quarta-feira, 27 de maio de 2015

Máscara da Morte: redenção é justificável ou precisa de explicação?

Máscara da Morte em Alma de Ouro (Foto: Reprodução/Daisuki)

Resolvi tocar novamente no assunto sobre o Máscara da Morte de Câncer na série Os Cavaleiros do Zodíaco: Alma de Ouro pois foi um assunto que repercutiu nas redes sociais nos últimos dias, após meu último post sobre o personagem que escrevi aqui há alguns dias. O que acabou causando polêmica e houve uma certa divisão de opiniões. O que é normal em qualquer assunto divergente, né?

Lá no Facebook muitos concordaram com o meu ponto de vista e entenderam que o Máscara da Morte merecia tal explicação para uma mudança tão brusca de personalidade e que estava estranho. Outros interpretaram meu texto como "mimimi" e pensaram que eu teria dito algo como se ele fosse proibido de se apaixonar, por ter sido um assassino no passado.

Olha, o Máscara da Morte pode se apaixonar por quem quiser e esse não é o problema em questão. Eu dou dois exemplos de vilões do universo dos animes que se voltaram para o bem e tiveram romances bem sucedidos. O primeiro foi o Vegeta (de Dragon Ball Z) e o segundo foi o Kenshin Himura (de Samurai X). Ambos eram assassinos ferrenhos que um dia se tornaram heróis e conquistaram seus amores. Deram certo? Sim. Mas pra tal mudança, eles passaram por todo um processo e suas histórias foram aprofundadas e construídas ao longo do tempo. Até aí tudo bem. Só que o Cavaleiro de Câncer não teve essa chance, infelizmente.

Se considerarmos que o tempo de Alma de Ouro, levaremos em conta que o hiato foi de poucos dias após a destruição do Muro das Lamentações, na saga de Hades, e é paralelo à fase de Elísios. Tá certo que o Cavaleiro ajudou os seus companheiros na Exclamação de Atena para que Seiya e cia pudesse passar do tal muro e irem para a Hiperdimensão. Mas o que falta nele é um pouco mais de temperamento e gênio forte pra que ao menos ele passasse por uma transição, assim como Vegeta. Isso cairia bem pro próprio personagem e soaria melhor do que uma mudança repentina da noite pro dia ou da água pro vinho. Afinal, toda mudança de personalidade gera um certo processo. Concorda?

Mas que tal a gente definir isso agora? Coloque nos comentários do rodapé a sua opinião, mas diga se ele evoluiu ou se precisava melhorar, e se possível digo o porquê. Assim vai dar pra gente contextualizar numa boa se houve problema ou não no personagem.

4 comentários:

  1. Todos mereçem uma redenção inclusive ele!

    ResponderExcluir
  2. apenas tentaram deixa-lo parecido com o Manigold de Lost Canvas (anime) - E EXPLICAÇÃO ZERO

    ResponderExcluir
  3. o mascara da morte de verdade é mais que malvado, é um psicopata serial killer, e ao contrario do saga, por exemplo, ele não se redimiu antes de morrer... ou mudando de anime, não foi que nem o goku desejando que o majin boo renascesse como uma boa pessoa, é muito estranho, é ruim de engolir... e ao contrario do que disse o amigo ali em cima, não concordo, tem personagens que funcionam perfeitamente do seu jeito, não precisam ou merecem redenção, simplismente por não funcionarem mais... o que ele virou agora? mascara da vida? abraços...

    ResponderExcluir
  4. Cara o máscara da morte se apaixonou por helena.. e vendo que mesmo ela sofrendo,sempre se mantinha feliz e sorrindo.. isso deve ter mexido com ele.. mais não creio que ele tenha mudado 100%.. Daí pra frente veremos a tal transição que o colega falou do vegeta.. essa e5minha opinião. . Abraço

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.