quarta-feira, 21 de março de 2018

Exibição púbica de Dragon Ball Super no México foi um erro vergonhoso

Jiren no episódio deste domingo (18)

Quem diria que a atual série de Goku e cia poderia gerar um grande problema entre Japão e México, né? O caso se deu por governos locais do México decidirem exibir o penúltimo episódio de Dragon Ball Super neste fim de semana. A exibição, que não teve permissão alguma da Toei, estava marcada para sábado (domingo de manhã no fuso horário japonês). A produtora ficou sabendo com antecedência da tal exibição em praças. Se ainda não acompanhou o caso, saiba mais aqui.

A iniciativa é boa? Com certeza. É louvável. É interessante ver algum evento do tipo acontecer. Isso dá uma certa visibilidade à franquia de Akira Toriyama e mostrar ao grande público que Dragon Ball não parou nos anos 90. Porém o que faltou por parte dos representantes mexicanos foi um mero detalhe: direitos autorais.

A Toei está certa em reclamar? Sim, ela é quem produz a série. Sendo mais específico, bem como todo animê, existe uma grande equipe que trabalha nos bastidores e que ganha por isso. Sequer houve uma consulta, uma permissão, um planeamento do México com a Toei. O que agravou ainda mais foi a divulgação maciça que gerou essa proporção. Por sinal, a Crunchyroll detém direitos da exibição de Dragon Ball Super via streaming e, se houvesse uma consulta ao canal de streaming, o evento poderia acontecer ou não. Independente do resultado, haveria a intenção de se fazer um evento oficial e a palavra final seria da Toei.

O caso virou um problema diplomático que pode afetar as relações entre México e Japão. O que não deixa de ser uma desconfiança e desconforto. Torço pra que o problema seja resolvido da melhor maneira possível, mas esse caso não deixa de ser histórico e um exemplo a jamais ser seguido por aí. Todos acabam perdendo no fim das contas. 

2 comentários:

  1. A principio eu imaginei que tinha sido iniciativa dos fãs. Me surpreendeu q o governo tenha dado respaldo q um produto estrangeiro para sua população dessa forma. Foi ótimo ver o êxtase dos fãs pelo mundo mas foi realmente desrespeitoso com os produtores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Pierrot. Dizem que dos males vem o bem. Quem sabe um dia a Toei se movimente a fazer exibições assim de forma oficial em caso de estreias ou finais de animês conhecidos mundialmente.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.