quarta-feira, 14 de março de 2018

Rodan!... O Monstro do Espaço (1956)

O monstro dos céus devastando tudo

Godzilla foi um marco na história do cinema japonês. Isso possibilitou que o daikaiju fosse conhecido mundialmente. Em 1956, estreou nos EUA o filme Godzilla, King of the Monsters (No Brasil: Godzilla, o Monstro do Mar e/ou Godzilla - O Rei dos Monstros), adaptação do filme original de dois anos antes, quando nascia despretensiosamente o gênero tokusatsu. Enquanto isso, a Toho resolve criar um novo monstro para o cinema. Um clássico que se tornou uma obra de arte e uma referência para produções de tokusatsu e até mesmo na cultura pop em geral.

Rodan!... O Monstro do Espaço (ou Sora no Daikaiju Radon; algo como "Radon, o Monstro Gigante dos Céus") é historicamente considerado como o segundo maior sucesso do produtor Tomoyuki Tanaka. É também o segundo trabalho de filmes kaiju/tokusatsu da extensa carreira do lendário diretor Ishiro Honda. O filme que estreou no Japão em 26 de dezembro de 1956 foi escrito por Ken Kuronuma. Novelista de ficção científica que ficou conhecido também por roteirizar o clássico Varan - O Monstro do Oriente (1958).


O monstro inseto Meganulon

Em Kyushu, no sul do Japão, uma pequena aldeia de mineração de Kitamasu é inundada. Os mineradores resgatam uma vítima que sofreu ferimentos fora do comum. A princípio, Goro, um dos mineradores que havia desaparecido, se torna suspeito, porém com descrição. Ao procurar Goro, alguns mineradores encontram uma misteriosa criatura que ataca-os ferozmente.


Mesmo com as suspeitas, Shigeru Kawamura, um colega de Goro, não acredita que o colega tenha sido capaz de atacar seus companheiros de forma tão macabra. Um dia, quando vai visitar Kiyo, a irmã de Goro, Shigeru é surpreendido pelo paleozoico monstro inseto Meganulon. Os policiais e também os mineradores vão atrás de deter Meganulon (ele faz um barulho terrivelmente ensurdecedor), que em seguida ataca um dos homens.

As pistas vão surgindo e apontam para uma ameaça bem pior. Numa velocidade supersônica, uma criatura gigante, semelhante a um pteranodonte começa a fazer suas vítimas. Eis em cena o monstro Rodan (Radon). O mistério gera outros mistérios. De onde veio Rodan? Teria ele vindo do espaço? Seria uma criação da natureza ou do próprio ser humano? Qual o meio de derrotar Rodan? Para ajudar a desvendar o caso, os trabalhadores contam com a ajuda do biólogo Kyuichiro Kashiwagi, que pode ser a chave para deter o monstro.


Rodan!... O Monstro do Espaço foi primeiro filme colorido de kaiju/tokusatsu. Mais uma vez Eiji Tsuburaya trabalhou com maestria com os efeitos especiais, que ficaram bem melhores do que os dois filmes anteriores de Godzilla. As cores também devem ter ajudado a deixar as cenas de catástrofes mais realistas possíveis -- para os padrões da época. Foi nesse filme que nasceram sequencias de explosões, civis correndo desesperados no meio do dia e arsenais como tanques e mísseis etc. Modelo que serviu de inspiração para produções de tokusatsu nas décadas seguintes (incluindo até mesmo aquelas séries oitentistas que passaram no Brasil) e que estão presentes atualmente em séries das franquias Super Sentai e Power Rangers.

A trilha sonora é assinada por Akira Ifukube, o lendário maestro que compôs para os filmes de Godzilla, além de grandes clássicos da Toho. E aqui vai mais uma honrosa menção ao saudoso dublê Haruo Nakajima, o mesmo que assumia o papel do Rei dos Monstros. Curiosamente, ao filmar a cena onde Rodan cai da Ponte Saikai, a polia que segurava o sr. Nakajima se quebrou e o dublê caiu de uma altura de 7 metros. Mas felizmente as asas e a água com um metro e meio de profundidade absorveram o grande impacto.

Rodan volta a aparecer nos filmes Ghidrah, O Monstro Tricéfalo (1964), A Guerra dos Monstros (da franquia Godzilla; 1965), O Despertar dos Monstros (da mesma franquia; 1968), Godzilla vs. Mechagodzilla II (1993), Godzilla - A Batalha Final (2004) e futuramente em . Já Meganulon voltou a aparecer somente 44 anos depois no filme Godzilla vs. Megaguirus (2000).

Rodan é um clássico obrigatório do tokusatsu e é ícone da cultura pop. Curiosamente, o personagem já foi uma das formas da criatura sobrenatural Pennywise no livro It - A Coisa, do mestre do terror Stephen King. A referência de um daikaiju surge ao lado de outros personagens conhecidos do cinema como o Lobisomem, o Drácula, o Monstro da Lagoa Negra, Frankeistein, entre outros. Rodan deverá ganhar uma versão americana em 2019 no filme Godzilla: o Rei dos Monstros, da saga MonsterVerse do estúdio Legendary, onde prepara terreno para a luta entre Godzilla e King Kong. Uma boa dica para já entrar no clima.

Assim como a maioria dos filmes clássicos de Godzilla e outros filmes kaiju da Toho, Rodan foi exibido no Brasil em circuitos de cinema no Bairro da Liberdade, onde se concentra a maior colônia japonesa no país. Passou na TV aberta pelas emissoras Tupi, Record e Bandeirantes.

Atores em destaque


Yumi Shirakawa como Kiyo no filme
de Rodan
Kenji Sahara (seu nome verdadeiro é Masayoshi Kato) apareceu no primeiro filme de Godzilla como um homem de um barco. Reaparece como o mesmo personagem na adaptação nipo-americana de 1956, mas não teve seu nome creditado. Seu primeiro papel de notoriedade foi em Rodan!... O Monstro do Espaço como Shigeru Kawamura. Antes deste filme, adotava o nome artístico Tadashi Ishihara. Participou dos filmes tokusatsu Os Bárbaros Invadem a Terra (1977), O Monstro da Bomba H (1958), entre tantos outros. Na TV, apareceu nas séries Ultra Q, Ultra Seven, O Regresso de Ultraman, Ultraman 80, Ultraman Nexus e Ultraman Mebius. Sendo um dos nomes mais conceituados entre os atores japoneses de tokusatsu, já participou de uma edição do evento americano G-FEST em 2009.

Yumi Shirakawa foi Kiyo no filme de Rodan. Além do destaque neste filme, ela foi conhecida no Japão por seus trabalhos em filmes e séries de TV. Aparece nos filmes tokusatsu Os Bárbaros Invadem a Terra, O Monstro da Bomba H e Gorath (1962). Era casada com o falecido ator Hideaki Nitani que já participou da série tokusatsu Mighty Jack, da Tsuburaya. Yumi Shirakawa morreu aos 79 anos no dia 14 de junho de 2016.

Rodan!... O Monstro do Espaço foi o segundo filme tokusatsu do saudoso ator Akihiko Hirata (astro dos filmes kaiju que se consagrou como o Dr. Serizawa no primeiro filme do Godzilla), onde viveu o Prof. Kyuichiro Kashiwagi.

2 comentários:

  1. Você só esqueceu de mencionar que Rodan já foi exibido aqui no Brasil juntamente com outros clássicos da TOHO como,Latitude Zero, O Monstro da Bomba H, Desafio dos Monstros etc...isso na Tv Tupi, Record e Bandeirantes! Rodan passou salvo engano umas duas o três vezes, uma de suas exibições foi em um sábado a tarde. Na época era fantástico assistir esses filmes ! Esse sim foi os tempos áureos do Tokusatsu fora os seriados clássicos também.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Livre. Acrescentei a informação sobre a exibição do filme na TV. Obrigado. Falando nisso, as resenhas dos filmes kaiju que passaram no Brasil já virão com os títulos em português, como foi o caso deste post. Os que são inéditos no Brasil estou colocando o título em inglês pra não confundir com os já exibidos e também pra facilitar a pesquisa de quem se interessar por algum específico. Abraços.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.