sábado, 7 de outubro de 2017

Terra Formars - Missão em Marte

O filme chega ao Brasil direto-para-vídeo

Despercebido pelo público brasileiro, Terra Formars - Missão Marte chega ao nosso mercado em DVD via Focus Filmes. O filme estreou no Japão em abril de 2016 e contou com distribuição local da Warner. É baseado no mangá/animê conhecido por suas cenas fortes cenas fortes. Por aqui, a previsão inicial era para o começo deste ano e está à venda desde o final de agosto.

O enredo é basicamente o mesmo da obra original de Yu Sugasa. No distante ano de 2599, os humanos estão em busca de um novo lar e preparam terreno para uma colonização em Marte. Para testar o ambiente, baratas foram enviadas para o experimento há cerca de 500 anos. A experiência foi uma catástrofe e as baratas se tornaram em criaturas humanoides, dotadas de uma terrível força. Sem saber sobre a missão, jovens são enviados para uma missão especial e descobrem que tudo era uma conspiração. Para destruir os Terra Formars, esses jovens astronautas da Bugs-2, que foram criminosos no passado, sofrem mutação de DNA com habilidades especiais baseadas em diferentes tipos de insetos.

Dirigido por Takashi Miike (de Zebraman 2), Terra Formars tem bons efeitos especiais. Não tão perfeitos em algumas ocasiões, exagerados em outras, mas compensados pelas cenas de ação e brutalidade. Quando transformados, os guerreiros são apresentados com seus respectivos nomes científicos de cada espécie, com direito a breves explicações. Um aula básica que pode servir de referência. Alguns trajes são dignos de cosplay e até um ou outro que lembram os integrantes da banda de rock KISS, só que mais feios e transmutados. No começo a impressão que fica é que as coisas andam rápidas demais e a coisa vai tomando um rumo natural com intercalação de flashbacks dos astronautas (mostrando as frustrações de cada um) e a difícil luta pela sobrevivência.

O elenco japonês tem nomes de peso de cinema e TV do Japão: Emi Takei (Kaoru Kamiya da trilogia Samurai X) como a bela Nanao Akita; Kane Kosugi (o Ultraman Powered de Ultraman: The Ultimate Hero e o Ninja Black Jiraiya de Kakuranger) como Deus Lee; o ator e cantor japonês Tomohisa Yamashita (Joe Yabuki do live action de Ashita no Joe) como Jin Muto; Rinko Kikuchi (Mako Mori do primeiro filme de Círculo de Fogo) como Asuka Moriki, entre outros.

A dublagem brasileira é bacana. Escapam algumas vozes chatinhas, mas isso é compensado por veteranos. Destaque para Fábio "Shura de Capricórnio" Moura na narração e para Marcelo "Shurato" Campos como o espalhafatoso vilão Ko Honda, interpretado por Shun Oguri.

Terra Formars - Missão em Marte perde para o live action de Ataque dos Titãs em bizarrice. É mais bem feito, pode cativar fácil algum apreciador de ficção-científica e não tem tanta enrolação como acontece no mangá/animê. Uma pena que esteja tão mal divulgado.

O mangá de Terra Formars é publicado no Brasil pela Editora JBC. Já a série animada está disponível pelo canal de streaming Crunchyroll.

Um comentário:

  1. Eu tenho até um mangá dessa série. Eu li e achei incrível!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.