terça-feira, 20 de março de 2018

Os Bárbaros Invadem a Terra; um clássico do tokusatsu de 1957


A Toho estava se firmando no conceito de fazer filmes de monstros e de ficção científica com recursos próprios de produção. Após produzir dois filmes de Godzilla (leia aqui e aqui) e um de Rodan, o estúdio oficializava um novo projeto cinematográfico para contar aventuras de ficção científica. Essa era a vontade de Ishiro Honda. O lendário diretor queria trabalhar em um filme de ficção científica mais realista. Fazendo uma metáfora com o cenário da Guerra Fria. Oriente contra Ocidente e transmitir uma simples e esperançosa mensagem universal de paz onde a humanidade estaria unida para criar uma sociedade pacífica.

O produtor Tomoyuki Tanaka recrutou Jojiro Okami, um engenheiro aeronáutico e piloto de testes militares para escrever o roteiro de um novo filme. Mais tarde, Okami se tornaria autor de filmes como Mundos em Guerra (Battle in Outer Space, 1959), Gorath (1962) e Dogora, O Invasor Espacial (Dogora the Space Monster, 1964). Durante o desenvolvimento do filme, Honda, respeitando os cientistas, temia o perigo da ciência e imaginava que quem pudesse controlá-la poderia assumir a Terra inteira.

Assim surgia o projeto Chikyu Boeigun (algo como "Força de Defesa da Terra") e foi lançado nas telonas do Japão em 28 de dezembro de 1957. Baseado no conto de mesmo nome escrito por Shigeru Kayama (1904-1975). Conhecido nos EUA como The Mysterians, o filme também passou no Brasil como Os Bárbaros Invadem a Terra. Foi a primeira produção da parceria entre Honda e o diretor de efeitos especiais Eiji Tsuburaya no projeto TohoScope, em formato anamórfico similar à antiga tecnologia de filmagem e projeção CinemaScope. Portanto o primeiro filme tokusatsu no formato de tela 16:9 ou widescreen. Segundo biografia sobre Ishiro Honda, publicada em outubro de 2017 por Steve Ryfle e Ed Godziszewski, os números precisos de orçamentos para a produção de Os Bárbaros Invadem a Terra são esquivos. Honda havia mencionado em certa ocasião que este foi o filme mais caro que Godzilla e Rodan.


O contra-ataque de Moguera

Durante um tradicional festival de verão, próximo ao Monte Fuji um misterioso incêndio destrói uma floresta em grande proporção. Cientistas tentam desvendar o caso através de um asteroide que teria passado uma vez entre os planetas Júpiter e Marte. Acredita-se que isso seja obra de invasores do espaço. O astrofísico Ryoichi Shiraishi nomeou o corpo celeste como Mysterioide.

Enquanto a equipe investigava a área do incêndio, ocorre um grande terremoto provocado pelo robô gigante Moguera (leia: "Môguerá"), que estava camuflado nas montanhas. O ataque de Moguera obriga os cidadãos a evacuarem a cidade. Enquanto isso, o exército trava uma batalha para derrubar a criatura mecânica.

Os alienígenas chamados de Mysterianos (eles usam capacetes e óculos escuros. Um visual bastante brega nos dias de hoje) se revelam para os cientistas e dizem que sabem sobre os cientistas, até mesmo seus nomes. Os Mysterianos querem um "pequeno sacrifício" para evitar uma possível guerra: eles desejam se acasalar com mulheres da terra para procriar uma nova raça de Mysterianos. Previamente foram escolhidas cinco, sendo que três delas foram capturadas. Caso a exigência não seja cumprida, a Terra sofrerá um ataque com bombas de hidrogênio (mais uma referência às causas e efeitos da radioatividade no período pós-guerra). Isso sem contar que os invasores ameaçam disparar um raio com um poder equivalente a um terremoto na região de Kanto.


A primeira tentativa de negociação entre os terráqueos e os Mysterianos

Com excelente trilha sonora de Akira Ifukube (o mesmo de Godzilla), Os Bárbaros Invadem a Terra é um prato cheio pra quem curte clássicos da década de 50, sci-fi, aliens, naves, raios, explosões, arsenais de guerra, pânico e tudo o que uma boa produção do gênero tem direito. São de lá efeitos sonoros que posteriormente foram utilizados em clássicos como Ultraman e Ultra Seven.

Os Bárbaros Invadem a Terra é simplesmente um dos melhores filmes kaiju da era de ouro da Toho e que todo fã de tokusatsu deveria procurar para assistir. Divertidíssimo!

Atores em destaque

Moguera recauchutado nos anos 90
O elenco principal foi formado por atores haviam participado de filmes anteriores de tokusatsu pela Toho. Kenji Sahara foi o ator que viveu um homem num barco em Godzilla e viveu o protagonista Shigeru Kawamaru em Rodan!... O Monstro do Espaço. Neste filme ele interpreta Joji Atsumi. A belíssima Yumi Shirakawa foi Etsuko Shiraishi. Anteriormente havia feito par com Kenji Sahara no filme de Rodan e ambos contracenariam juntos mais uma vez no ano seguinte no filme O Monstro da Bomba H.

Momoko Kochi, a Emiko Yamane do primeiro filme de Godzilla, foi Hiroko Yamamoto. A personagem foi a noiva do astrofísico Ryoichi Shiraishi, vivido nada mais e nada menos do que o lendário astro dos filmes kaiju Akihiko Hirata. Mais uma vez os dois contracenam como casal de noivos que não deu certo. E não para por aí. O personagem de Hirata é um personagem a se prestar bastante atenção, pois ele guarda algumas surpresas para quem ainda não assistiu.

Takashi Shimura foi o Dr. Tanjiro Adachi. Outro personagem importante na trama. Shimura é conhecido principalmente por viver Kambei Shimada em Os Sete Samurais (de Akira Kurosawa) e o Dr. Yamane no primeiro filme de Godzilla.

E o saudoso dublê Haruo Nakajima vestia neste filme o traje do mecha Moguera, vilão que ganharia outras versões posteriormente. 

Curiosidade

O mecha Moguera ganhou uma releitura em 1994 como M.O.G.U.E.R.A., no filme Godzilla vs. SpaceGodzilla. Tanto a versão antiga da era Showa quanto a da era Heisei já apareceram em diversas mídias da franquia Godzilla em games e livros. Na TV japonesa, Moguera aparece na série Godzilla Island, atualmente disponível mundialmente via YouTube pelo canal oficial do Rei dos Monstros. Sempre com "novos" episódios às segundas e sextas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.