terça-feira, 29 de julho de 2014

Estrelas Lendárias - Mussum

Hoje tem nova edição da seção Estrelas Lendárias! Há exatamente 20 anos atrás, morria um dos maiores ícones do humor brasileiro e ainda é bastante presente nos meios de interação. O nome dele era Antônio Carlos Bernardes Gomes, mais conhecido como o sambista trapalhão Mussum.

Nasceu em 7 de abril de 1941, no Morro da Cachoeirinha, zona norte do Rio de Janeiro. Começou sua carreira tocando reco-reco no grupo musical Os Modernos do Samba. Mais tarde fundaria o grupo Os Sete Modernos, que mudaria de nome para Os Originais do Samba.

Na década de 1960, recebe convite para participar de um programa humorístico na televisão. Receoso, Mussum tinha um certo preconceito de "pintar a cara" (ou seja, passar maquiagem) e dizia que isso não era coisa de homem. Depois foi convencido e participou do programa Bairro Feliz, da Rede Globo. A partir daí ganhou o famoso apelido pelo saudoso Grande Otelo (1915-1993).

Em 1969, o diretor de TV Wilton Franco (1930-2012) o convidou para integrar no programa Os Trapalhões, na extinta Rede Excelsior (1960-70). Mussum recusa mais este convite, e mais tarde foi convencido pelo amigo Dedé Santana (que assinava na época como Manfried Sant'Anna) a participar. Só então, em 1973, é que Mussum forma o trio com Dedé e Didi. Zacarias passaria a formar o quarteto no ano seguinte. Quando Os Trapalhões foi para a Globo, Mussum deixaria Os Originais do Samba para se dedicar ao quarteto.


Cacildis!

Mussum era considerado como um dos mais engraçados personagens d'Os Trapalhões. Sempre falava palavras terminando com um "is" ou um "évis". Chamava a cachaça pela gíria "mé". Caracterizando o personagem que aparecia no programa. Dessa popularidade, chegou a ser garoto-propaganda de uma famosa marca de bebida do gênero.

Mussum nos deixou no dia 29 de julho de 1994, devido a complicações de um transplante de coração que se submetia. Deixou uma marca por seu carisma e genialidade no quarteto liderado por Renato Aragão. Até hoje ele é lembrado e sua imagem é usada para várias brincadeiras e memes na internet. Como por exemplo, o "Obamis".



Algumas frases marcantes de Mussum:


  • "Eu vou me pirulitar daqui, cacildis!"
  • "Mais vale um bebadis conhecidiss, que um alcoolatra anonimiss"
  • "Trais mais uma ampola!" Obs.: Pedindo cerveja.
  • "Casa, comida, três milhão por mês, fora o bafo!"

Então, vamos relembrar mais momentos hilário do grande Mussum!










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.