terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Mente quem diz que o Ultraman é velho. Bin Furuya comprovou exatamente isso na CCXP

O encontro épico de Bin Furuya, Austin St, John e Kenji Ohba (Foto: Divulgação/4 Fun Fest)

Tem uma música do veterano grupo musical MPB4 que diz no refrão "mente quem diz que a Lua é velha". Essa foi minha inspiração no título acima pra desmistificar algo que ouvi falar há algum tempo e que talvez você também tenha se deparado. Algo como Ultraman é "velho", que é "ultrapassado" e que "ninguém gosta mais da série". Pura desinformação. Um absurdo sem cabimento. Ultraman é a alma e a essência do tokusatsu. Talvez alguém que se declara fã do estilo diga que não gosta da franquia. Ele pode pensar que não gosta, mas com certeza já curtiu elementos bem presentes em produções oitentistas e que continuam até os dias de hoje, certo? É só ver Jaspion e Power Rangers, por exemplo, que dá pra encontrar fácil fácil.

É estranho ouvir falar que gosta de tokusatsu e não curte a Família Ultra. Seria o mesmo que alguém falar que gosta de HQ e não curte um Superman, um Batman ou um Homem-Aranha. Contraditório, não? Pois bem. Mas a questão aqui não é exatamente sobre gosto pessoal de cada um e sim tentar mostrar mais uma vez (sem querer, mas já mostrando) que Ultraman continua muito bem atrelado ao gênero e continua atravessando gerações. E uma má notícia pra você que de repente torce o nariz para o gigante: ele vai continuar assim nas próximas décadas.

Eu não pude ir para a CCXP, mas acompanhei alguma coisa ou outra por fotos de amigos, vídeos de canais do YouTube e até envios de leitores. Lá na fan page do blog no Facebook há alguns registros bem bacanas. Quem esteve lá pode expressar melhor como foi a experiência, mas quem acompanhou de longe pôde notar de alguma maneira que o evento foi épico. Mais precisamente sobre atores de tokusatsu, lá estavam Austin St. John (o Jason de Power Rangers), Kenji Ohba (o nosso eterno Gavan) e Bin Furuya (dublê do primeiro Ultraman e intérprete de Amagi em Ultra Seven). Queria ter visto e conversado com os três se eu pudesse estar lá em SP e quem sabe entrevistá-los.

Power Rangers conquistou uma geração que acompanha a franquia nipo-americana há quase 25 anos. Já Gavan tem um público fiel que acompanhou a trajetória dos Metal Heroes nos anos 80 e 90. E com Ultraman não é muito diferente. Pelo que deu pra perceber, Bin Furuya representou o nome do herói mais importante da história do tokusatsu e provou que não existe idade pra curtir um bom clássico -- que continua bastante presente. Antigos e novos fãs aproveitaram a oportunidade pra conversar com o veterano ator/suit actor, pegar um autógrafo e bater aquela foto imitando a pose de disparo do Specium Ray. Marca que Furuya carrega por onde vai, sempre com boa simpatia. Isso é o bastante para derrubar mitos citados na introdução deste artigo. Fora tantos outros exemplos que poderia mencionar. O gigante prateado consegue sim cativar várias idades do nosso nicho.

Como disse duas semanas atrás neste post, Ultraman é rentável, mas ainda precisa ser melhor difundido. É como descobrir Star Wars que também é uma franquia antiga, atual e é riquíssima em mitologia e bastidores. Porém não é tarde para explorar essa "mina de ouro". Esta edição da CCXP serve de referência para tantos outros grandes eventos de cultura pop no Brasil e é uma prova da força que Ultraman tem na esfera da cultura pop japonesa. Por isso não dá pra deixá-lo de fora ou ofuscado na hora de divulgar o tokusatsu.

E imagino o quão especial deve ter sido conhecer três lendas vivas do tokusatsu e sem distinção de idade ou geração.

3 comentários:

  1. "Ultraman é velho"

    Se eu fosse eles eu não diria isso, eu diria: "Tokusatsu da TV Manchete são para os atrasados." Quer dizer, era só a minha intenção César porque você viu como foi o meu comentário de duas semanas atrás e já viu o meu desentendimento e desabafo com os seriados japoneses da Rede Manchete.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ranger Hawk, é o seguinte: eu disse que não ia mais liberar esse tipo de comentário pra saber qual geração é a melhor e ficar denegrindo clássicos gratuitamente. Liberei somente esse pra deixar um aviso importante para você e para qualquer um que vier criar mal estar neste espaço.

      Aqui é uma página séria e espero comentários que tenham a intenção de RESPEITO. Ultimamente seus comentários tem diminuído bastante as séries da geração Manchete, depreciação os fãs destas séries. Eu sou um deles e eu não vou mais permitir esse tipo de briguinha aqui. Um desses seus comentários eu tive que bloquear pois tinham palavras de baixo calão e até ofensas pessoais. Quer desabafar e xingar clássicos que não foram da sua geração? Os grupos de redes sociais estão lá pra isso. Aqui não.

      Eu nem citei os fãs da era Manchete, mas a mesma dica que eu dei para os eventos serve também para os que vivem "presos" às mesmas séries dos anos 80. Repare como eu escrevi sem ofender evento A, B ou C. Tudo foi no respeito.

      Volte a comentar quando tiver algo positivo, que acrescente e que não fuja dos temas dos posts.

      Excluir
    2. O pessoal da organização do evento está de parabéns por chamar essa galera da velha-guarda, enfatizando a importância desses ícones do Tokusatsu na cultura POP. O 1º Ultraman (suit actor), o 1º Metal Hero e o 1º Ranger Vermelho TODOS em uma mesma imagem é algo que não tem preço.

      Eu gostaria DEMAIS de ter ido, fico realmente muito triste por não te tido condições de comparecer à CCXP nesse ano, mas ao mesmo tempo fico feliz pelos fãs que tiveram essa oportunidade única de conhecerem pessoalmente os seus heróis de infância.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.