quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

O que esperamos do filme nacional de Jaspion no cinema

Jaspion vai ganhar um remake oficial no Brasil (Foto: Divulgação/Sato Company)

Se você é daqueles que esperavam (ou pensaram em) ver uma participação maior de Jaspion no primeiro filme da série Space Squad, uma boa notícia: o maior super-herói japonês no Brasil vai ganhar o seu primeiro filme. E não é uma produção japonesa. Trata-se de um remake oficial e 100% brasileiro. Com produção da Sato Company, o filme tem aval da Toei Company, o estúdio que produziu a série original em 1985. A nota saiu em primeira mão pelo site Omelete na tarde desta quarta (21). Um dia antes da data em que Jaspion e Changeman completam 30 anos de estreia na extinta Manchete. 

Algo inédito e totalmente inesperado. Aliás, esta pode ser a primeira adaptação brasileira de um super-herói japonês do gênero tokusatsu. Nos anos 90, o sr. Nelson Sato, CEO da Sato Company, tinha planos para fazer uma adaptação brasileira de Cybercop, da Toho Company, devido ao grande sucesso na saudosa emissora da família Bloch. Porém o projeto nunca saiu do papel. Seria precursor de Power Rangers no formato de utilização de cenas japonesas e inclusão de atores estrangeiros. Porém não a primeira da história do tokusatsu. O pioneiro foi Godzilla, o Rei dos Monstros. Produção nipo-americana de 1956 que serviu de adaptação do filme original do kaiju da Toho.

É bem verdade que as opiniões estão divididas, mas ainda é cedo pra dizer se o filme irá vingar ou não. Tudo vai depender do conjunto da obra que a Sato irá reunir daqui pra frente. O mínimo que esperamos deste remake - que promete uma repaginação/atualização dos personagens - é uma fidelidade à mitologia do Tarzan Galático e que faça referências aos principais elementos da trama. Mais do que isso, é necessário uma consultoria e trabalho de pessoas que entendam e dominem, nos mínimos detalhes, sobre tokusatsu e saibam com que estão lidando. Seria pedir muito uma direção de Koichi Sakamoto? Quem sabe, mas tem que ter alguém que manje de cenas de ação, tokusatsu e alguém que tenha uma competência próxima a dele. Dependendo da produção, os efeitos especiais tem que ser os melhores possíveis. Seja para maquetes (por que não?) ou algo superior. O clipe "On The Rocks", primeiro single de Ricardo Cruz (da banda JAM Project) pode ser uma forte referência. Desde o local da pedreira até o modelo de sequencias de ação e efeitos especiais. E não menos importante: o fator roteiro. É essencial, ou melhor, primordial que a história tenha coerência e faça uma boa adaptação. Obviamente não dá pra injetar 46 episódios numa película de uma hora e meia ou duas horas. Por isso, personagens importantes e que acrescentam a mitologia sejam bem conduzidos.

O elenco será divulgado em agosto, durante o festival de filmes japoneses. Até lá vamos nos deparar com especulações de todos os tipos enquanto não saem mais informações oficiais. Espera-se que o elenco tenha bons atores. O único palpite que dou é de uma possível participação do sr. Sato e sua filha Jacqueline Sato. Afinal, no passado, o sr. Sato contribuiu com a narração de Cybercop. Já Jacqueline cantou o tema de abertura de Doraemon (a série de 2005) e tem uma carreira de atriz em ascensão.

Não se sabe ainda se esta nova produção terá ou não ligação com a série original. Mas será legal ver uma aventura inédita do Jaspion nas telonas. Este pode ser o primeiro passo para o tokusatsu se destacar mais uma vez para o grande público brasileiro. Ou seja, fora da esfera do fandom.

Atualização

O canal TokuDoc, tocado pelo meu amigo Danilo Modolo, entrou em contato com o sr. Nelson Sato nesta quinta (22) e o mesmo esclareceu, em primeira mão, detalhes sobre o filme de Jaspion. Assista o vídeo extra aqui.

13 comentários:

  1. Fiquei muito contente com o anuncio do filme do Jaspion, pois nos brasileiros que somos fãs de Jaspion esperávamos que ele participasse do Space Squad lutando literalmente.Só espero que essa produção brasileira não modifique muito o visual do nosso metal heroe, alguma pequena inovação é sempre bem vinda,cito como exemplo o arqui rival Magaren em Space Squad que foi acrescentado detalhes em sua armadura e também veio com um poderoso golpe de.luta, com aquela espada bem invocada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Breno. Também estou contente com a novidade. Acredito que a Sato Company deverá mudar alguns detalhes de forma que fique identificável à Metaltech suit da série. Abraços!

      Excluir
  2. Mandei a sujestao deles terem Sakamoto como diretor da produção ,já ajudaria bastante ,acho que ficaria legal ele ganhar um,upgrade no fim do filme ,assim como acontece com os riders atuais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Roberto. O mínimo que a gente espera é que o Sakamoto dirija o filme. Dá pra trazer gente do Japão pra trabalhar na produção.

      Excluir
    2. Falando no Koichi Sakamoto, o que vocês acharam dele dirigindo Filmdes de Franquias como "Velozes e Furiosos" e "007"?

      Excluir
  3. Esse filme precisava mesmo de ajuda da Toei.Basta ver a segunda temporada de Power Rangers Mighty Morphin no Netflix onde as lutas com uniforme eram muito fracas e comparar com séries como PR Time Force e PR SPD para ver como a colaboração dos japoneses faz diferença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anderson. Como a Toei deu aval, é possível que a própria faça uma nova armadura.

      Excluir
  4. Bom dia César excelente noticia, mas essa notícia pelo vi no site "Omelete" tambem diz da intenção do Sr. Nelson Sato em produzir e que o mesmo tem o aval da Toei, mas o problema é que o mesmo vai ter que ir atrás de investidores, produtor roteiro e etc, mas é sim uma boa noticia. Concorda com o argumento. Mudando de assunto estou acompanhando "Kamen Rider Build" graças à voce!!! Parabéns pelo blog!!! Tá show!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daiohsama. Por enquanto o filme ainda está apenas nos planos do sr. Sato. Espero que tudo dê certo, mesmo que leve um certo tempo. E fico feliz por ter sido útil na sua decisão. O Build é uma grande série. Abraços.

      Excluir
  5. Isso aí já é uma ótima notícia, porém eu não sei se vai implicar aqui no Brasil porque como o tudo tá diferente talvez não deve ter TODO aquele estilo que estávamos acostumados como a violência e tal mas vamos ver como é que será o resultado. Ficaria melhor ainda se o Koichi Sakamoto fosse diretor desse filme. Enfim, mesmo não tendo visto a série toda, vou cruzar meus dedos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Half Hawk. O Jaspion tem um nome bem conhecido no Brasil. Boa parte do público é formado por quem assistia nos anos 80 e 90, mas acredito que pode conquistar novos fãs. Se acontecer mesmo, espero vê-lo com a mesma qualidade do primeiro filme do Gavan. Abraços.

      Excluir
  6. O UOL publicou isso
    https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2018/02/23/coisas-que-ja-sabemos-sobre-o-filme-do-jaspion-que-sera-feito-no-brasil.htm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Quiof. Eu tinha visto essa notícia. Os dois últimos pontos da matéria são um incógnita. O orçamento inicial da Sato é de US$ 2 milhões (cerca de R$ 6 milhões e uns quebrados). Falta ainda um investidor aparecer para ajudara bancar esse orçamento. Os gastos com efeitos especiais são altos. Sobre projeto de um filme do Jaspion nos anos 90, creio que tenha sido um equivoco de informação por parte da UOL. Pois o sr. Nelson Sato queria mesmo fazer uma adaptação nipo-brasileira de Cybercop nesta mesma época. Quem tinha os direitos de Jaspion nos anos 90 ainda era a Everest/Tikara, do sr. Toshihiko Egashira. A Sato Company detém os direitos de Jaspion desde 2015.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.