quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Kabutack e Robotack, as ovelhas negras dos Metal Heroes

Robotack, a penúltima série dos heróis metálicos

Em várias discussões sobre os Metal Heroes por aí nas tokunets da vida, há sempre aquela divisão quanto à inclusão ou não das séries B-Robo Kabutack (1997-98) e Tetsuwan Tantei Robotack (1998-99). O motivo é até compreensível, pois é visível as caracterizações bem infantiloides dos heróis destas séries, apesar de poderem se transformar. Alguns chegam a considerar B-Fighter Kabuto (1996-97) como a última série do gênero e simplesmente torcem o nariz pra duas seguintes. Mas será que é bem por aí mesmo?

Não vou entrar na questão das séries serem boas ou ruins, até porque ainda não tive oportunidade de acompanhar nenhuma destas. Coisa que quero fazer e no futuro como fã e admirador da franquia destes heróis solitários. Temos que tomar como base o seguinte: Sim, eles são Metal Heroes também. E quem diz é a própria Toei Company. Porém o próprio estúdio também tem parcela de culpa nessa divisão toda.

Durante a série non-cannon de net movie Kamen Rider x Super Sentai: Super Hero Taihen - Hannin wa Dare da?! (uma paródia ligada ao filme Super Hero Taisen de 2012), é mostrada uma lista onde mostra todos os Metal Heroes. Incluindo Kabutack e Robotack. Curiosamente a série Moero! Robocon (1999-2000), a série que serviu de transição para as séries dos Metal Heroes e dos Heisei Kamen Riders no horário das oito da manhã de domingo, foi incluída na lista. Possivelmente a tal lista pode não ter se referido a todas as séries de Metal Hero em si, e sim das séries que foram ao ar após o fim da série Kamen Rider.

Pra complicar ainda mais, no site oficial do filme Super Hero Taisen Z as duas últimas séries não são citadas. Dando a entender de que B-Fighter Kabuto seria a última temporada da franquia. Isso sem contar que poderíamos presumir uma possível "rejeição" da Toei por nunca haver um lançamento destas séries em DVD, sendo que as anteriores tiveram lançamentos completos. Outro motivo seria por estas duas passarem sempre suas reprises no bloco GO! GO! Heroes ao invés no bloco Metal Hero Time, ambas do Toei Channel.

Enfim, são suposições - não oficiais - que não dão pra serem respondidas por nós mesmos. Quem poderia responder a estas questões e demais que surgirem é a própria Toei Company, que um dia oficializou Kabutack e Robotack como séries de Metal Hero. Pra todos os efeitos, Kabutack e Robotack são Metal Heroes até o dia em que a Toei não querer mais que isso aconteça. Ela é quem manda no jogo. Assim como incluiu Gorenger e JAKQ na franquia Super Sentai no final de 1994, quando foi anunciada oficialmente a série Ohranger para o ano seguinte. Antes estas duas séries assinadas pelo saudoso Shotarô Ishinomori seriam casos isolados. Quanto aos últmos Metal Heroes em questão, é fato que eles estão longe de se livrarem da estigma de "ovelhas negras" das séries noventistas da Toei.


Robotack, o verdadeiro derradeiro da franquia

Um comentário:

  1. Não diria ovelhas negras, diria ovelhas coloridas(no sentido infantil) da franquia

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.