue algum artista, procure ser educado. Ficar compartilhando fotos deles é anti-ético. Os artistas são pessoas comuns que tem as mesmas necessidades que qualquer ser humano. Eles também tem vida pessoal. E lembre-se que algum ou outro artista pode ser simpático. O que não dá direito a mim ou você a forçar a barra, marcar em tudo o que é post, etc. Japonês tem a cultura de ser reservado e de não expor a vida pessoal. E não é porque você é brasileiro que deve se achar no direito de se comunicar com o ator/cantor como se estivesse trabalhando pra algum tabloide sobre fama. Menos, meu povo.

PS: Agora, uma garota achar que está namorando Shouhei "Jiban" Kusaka é viver num eterno conto de fadas. Santa paciência!

3 comentários:

  1. O mesmo vale pra quem acompanha cosplayers, artistas ou demais celebridades, não importando de que país. Cadê a educação e o respeito? Depois, não adianta reclamar de levar "bans" ou de acusações por serem "stalkers" desaforados(as).
    Pomba!

    ResponderExcluir
  2. Educação na internet é uma matéria que devia ser ensinada nas escolas. A falta de noção de alguns aí chega a ser absurda, pqp! E isso não acontece só com artistas de tokusatsu não! Daqui a pouco toda rede social vai ter filtro anti-br.

    ResponderExcluir
  3. por causa deste tipo de comportamento que nunca veremos esses atores em eventos de anime aqui no brasil... realmente lamentavel!!!!!!!

    ass: Eduardo - Punk da Periferia

    ResponderExcluir