quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Paulo Celestino deu um show como Máscara da Morte no filme A Lenda do Santuário

Paulo nos estúdios da DuBrasil (Foto: Divulgação/CavZodiaco)

Perdemos mais um talento na dublagem. Paulo Celestino nos deixou na manhã desta terça-feira, dia 7 de novembro. Quem vivenciou os anos 90, provavelmente irá lembrar sua voz como o Babar adulto, do desenho As Aventuras de Babar. Exibido na programação infantil da TV Cultura. Nas séries tokusatsu foi o vilão Gatezone de Kamen Rider Black RX e fez um trabalho que lembra um pouco a atuação de Ricardo Petinne. O Taurus (Bilgenia) de Kamen Rider Black.

Foi em Cavaleiros do Zodíaco que Paulo deixou seu principal legado. Inicialmente como Ohko e como Jango, foi eternizado na lembrança dos fãs como o terrível Máscara da Morte de Câncer. Sua última atuação como o personagem foi em Os Cavaleiros do Zodíaco: Alma de Ouro, que será lançado direto-para-vídeo no Brasil em 2018, pela PlayArte.

Sua maior e melhor interpretação, sem dúvida alguma, foi no filme Os Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário. A atuação desta versão do Máscara da Morte dividiu opiniões na época do lançamento. Ainda assim, mesmo que aparentemente fugindo um da essência do vilão, se aproximou do Contador da Morte de Câncer, do mangá Next Dimension e de outras referências ligadas ao teatro grego. Paulo deu um show de interpretação que lembrou algo como musicais da Disney, por exemplo. Sempre que assisto ao filme, me divirto com a versatilidade que ali ele deixou. A cena não será vista da mesma forma após a morte de Paulo Celestino. Melhor dizendo, além de nos fazer rir (que é o meu caso) ou se irritar, haverá um pesar na minha lembrança.

Em homenagem ao mestre de ouro, deixo um vídeo deste momento que ficará marcado na história da carreira de Paulo Celestino:


3 comentários:

  1. Os fãs mais antigos de CDZ podem me atirar pedras,mas eu queria
    ver um remake da saga de Hades com o Máscara da Morte cantando
    Thriller! Mas agora a versão dublada de Soul of God vai ter uma
    aura triste.

    ResponderExcluir
  2. Um dia cinzento. Parecia que era o dia ideal para a partida do ator e dublador Paulo Celestino (conhecido dos fãs de “Os Cavaleiros do Zodíaco” por ter imortalizado a voz brasileira do Cavaleiro de Ouro da casa de Câncer tanto na primeira dublagem – exibida na extinta Rede Manchete - quanto nas outras dublagens que se seguiram: OVAs, Movies, Videogames)...

    Para mim fica uma dor e um vazio. O Vazio de nunca ter visto ele num evento e de ter feito aquela pergunta que – como fã – gostaria de poder ter feito... E ouvido.

    Os Elíseos ganham um novo guardião. Parta com Luz Paulo! Você não tem idéia do quanto de gente você alegrou por aqui nos últimos 23 anos de sua passagem por este plano...

    ResponderExcluir
  3. Sem ele, o personagem não tem mais a graça como antes.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.