quarta-feira, 22 de abril de 2015

Chappie, uma relação de amor e ódio entre o público

O sofrido robô-título do filme

Sem muita divulgação e praticamente despercebido pelo publico geral, Chappie estreou nos cinemas brasileiros na última semana. O filme é dirigido pelo sul-africano Neill Blomkamp (o mesmo de Elysium e Distrito 9) e mostra um cenário de uma violenta Joanesburgo - a maior cidade da África do Sul - dominada pelo crime e combatida por robôs policiais criados pela empresa Tetravaal.

A trama começa quando o cientista/projetista Deon Wilson (Dev Patel, do filme Quem Quer Ser um Milionário?) é sequestrado por um trio de criminosos. Ironicamente (ou não), dois deles são interpretados por rappers de um grupo local chamado Die Antwoord: Ninja e Yolandi Visser (que tiveram seus nomes artísticos usados para seus respectivos personagens). Eles armam o sequestro para que Wilson crie um robô que possa ser-lhes útil para um determinado assalto planejado por eles.

Mal sabem os bandidos que com Wilson estava um robô que estava para ser ativado (sem permissão) e logo foi batizado como Chappie. O robô, apesar de ter atitudes infantis (por motivos óbvios), é dividido entre seguir os ensinamentos de seu criador ou passar pelo mal caminho do crime.

Chappie é um filme que tenta ser fofo e agradar em alguns momentos. Em troca, abusa absurdamente da violência. É difícil saber se você sente pena do robô ou raiva do mesmo. Passa perto de ser um Jonny 5 em alguns momentos pela sua inocência e carisma. Mas tudo isso vai por água abaixo quando sofre as consequências de sua (má) educação e falta de compreensão do mundo real.

O filme em si é estranho e sua conclusão é bizarra. Sigouney Weaver não teve uma grande participação que ajudasse o enredo. Ela não passou de uma chefona mandona. Hugh Jackman também esteve presente no elenco e estava totalmente irreconhecível. Talvez pelo seu penteado horroroso (pra não dizer lambido) que estragou o seu visual. Curiosamente, o ator Sharlito Copley é escolhido pela terceira vez consecutiva por Blomkamp para participar em seus filmes. Aqui ele interpreta a voz de Chappie e aparece rapidamente em uma das cenas finais. Copley aparecerá em Alien 5 como um Xenomorfo. Outro filme que será dirigido por Neill Blomkamp.

Chappie estreou nos EUA em março deste ano e foi repudiado pela crítica. Além de ter sido um fracasso na bilheteria mundial. Seguramente um fiasco e isso está estampado na testa do robô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.