domingo, 13 de julho de 2014

Nobuo Yamada

Nobuo Yamada, um dos maiores ícones clássicos dos animesongs

Hoje é o dia mundial do rock! Nada melhor do que falar de um dos grandes representantes do gênero musical no mundo dos animesongs (e que também curto demais). Nobuo Yamada, antigo vocalista do grupo Make-Up e famoso por cantar um dos maiores hinos do anime Os Cavaleiros do Zodíaco, estará no Brasil neste mês nos eventos Anime Friends e SANA.


O jovem Nobuo na era Make-Up

NoB nasceu no dia 20 de janeiro de 1964, em Osaka. Sua inspiração musical veio do cantor David Coverdale, da banda Whitesnake e ex-Deep Purple. Aos 19 anos foi escolhido para ser o vocalista da banda Make-Up, pelas escolhas de Akira Takasaki e Higuchi Munetaka (in memorian), respectivamente guitarrista e baterista da banda Loudness. Em 1986, a banda recebe o convite da Nippon Columbia para cantar os temas musicais de Saint Seiya. Sendo "Pegasus Fantasy" aquela que seria uma das maiores musicas de anime de todos os tempos.

Nobuo compôs os temas principais juntamente com Hiroaki Matsuzawa. Por curiosidade, Nobuo compôs as notas num quarto de hotel -- em apenas 10 minutinhos! A letra ficou a cargo de Ryuu Machiko. O resultado do sucesso pode ser visto em vários eventos dedicados à cultura pop japonesa. Ou senão, várias vezes cantada como encerramento de shows entre vários cantores ligados ao gênero.


Capa do disco single Pegasus Fantasy.
Os temas de abertura e encerramento de Saint Seiya
podiam ser ouvidos por ambos os lados do vinil.

Após a gravação dos álbuns de Saint Seiya, a banda Make-Up acaba e cada integrante segue carreira solo. Nobuo voltaria a gravar uma nova música para a franquia com a canção "Never", do filme Os Cavaleiros do Zodíaco: O Prólogo do Céu -- exibido nos cinemas brasileiros em 2006.


Para comemorar os 20 anos da banda, a Columbia lança a coletânea Make-Up 20th Anniversary Memories of Blue, reunindo em um box de 5 discos os maiores sucessos do grupo. Nobuo volta a ser evidenciado no meio dos animesongs.

NoB1st, o primeiro disco solo de Nobuo Yamada



Em 2005, Nobuo canta pela primeira vez uma música de tokusatsu com o tema de inserção "Madou Kishi Wolzard", da série Mahou Sentai Magiranger (versão original de Power Rangers: Força Mística). Em 2006 passou a cantar vários temas da série seguinte, GoGo Sentai Boukenger (Power Rangers: Operação Ultra Veloz no ocidente), incluindo a abertura. A série comemorou os 30 anos dos esquadrões japoneses. Em 2010 canta o tema de abertura de Tensou Sentai Goseiger (Power Rangers Megaforce no ocidente).

Nobuo já passou por diversos eventos de anime pelo mundo afora. No Brasil, esteve no Anime Friends, em São Paulo-SP, nos anos de 2007, 2009, e seguidamente de 2011 até a edição de 2014. Esteve no SANA nos anos de 2008, 2012 e volta para a edição de 2014.

Os fãs podem acompanhar Nobuo Yamada pelo site oficial do cantor e por seu blog pessoal.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.