segunda-feira, 12 de março de 2018

TV Diário faz tratamento absurdo com séries japonesas e fãs cearenses aprovam

Flashman é uma das vítimas da inconstante transmissão

Meses atrás escrevi este texto sobre a transmissão bagunçada que a TV Diário fazia com o animê Super Campeões (Captain Tsubasa J) no final de 2017. Eram erros bem piores que a extinta Rede Manchete fazia nos anos 90 com as séries japonesas. Ok, dava pra relevar tais problemas na época pois eram bem pequenos. A emissora situada em Fortaleza (também conhecida fora do Ceará por ter tido sinal aberto até uns anos atrás após incomodar a Globo) inaugurou sua nova programação em janeiro e de lá pra cá tem apresentado mudanças significativas. Um provável aquecimento para as comemorações de seus 20 anos em julho que vem.

Além de repaginar antigos programas e lançar novas atrações, a TV Diário lançou desde então uma nova grade de séries, desenhos e filmes clássicos. Não se sabe bem quanto a permissão dos respectivos direitos de exibição de enlatados na emissora. Apesar de não ser o carro-chefe da programação, séries japonesas tem chamado atenção do público saudosista que parece não se importar de jeito nenhum com erros crassos que a TV Diário vem cometendo. Apesar da chamada da sessão de desenhos anunciar a "volta" de Jaspion, Changeman, a TV Diário jogou as séries tokusatsu Changeman, Flashman, Cybercop, Ultraman, Kamen Rider Black RX e o animê Shurato. Todos de forma incompleta, com episódios pulados, encerramentos cortados no meio e quase sempre voltando ao primeiro episódio sem dar muitas satisfações com seus espectadores.

Antes da sessão, há um horário isolado para séries tokusatsu que está no ar desde o final de janeiro. A primeira da vez foi Cybercop que teve os mesmos erros citados acima, além de já ter finalizado um dos episódios em meio a um diálogo, ir para o intervalo minutos antes da veiculação dos eyecachtes (as vinhetas de intervalo) e (pasme!) um salto gigantesco do episódio 13 para o episódio 22. Quem estava assistindo pela primeira vez com certeza não entendeu absolutamente nada ao ver Lúcifer surgindo no meio da trama e perdeu toda a reviravolta que tinha acontecido com a chegada do anti-herói.

Sem ao menos passar o episódio final, a TV Diário colocou desde semana passada a série original do Ultraman no lugar dos Policiais do Futuro. Ao que parecia ter um timing correto no primeiro episódios, os erros foram aparecendo ao limar o tema de abertura (sem "Ultraman no Uta" é sacrilégio!) e ter começado o terceiro episódio durante um diálogo entre Akiko, Hoshino e um guarda, antes de serem surpreendidos pelo monstro Neronga. E ainda na mesma semana, a TV Diário exibiu o mítico episódio 15 de Flashman (aquele onde Kaura aparece e Flash King tem o braço decepado) e no dia seguinte voltou para o primeiro episódio. Nestas duas sequências, a emissora ignorou completamente o segundo episódio.

E logo na manhã desta segunda (12) entrou Kamen Rider Black RX sem mais nem menos no lugar de Ultraman (que mudou de horário), a partir do segundo episódio, com o importante diálogo entre Issamu e seu tio cortado pelo break comercial, sem encerramento e (pasme! 2) o título da série apareceu como "Black Kamen Raider RX". Existe uma diferença gritante entre Rider e Raider. Sem contar que a série foi confundida com Kamen Rider Black, que ficou conhecido oficialmente no Brasil como Black Kamen Rider. A impressão que fica é que temos um estagiário ou algo assim cuidando da programação. A TV Diário chegou a rebatizar Cybercop como "Cybercops". Veja aí o erro com Black RX:


O confuso rebatismo de RX (Foto: Reprodução/TV Diário)

O que era pra ser um descontentamento entre os fãs de tokusatsu/animê, virou um mero espetáculo por parte do próprio público cearense nas redes sociais, que parecem não se importar com tais problemas e pensam que estão voltando aos distantes anos 80 e 90. As desculpas são as mais clássicas possíveis: pra ver séries da época da Manchete "de volta" à TV aberta e dar aquela "moralzinha" para uma exibição ilegal que não sabe nem por onde vai a cronologia. Obviamente isso não implica a todos os fãs cearenses, mas é que esse tipo de reclamação seria normal - e com toda razão - quando alguns desses erros acontecessem em materiais oficiais (DVD, canais de streaming etc). Quer dizer, há quem deixa a nostalgia falar mais alto que a razão e vemos por aí a defesa ao indefensável. Não dá mesmo pra entender.

Nas redes sociais é fácil de encontrar essas euforias. Aqui vão dois exemplos encontrados no Twitter:


- "Fico muito feliz em ver que a TV Diário está se tornando a sucessora espiritual da TV Manchete, só hoje pela manhã assisti Cybercop, Shurato e agora tá passando Kamen Rider Black RX. De novo que felicidade ver isso na tv aberta."

- "Black Kamen Rider passando atualmente na TV Diário, e me respeito que sou da época que passava na Manchete"


E é preciso que se diga: Atualmente quem possui direitos de Cavaleiros no Brasil é a Angelotti Licensing (representante nacional da Toei Animation) e a mesma série, junto com Dragon Ball Z, possui exclusividade na TV aberta pela Rede Brasil, que exibe em HD. Logo os direitos de Jaspion, Changeman e Flashman pertencem atualmente à Sato Company. Estas três séries e mais Jiraiya, Jiban e National Kid estão disponíveis de graça pelo canal oficial Tokusatsu TV, via YouTube.

Bem, é aí que essa discussão gera um questionamento: O que é mais? Comprar ideia de um material licenciado quando o mesmo apresenta qualidade impecável ou promover na internet da vida uma transmissão que sequer consegue dar conta de séries japonesas? Outra pergunta fica no ar: a TV do Nordeste tem mesmo licença para exibir produções japonesas que são caras no mercado?

14 comentários:

  1. acho que e sem autorizaçao ,se eu nao me engano rx pertence a saban ,mas brack kamen rider, acho estranho eles passaren cibercop, quando no proprio canal da sto no you tube nao tem ainda . quem sabe eles estao exibindo com permiçao. uma pena que aqui no parana . nao pega mas a tv diario pela parabolica.gostavo muito das tigresas do joao inacio show.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unknown, não tem Cybercop no Tokusatsu TV pois os direitos foram expirados há anos.

      Excluir
    2. RX não pertence a Saban, na verdade a antiga Saban não existe mais, ela foi vendida pra Disney junto com a ABC Family (atual Freeform) da Fox, mas a Disney só continuou com Power Rangers, anos depois, o Haim Saban fundou uma nova Saban, a Saban Brands, que comprou Power Rangers da Disney como essas outras séries foram canceladas, perderam a licença da Toei.

      Excluir
    3. Assim, Quiof, a antiga Saban é a mesma Saban Brands. Ela readquiriu os direitos de Power Rangers e de seus spin-offs em 2010. Tanto que as marcas de VR Troopers e Beetleborgs foram renovadas no ano passado. O mesmo pode acontecer com Masked Rider. É bom frisar que na época que Kamen Rider Black RX e Masked Rider passaram num mesmo período dos anos 90. Houve um acordo entre a extinta Everest Video e a Saban. A primeira teve direitos pra passar o Black RX na TV aberta enquanto Masked Rider teve direitos na TV paga. Inclusive o sr. Toshihio Egashira (a.k.a. Toshi) comentou sobre isso numa recente entrevista que ele deu no canal do Jbox no YouTube.

      Excluir
  2. Eu perguntei à própria página da Sato Company no Facebook
    Eles me responderam que a TV Diário não os procurou pelos direitos de exibição das séries deles(Jaspion, Changeman, Flashman, Jiban e Jiraiya)
    Logo entendendo que sim a exibição da TV Diário é ilegal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Moisés. Está tudo errado por lá na emissora. :/

      Excluir
  3. Só o fato de apresentarem Kamen Rider Black RX já denota que a exibição é ilegal. Afinal a licença da série não é renovada há pelo menos 20 anos. E como todos sabem a Tikara Filmes é apenas uma vaga lembrança.

    Daqui a pouco vão soltar as mesmas desculpas que a Rede Brasil falava quando era sua vez de exibir ilegalmente as produções.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aniki. Isso é verdade. O que é engraçado, pra não dizer trágico, é que o fandom de tokusatsu daqui nd Ceará parece não se importar com isso e nem com os erros na programação. Além de não ter licença, a TV Diário acaba tirando do ar a qualquer momento ou repetindo a série parando em determinado ponto de alguma trama. Eu queria muito ver esse burburinho nas redes sociais, por parte dos fãs cearenses, quanto aos poucos materiais legalizados de tokusatsu no Brasil. A divulgação por aqui é penosa.

      Excluir
  4. Eu acho que, pra Diário, essas séries são só mais uma no meio da programação infantil deles. Mas se a gente incentivar eles a tentar uma parceria com a Sato, quem sabe... De um lado temos a Diário querendo fazer programação infantil. Do outro temos a Sato com algumas aquisições ''empoeirando''. Acho que dá pra rolar uma parceria...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe um dia, né Jason Scott? Se hoje a Rede Brasil tem licença exclusiva de Cavaleiros e Dragon Ball Z, o caminho pode ser inverso de hoje pra TV Diário. Vai depender muito da situação ($$$) da emissora.

      Excluir
  5. Sou do Ceará e não assisto! Não acho legal dar moral pra uma emissora que tranmite conteúdo sem autorização, não é dessa forma que teremos um dia de assistir novamente um tokusatsu novo na TV aberta no Brasil. E hoje em dia temos vários serviços de estreems legais que valem a pena assistir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafaela. Também não dou moral. Aliás, eu nem iria escrever esse post, mas o que me motivou foi ver alguns fãs da nossa terrinha divulgar a transmissão oficial enquanto existe material oficial. Falando em TV aberta, ela já tomou seu próprio rumo.

      Excluir
  6. Muita gente não dá a mínima, se fosse eu, reclamaria por tal absurdo e o pior, imagine se fosse as utilizado legalmente?

    Outra coisa, a Globo continua ainda na tv diário?

    Sou da época em que aqui em SP e sem parabólica passava a programação só dá região mesmo 100% com seus programas diários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. A TV Diário nunca foi da Globo. A TV Diário faz parte do grupo Edson Queiroz. A TV Verdes Mares é a afiliada da Globo no Ceará e faz parte do mesmo grupo.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.