quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Mangá ULTRAMAN é digníssimo de animação

O anúncio oficial do animê (Foto: Reprodução/Heros-ULTRAMAN)

A maravilhosa obra da dupla Eiichi Shimizu e Tomohiro Shimoguchi foi uma das gratas surpresas que tivemos nos últimos tempos. O décimo primeiro volume da publicação vai sair agora no dia 5 de dezembro, lá no Japão. Enquanto isso, os volumes 9 e 10 devem ser publicados no começo do próximo ano (se nada dar errado) pela Editora JBC.

Um contador regressivo de horas apareceu no site oficial do mangá no início da semana e nos preparava para uma divulgação que envolve o mangá ULTRAMAN (a estilização oficial é assim mesmo, tudo maiúsculo). A mesma aconteceu no começo da madrugada desta sexta-feira (1) no Japão (tarde desta quinta-feira [30] no Brasil) e revelou uma adaptação da obra em animê. Com previsão para 2019.

O mangá está em publicação desde 2011 pela editora japonesa Shogakukan e de lá pra cá sempre saem dois volumes por ano na terra dos monstros gigantes. A trama se passa décadas depois do final da série clássica Ultraman. Desconsiderando eventos de Ultra Seven, O Regresso de Ultraman, Ultraman Ace e outras séries e filmes da cronologia de M-78. Ou seja, Ultraman foi o único herói que lutou na Terra nesta linha alternativa. Hayata está idoso e tem um filho adolescente, Shinjiro, que tenta levar uma vida pacata como os garotos de sua idade. Porém ele carrega uma força sobre-humana conhecida como Fator Ultra, provável de Hayata devido ao período em que esteve em simbiose com o gigante prateado.

Personagens como Dan Moroboshi (Seven) e Seiji Hokuto (Ace) estão presentes nesta releitura e com personalidades fortes, se compararmos as suas contrapartes originais. O segundo Ultraman é representado pelo humano chamado Jack, que possui o Ultra Bracelete. Isso sem mencionar as constantes referências e homenagens às séries clássicas, aparições de alguns personagens da Patrulha Científica, e muitas surpresas.

O mangá poderia ganhar uma versão tokusatsu? Sim, quem sabe um dia. Mas não acho que seja o momento. Sempre esperei por uma versão animê do que em live action. O ritmo da história tem todas as características para uma animação da faixa da madrugada e as batalhas são de deixar o leitor (futuro espectador) na ponta do sofá/roendo as unhas. Até aqui tudo fica na imaginação de como poderá acontecer e torcermos pra que a adaptação seja o mais fiel possível. Uma temporada de dois cours (termo francês que significa "curso" e que representa um período de três meses cada na TV japonesa) seria o ideal para contar essa história semanalmente. Vamos esperar um pouco mais de um ano para ver o resultado. A ansiedade é grande para quem é fã dos Ultras e acompanha o mangá. Pretendo recomeçar a ler em breve para entrar no clima e comemorar essa grande novidade.

Ah, torço pra que a atriz/dubladora/cantora Maaya Uchida (a Hiroyo Hakase do tokusatsu Akibaranger) participe do animê. Ela interpretou a idol Rena Sayama numa Motion Comic do mangá apresentado no canal oficial da Tsuburaya no YouTube e poderia reprisar a personagem na TV. Se não for sonhar demais, ela poderia cantar ao menos algum tema de abertura.

Se você ficou curioso e está no aguardo do lançamento do animê ULTRAMAN, não fique só na vontade. O mangá está em publicação pela Editora JBC, vale cada centavo e é mais uma ferramenta que diverte, instiga a nova geração a conhecer a mitologia Ultra e emociona fãs veteranos. Item obrigatório para os fãs de tokusatsu.

PS: Recomendo dois artigos escritos pelos mestres Alexandre Nagado e Usys222 sobre o mangá em seus respectivos blogs Sushi POP e Casa do Boneco Mecânico - Anexo -. Nesta sexta o grande Danilo Modolo vai apresentar no canal TokuDoc a primeira parte de sua review sobre a obra.

2 comentários:

  1. Acho que tem boas chances de chegar pelo Netflix,já que tirando algumas excessões como Little Witch Academia e Magi-Sinbad eles
    parecem dar preferência a animes sci-fi para ganhar o selo de original.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anderson. Pode ser que vá para a Netflix com selo original ou pode ir pra Crunchyroll. Ainda é cedo para sabermos. Eu prefiro mesmo que vá para a Crunchy devido a transmissão simultânea. Na Netflix demoraria meses pra chegar. Ou seja, quando a série/temporada for finalizada.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.