quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Estrelas Lendárias - Genival Santos

Genival era uma das maiores referências da música brega

Nesta terça-feira (18) morreu o cantor Genival Santos. Uma das maiores ídolos-pop da música brega, que foi vitimado de um câncer de pulmão. Sou suspeito pra falar do cantor, pois suas músicas fazem parte das memórias de minha infância/adolescência e, principalmente, do início da minha carreira no rádio, onde comecei em um programa especialmente dedicadas às músicas do gênero na extinta rádio comunitária Paupina FM (de Fortaleza-CE). Hoje é o homenageado na seção Estrelas Lendárias.

O cantor estava debilitado devido à metástase que havia adquirido devido à doença, que o levou à uma metástase. Sua voz inconfundível é uma das mais conhecidas da música brega nordestina.

Genival veio da Paraíba, mais precisamente da cidade de Campo Grande. Passou pelo Rio de Janeiro e veio morar em Fortaleza. Ele começou sua carreira nos anos 70 e até hoje carrega fãs de todas as idades. Até mesmo dos mais jovens que conhecem seus hits. É impossível falar de Genival e não se lembrar de músicas como "Eu Te Peguei no Flagra", que foi sua música mais conhecida. Dentre os 28 discos que gravou (tendo cerca de 5 milhões de cópias vendidas), outras canções mais conhecidas foram "Sangue do Meu Sangue", "Sendo Assim", "Se Errar Outra Vez", "Eu Não Sou Brinquedo", "Livro Aberto", "Dupla Traição", "Preciso Parar Pra Pensar", "Meu Coração Está em Greve", "Peço Bis", "Amor de Verão" e tantas outras.

O jovem baixinho despontou quando passava pelo palco do saudoso Flávio Cavalcanti para se apresentar e a produção de seu programa de auditório recebia cerca de 1.500 cartas pedindo para que ele voltasse a cantar. Genival foi ovacionado e desde então era aclamado pelos nordestinos. Por causa de sua voz poderosa, derrubou grandes nomes da música de seu tempo e vendeu 80 mil cópias de seu primeiro LP.

Suas músicas ainda estão presentes em vários estabelecimentos e deixa aquele sentimento nostálgico agora ao ouvi-lo. Genival deixa um legado para a música brega, onde é reverenciado desde o começo de sua trajetória de 40 anos. Sendo assim, Genival merece ser apreciado pelas próximas gerações. Para quem ainda não o conhece, seu carisma pode o pegar no flagra e fazê-lo curtir sem parar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.