quarta-feira, 29 de novembro de 2017

TimerMan - O Guerreiro do Tempo

Nasce um novo herói brasileiro (Foto: Divulgação)

Quando se fala em tokusatsu, logo vem à mente produções como Jaspion, Changeman, Ultraman, Kamen Rider, Godzilla, Gamera, Power Rangers e tantos outros. Tokusatsu, abreviação de "tokushuu kouka satsuei" (algo como "filmagem de efeitos especiais"), é um gênero que utiliza maquetes, pirotecnia, entre outros recursos de produção para contar uma história. Originalmente estrelados por monstros e robôs gigantes, o gênero, que começou em 1954 com a estreia de Godzilla no cinema japonês, evoluiu de lá pra cá. Desde destaques para heróis de tamanho humano até mesmo a evolução desses efeitos.

Assim como, por exemplo, o samba é um estilo musical genuinamente brasileiro em qualquer parte do mundo, o mesmo vale para o tokusatsu. Qualquer país pode produzir o seu próprio conteúdo neste estilo, mesmo que seja uma adaptação estrangeira. Aqui mesmo no Brasil tivemos o famoso Insector Sun (em 2000) e o Cruzer (em 2015). Este último foi um personagem exclusivo do clipe da música "On The Rocks", do cantor Ricardo Cruz, integrante da banda JAM Project.

Close para o guerreiro do tempo
O ano 2018 já tem um novo super-herói e ele irá defender a paz e a justiça -- no Brasil. TimerMan é um novo projeto de tokusatsu nacional que tem tudo para se destacar entre o público. A produção independente se passa em um futuro distante da cidade maravilhosa: Rio de Janeiro. A Terra é o alvo dos Nômades. Grupo formado pelos seres espaciais Rei Madu e seu filho, o príncipe Madam. A humanidade conta com armamentos de alta tecnologia. Prestes a serem derrotados, os Nômades conseguem roubar uma tecnologia experimental criada em nosso planeta para viajar no tempo. Essa tecnologia permite enviar material inorgânico apenas para o passado. Assim, os Nômades ganham vantagem na tentativa de conquistar os terráqueos, além de ser ideal, uma vez que a fisiologia deles é diferente dos humanos.

Ao descobrirem os planos dos vilões, os humanos do futuro correm contra o tempo para enviar aos nossos dias atuais uma androide, cuja a missão é encontrar uma pessoa que seja compatível a um poderoso traje de combate - denominado pela sigla T.I.M.E.R.MAN - para lutar contra o diabólico Madam.

A inspiração do projeto TimerMan nasceu em 2014 através da parceria do trio Fabiano Ferreira, Francisco Mauriz e Jeferson Martins. Além de roteirizar e cuidar do figurino, das armaduras e dos efeitos especiais, Fabiano é quem interpreta o herói-título. Com ele está Francisco que é encarregado da produção e ilustração dos personagens.

"Conforme o planejamento para execução do projeto avançava novos membros, de diferentes regiões do Brasil, se aliaram na intenção de trazer o personagem à vida. São eles, Rafael Alencar (roteiro), Marister Cortez (atriz), Felipe Gotelip (ator), Tuta Vasconcelos (compositor), Fagner Alves (modelador 3D)". Conta o ilustrador e produtor Francisco Mauriz.

Atualmente está em produção um curta que deve ter duração de 5 ou 10 minutos, servindo como episódio-piloto para divulgação e mostrando a primeira batalha entre TimerMan e Madam. Filmado no Rio de Janeiro, o curta será o pontapé inicial para a campanha de crowdfunding (financiamento coletivo) para a produções do longa-metragem do herói, que tem lançamento previsto para 2018.

TimerMan se apresentou pela primeira vez no evento carioca AnimeStar, ainda este ano. "ficamos bem satisfeitos, pois seu visual agradou ao público, Fabiano Ferreira (Timerman), Felipe Gotelip (Madam) e Marister Cortez (Andróide Iane) subiram no palco e falaram sobre o projeto para os presentes". Relata Francisco com bastante entusiasmo.

As primeiras cenas de TimerMan estão em produção

No dia 23 de novembro, o primeiro teaser de TimerMan foi lançado em parceria do canal TokuDoc (tocado pelo meu amigo Danilo Modolo) através da fan page no Facebook. O projeto TimerMan pode ser acompanhado no canal oficial no YouTube e na página oficial no Facebook. Seguindo a evolução do tokusatsu, TimerMan embala o público com um projeto promissor e a missão de representar os heróis do gênero.

Veja a seguir o primeiro teaser de TimerMan, seguido do vídeo de apresentação no evento AnimeStar:


3 comentários:

  1. Torcemos por você Guerrreiro do Tempo. Desponte como o primeiro heroi nacional bem popularizado.

    ResponderExcluir
  2. O visual é um crossover entre Ultraman e Kamen Rider, indiscutivelmente .A proposta pode ser vista como uma possibilidade de retorno do tokusatsu á tv aberta. A TV globo anda insatisfeita com o desempenho de seus produtos matinais .Se tiver êxito comercial , quem sabe não dá o start pra reencontro do grande público com.esre segmento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Job. Acho a possibilidade de ir pra TV bem remota. Mas temos outras mídias específicas que podem difundir e divulgar o trabalho. Os elementos lembram mesmo Kamen Rider e Ultraman. A segunda foto do post é digna de séries Metal Hero.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.