sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Zyu2, as "aventuras" exclusivas de Zyuranger contadas em Power Rangers


Em 2013, lá no comecinho do blog, eu escrevi uma mega matéria especial sobre a série Kyoryu Sentai Zyuranger (Esquadrão Dinossauro Zyuranger, 1992-93). Lá falei sobre a série, sobre o que eu acho da franquia (dei outras chances também de lá pra cá, vai) e sintetizei sobre o Zyu2 (lê-se: Zyu two). Esse é um elemento que deveria ser mais debatido nas discussões brasileiras sobre Super Sentai e Power Rangers ao invés de virar motivo de brigas tolas e infelizes na internet. Estamos às vésperas do Power Rangers Day - 28 de agosto - e resolvi então aprofundar mais sobre as tais cenas inéditas japonesas que jamais foram ao ar na série original de 1992.

O termo é conhecido pelos fãs hardcore de ambas as franquias por motivos já citados. Antes de qualquer coisa, é preciso que se diga que Zyu2 não foi a primeira produção japonesa inédita derivada de Zyuranger na primeira temporada de Mighty Morphin Power Rangers. Nem muito menos foi uma série de TV ou uma leva de episódios engavetados. Nada mais era que um projeto de parceria entre a americana Saban Entertainment e a japonesa Toei Company. Já nos primeiros episódios era possível notar cenas inéditas da saudosa Machiko Soga - outrora Bandora em Zyuranger - como Rita Repulsa. Estas cenas foram gravadas de lá mesmo do Japão e no mesmo cenário que serviu para o Bandora Palace. E tudo isso antes de MMPR começar. Provavelmente logo após o fim das gravações de Zyuranger. É possível perceber, por exemplo, a leitura labial da própria Machiko ao dizer algo frases como "Magic Wand, make my monster/Goldar GROW!" (dublada por Barbara Goodson, que dublou a vilã também quando interpretada por Carla Perez [não confundam com a ex-dançarina do É o Tchan, crianças]). Ou até mesmo Ami Kawai - a Lamy de Zyuranger - interpretou Scorpina (dublada por Wendee Lee) quando chamava os Patrulheiros de Massa para atacarem os Rangers. Mas estas cenas não fazem parte do projeto Zyu2 e podem ser consideradas como "Zyu1.5" (lê-se: Zyu one-point-five).


Ami Kawai (Scorpina) e Machiko Soga (Rita) já gravaram cenas
 inéditas em Zyuranger direto para Power Rangers

Originalmente, MMPR teria apenas 40 episódios e um final que ficou apenas no papel. O series finale aconteceria no episódio duplo "Doomsday" (39 e 40 da primeira temporada). As cenas de ação de Zyuranger utilizadas neste arco eram dos últimos quatro episódios da mesma. Na série original, a Bruxa Bandora (Rita) havia ressuscitado seu filho Kai, usando o poder de Dai Satan (Lokar) e pilotou o robô gigante Dora Talos (Cyclopsis). Kai teria uma contraparte americana que se chamaria Bubba, mas nunca existiu. Porém foi representado no episódio "Once A Ranger", de Power Rangers Operação Ultra Veloz (de 2006), através do vilão Thrax, o filho de Rita Repulsa e Lord Zedd. Ao invés de ter um clímax mais carregado como no final de Zyuranger, o episódio "Doomsday" foi mais leve e teve Goldar no comando do "zord do mal". No epílogo deste arco, Zordon pergunta aos Rangers se eles querem ou não continuar na batalha do bem contra o mal. Como sabemos, nenhum dos heróis renunciaram os seus poderes.

Com o grande megasucesso de Power Rangers nos EUA, o canal aberto Fox encomendou mais 20 episódios para dar continuidade à temporada de estreia. A Saban pediu à Toei que fossem produzidas novas cenas de batalha e que novos trajes. Já que o material de Zyuranger estava esgotado (alguma cenas foram reaproveitadas depois nas temporadas seguintes). A Toei aceitou a solicitação e o acordo rendeu a metragem de mais 25 episódios (o equivalente a mais 1/4 de monstros) que foram rodada durante meados de 1993. Exclusivamente feito para Power Rangers. Os trajes dos monstros foram feitos pela empresa Rainbow Productions, que também é parceira da Toei no trabalho de confecção de trajes. Até as cenas dos mechas (Zords) tiveram novas cenas. Ganhando, inclusive, novos gattais (formação/fusão). O primeiro episódio de MMPR com as cenas de Zyu2 foi o de número 43, intitulado "Something Fishy" (NOTA: Coincidentemente, este é o mesmo nome do quarto episódio de Power Rangers Samurai, de 2011). Além das novas cenas japonesas, foram também incluídas novos temas de inserção (quem disse que Power Rangers não tem, hein?) com uma pegada mais heavy metal. Os temas continuaram durante a segunda temporada.


Você jamais viu ou verá esses gattais em Zyuranger

Quem acompanhou a série Zyuranger deve saber que os heróis usavam magia. Já em Power Rangers eles tinham a tecnologia ao seus favores. Esta alteração foi incluída nas cenas japonesas de Zyu2. Por exemplo, enquanto os Zyuranger comunicavam telepaticamente, os Power Rangers usavam seus comunicadores de pulso e falavam através do microfone dos aparelhos. Isso foi demonstrado durante as cenas de luta. Além disso, os Power Rangers usavam teletransporte para viajar para destinos instantaneamente. A filmagem de Zyu2 facilitaram para esta mudança, mostrando os Rangers fazendo uma pose para representar esse fato.

Para adaptar à realidade dos adolescentes de Alameda dos Anjos, as cenas de Zyu2 ajudaram em algumas situações e características dos heróis. Foi o caso do relacionamento de Tommy e Kimberly nas cenas japonesas, por exemplo. A inteligência de Billy (o cérebro de Zyuranger era o Mammoth Ranger) e a feminilidade de Trini (o Tiger Ranger era homem na série original) também estiveram em evidência nas novas cenas importadas de ação.


E essa cena, hein? Inédita em Zyuranger e inclusa no 
season finale do primeiro ano de Power Rangers

O Dino Ultrazord foi era praticamente presente nas cenas de Zyu2. Originalmente, os Zyuranger utilizavam o seu Ultimate Daizyujin em casos mais críticos, como na batalha final contra Dai Satan.

Enquanto os últimos episódios da primeira temporada de MMPR (com as cenas de Zyu2) iam ao ar nos EUA, a Saban estava em negociação com a Toei para adquirir os direitos da série Gosei Sentai Dairanger (Esquadrão Cinco Estrelas Dairanger, 1993-94) para servir de base para a adaptação da temporada seguinte. O que significa que a Saban faria suas próprias cenas de ação ainda com os trajes de Zyuranger (que ainda estavam em alta). Aliás, já estavam fazendo durante o período. Porém, as cenas dos Zords seriam da então recém-concluída Dairanger. As primeiras inserções das cenas de Dairanger seriam utilizadas logo no primeiro episódio da segunda temporada. Mas ainda restavam algumas cenas de Zyu2 que ainda não tinham sido aproveitadas. Em tempo, houve a introdução de Lord Zedd (o primeiro vilão da franquia que não teve uma contraparte de Sentai). Parte dos monstros restantes de Zyu2 tiveram cenas filmadas nos EUA.


Ryuseioh em Dairanger ou Dragão Rex em Power Rangers

Só que o uso de Zyu2 se tornaram mais difíceis para as edições quando a Saban decidiu trocar os Dino Zords pelos mechas de Dairanger (os Thunderzords). A estreia prematura das cenas aconteceram no terceiro episódio da então nova temporada. Ou seja, houve uma substituição. Por isso que os dois oponentes jamais apareciam numa mesma tomada. Nem sempre era perfeito, pois havia vários lampejos do antigo Megazord. Uma boa pra quem gosta de analisar as cenas peliculadas nas séries clássicas da Saban. Dá pra encontrar falhas de edição e perceber os entraves. Isso provou para ambas as produtoras que criar cenas inéditas das séries japonesas seria um trabalho próprio para quem faz a adaptação.

O último episódio de MMPR com as cenas do Zyu2 acontecia no episódio 13 da segunda temporada, no epílogo do arco duplo "Green No More", que marca a extinção dos poderes de Tommy como o Ranger Verde. A partir do episódio seguinte ("Missing Green") começam a ser usadas regularmente as cenas de Dairanger, com os dois primeiros episódios, onde o monstro Pipebrain (Baron String em Dairanger) ataca. Havia rumores na rede de que um vigésimo sexto episódio de Zyu2 havia sido gravado e que o monstro seria chamado Pythor, mas jamais houve uma confirmação oficial que comprovasse isso.

GrnRngr, um fã de Power Rangers, e Jeff Pruitt, o coordenador de dublês de MMPR, divulgaram há um tempo atrás na internet imagens sem cortes de Zyu2 e cenas jamais vistas na série americana, como é o caso dos últimos monstros da produção que teriam enfrentado o Mega Thunderzord. Veja aqui e também aqui no mesmo site as cenas japonesas que foram feitas antes de Power Rangers estrear nos EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.